O evento, que prima pela inclusão e acessibilidade, leva ao MON uma programação gratuita que une arte, tecnologia, empregabilidade e diálogo social.
O tema de 2025 é “Metamorfose” e as atividades ocupam o auditório Poty Lazzarotto, o Salão de Eventos, o Chão de Vidro, o Vão Livre e as salas de oficinas.
Sobre a programação:
Museu Oscar Niemeyer
-Mostra Cultural - dias 20 e 21 - mais de 100 crianças, adolescentes e adultos com deficiência apresentam dança, teatro e capoeira, em parceria com APAEs e instituições do Paraná e Santa Catarina. Paralelamente, o Balcão da Inovação e Tecnologias Assistivas, instalado no Chão de Vidro, funcionará durante os três dias com startups, universidades e órgãos públicos. O espaço vai oferecer serviços como a emissão da Carteira da Pessoa com TEA (CIPTEA) e título de eleitor acessível pelo TRE-PR, aproximando a acessibilidade do dia a dia da população.
-Mutirão da Empregabilidade PcD, no dia 22 de agosto, das 10h às 16h, no Salão de Eventos.
-Sala ioga - para mães atípicas e oficinas inclusivas abertas ao público.
-Painéis e rodas de conversa que abordam temas como maternidade atípica, emprego apoiado, paradesporto, arte e saúde: palestra magna de abertura com Fátima Minetto, referência nacional em maternidade atípica, o painel “Trabalhar é um Direito”, seguido de pitch de empresas como Droga Raia, Festval e TRE-PR, e o encontro “Risos e Traços”, com o humorista cadeirante Fagner Zadra e o artista plástico Nilson Sampaio. Luz Maria Romero, do Instituto Buko Kaesemodel, e a Dra. Carolina Prando, do Hospital Pequeno Príncipe, abordam o tema doenças raras.
-Oficinas de arte inclusiva conduzidas pelo Professor Nilson Sampaio, com vivências que exploram pigmentos naturais e formação voltada para professores.
-Encerramento, dia 22, às 18h, apresentação especial do grupo Tesão Piá, protagonizada por Fagner Zadra, que também é embaixador do Festival.
#inclusão #acessibilidade Vale dizer que pessoas com deficiência integram as equipes de produção, recepção, fotografia e alimentação. OBS: Para garantir autonomia e mobilidade, o MON contará com piso tátil para pessoas cegas e uma nova rampa ligando plateia e palco para artistas cadeirantes, construída em parceria com a CAVI.
Entrada é gratuita.
PROGRAMAÇÃO: @coletivoinclusao.
SERVIÇO
4º Festival Inclusão em Cena
De 20 a 22 de agosto de 2025 - quarta a sexta, a partir das 9 horas
Local: Museu Oscar Niemeyer (Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) - auditório, chão de vidro, salão de eventos e vão livre
Acompanhe por @coletivoinclusao
Realização: Coletivo Inclusão
Projeto realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Postos Pelanda, Eletrofrio, Nostra Via Transportes, BHS Corrugated South America, Cimento Itambé, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Peróxidos do Brasil, Cattalini - Terminais Marítimos - Paranaguá, Concessionária Nórdica - Volvo Caminhões, WAP/WAAW, Loja Gigantec, Kuhn do Brasil, Engepeças, Diamante Energia, ON Petro - Distribuidora de Combustíveis, Wynvest - Soluções Financeiras, Philco/Britânia, Branco Motores, Loga Clean, BRDE, TSTech, BR Fértil, Jaepel, Arteris, Enercan, Galvisa, Grupo Saga, Porto Itapoá, Pasa e Rumo.
Apoio: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano de Curitiba, UFPR, TRE-PR, MP-PR, Museu Oscar Niemeyer (MON), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e da Família (SEDEF), Unilehu, Zouk Produções, Senac Paraná, Riole, Instituto Buko Kaesemodel, Cini, Ligga Telecom, Cavi, Bozza Supermercados, Mate Leão e Infinitoo, Megaled e Estrela Emergências Médicas.
Inscrições para Oficinas de Pintura, dia 21 de agosto:
PARA PÚBLICO EM GERAL (das 14h às 15h) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZTURMGPowQKw6XRTHSJBMhIkFBRC0GEkj26kgqZ7EOMLquA/viewform?usp=header
PARA PROFISSIONAIS (das 15h30 às 17h) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoEtZ1db6KhrFnBYlpMsck87SxXdOQakEaqEN4p9S0nmCDuA/viewform?usp=header |