A programação de Artes Visuais de 2017 tem início no dia 11 de março, sábado, às 11 horas, com quatro exposições de artistas brasileiros, que trabalham com xilogravura, fotografia, costura e pintura em obras de grande porte.
J. Borges 80 anos homenageia o artista pernambucano, xilógrafo e autor de folhetos de cordéis, considerado um dos patrimônios vivos da cultura brasileira. Curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias.
As obras (xilogravuras e literatura de cordel) acompanham as fases de sua trajetória e mostram o rico universo cultural do povo nordestino.
Haverá a apresentação de uma cinebiografia do artista e duas oficinas de xilogravura, que serão ministradas por Bacaro Borges, filho do artista, nos dias 18 e 19 de abril.
"Estou muito alegre com essa exposição sobre os meus 80 anos. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto", afirma J. Borges.
SERVIÇO:EXPOSIÇÃO: “J. BORGES - 80 ANOS”
Abertura: 11 de março de 2017 (sábado) – às 11h
Visitação: de 11 de março a 7 de maio de 2017
OFICINA: Xilogravura – Bacaro Borges
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Data: Dias 18 e 19 de abril (terça e quarta) – uma turma por dia
Capacidade: 25 vagas cada turma
Duração: 3 horas
Público-alvo: voltada a estudantes e pessoas interessadas na arte da xilogravura, a partir dos 14 anos
Informações/inscrições: (11) 3321-4400
In Natura é exposição individual de Jorge Bordansky.
O artista traz trabalhos de forte apelo social e ambiental. Utiliza a câmera fotográfica em movimento e sem qualquer manipulação posterior. Curadoria de Bruna Callegari.
Além da exposição, o evento prevê a realização da oficina Além da Imagem, com o artista, que também fará uma visita-guiada no dia da abertura.
SERVIÇO: EXPOSIÇÃO: IN NATURA, FOTOGRAFIAS DE JORGE BODANZKY.
Abertura com visita guiada com o artista: 11 de março, sábado, às 11 horas
Visitação: de 11 de março a 14 de maio de 2017
Programação paralela:
11 de março, às 11 horas. Lançamento do catálogo da mostra com a presença do artista;
18 de março, das 10 às 14 horas. “Além da Imagem”, conversa informal com o artista sobre sua trajetória na fotografia e no cinema. Inscrições pelo e-mail: oficina@espacoliquido.com.br – 30 vagas
Aquilo que nos Une uma mostra coletiva
40 obras, de 28 artistas de diferentes gerações, que utilizam a costura e o bordado como expressão poética e suporte, ou trabalham com tecidos, linhas e agulhas. Curadoria de Isabel Sanson Portella.
Destaque para Bispo do Rosário, Leonilson, Tunga, Waltercio Caldas, Letícia Parente, Rosana Palazyan e Anna Bella Geiger, além de Adriana Varejão, Ana Miguel, José Damasceno, Marcos Chaves, Nazareno, Sonia Gomes, Rodrigo Mogiz, entre outros.
SERVIÇO: EXPOSIÇÃO: “AQUILO QUE NOS UNE”
Abertura: 11 de março de 2017 (sábado) – às 11h
Visitação: de 11 de março a 14 de maio de 2017
Kinográficos – Mobilidade, um projeto de Feres Khoury, um dos principais nomes contemporâneos nas artes visuais, no campo da gravura em metal e pinturas em grande dimensão.
Nessa exposição, com cerca de 40 trabalhos, o gravador, professor e arquiteto apresenta trabalhos realizados através de técnicas diversas sobre papel que dialogam com a produção das imagens.
Khoury também dará um workshop com direito à emissão de certificado.
Destaque para sete obras móveis de grande porte em pintura sobre papel, em formato de rolos, com tamanhos variando entre 70 cm e 150 cm de altura por 10 metros de largura, sendo que parte deles é inédita. “O formato das obras remete diretamente aos antigos rolos chineses e à Torá. Até mesmo os livros antigos, chamados de volumen, eram impressos em formatos de rolos”, explica Feres Khoury.
Através do mecanismo kinematógrafos, os rolos são instalados em mecanismos de madeira e ao serem acionados por meio de um timão, enrolam e desenrolam o papel.
Os visitantes poderão acompanhar de perto o funcionamento dos mecanismos de alguns kinematógrafos realizados por educadores da Caixa Cultural São Paulo durante o período expositivo.
SERVIÇO: EXPOSIÇÃO KINOGRÁFICOS - MOBILIDADE. FERES KHOURY
Abertura: 11 de março de 2017 (sábado), às 11h – Haverá visita-guiada com o curador e o artista no dia da abertura
Visitação: de 11 de março a 7 de maio de 2017
Palestra com Feres Khoury e lançamento do catálogo: 1° de abril (sábado)
Oficina com Feres Khoury: 8 de abril (sábado). Agendamento/Inscrição pelo fone (11) 3321-4400. 30 vagas, com direito à emissão de certificado. Grátis
Vale dizer que além desses artistas, a CAIXA Cultural São Paulo deverá receber obras de nomes importantes do Brasil e exterior, como o gravador espanhol Francisco de Goya (1746-1828), o fotógrafo Robert Capa (1913-1954), Flávio de Carvalho (1899-1973), Luise Weiss, dentre outros.
SERVIÇO GERAL DAS EXPOSIÇÕES:
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 (próximo à estação Sé do Metrô)
Abertura: 11 de março de 2017 (sábado) – às 11h
Horário: 9h às 19h (terça a domingo)
Informações: (11) 3321-4400
Classificação etária das exposições: Livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
|