A Balada Literária, que tem por objetivo celebrar a literatura e valorizar escritores consagradas e que estão surgindo no cenário das letras, teve um evento de abertura com a presença de Alzira Espíndola, a sua irmã Tetê Espíndola e Ney Matogrosso.
Antes do show, o idealizador e curador da Balada, Marcelino Freire, homenageou Caio Fernando Abreu ( a sua irmã Claudia estava presente) e entregou o Prêmio Donizete Galvão [poeta e jornalista que faleceu em2014] ao poeta, cronista, agitador cultural e um dos criadores do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz.
Freire fez questão de frisar que começou a se interessar pela literatura com as obras de Caio Fernando Abreu e estava muito emocionado porque, segundo ele, realizar um evento literário sem apoio das leis de incentivo, e num momento complicado politicamente ( ¨após um Golpe¨), foi uma tarefa difícil.
O curador ressaltou também que neste ano a Balada traz como codinome ¨Balada da Amizade¨, pois apesar das adversidades, conta com uma programação de muita qualidade e com a participação de artistas que não estão recebendo nenhuma remuneração, inclusive Ney (que era amigo de Abreu) e as irmãs Espíndola.
O trio de artistas apresentou o espetáculo Em Tercina, com um repertório formado especialmente por músicas da região da fronteira de Mato Grosso, com destaque para Chalana (Mario Zan e Arlindo Pinto), Ìndia (Índia - Cascatinha e Inhana), Existem Coisas na Vida (Alzira Espíndola e Itamar Assumpção), Trem do Pantanal (Paulo Simões e Geraldo Roca) e Meu primeiro amor (Herminio Gimenez - Versão de José Fortuna e Pinheirinho Júnior).
A abertura foi somente o início de uma programação diversificada: conversas, saraus, leitura dramática, shows, ocupação, lançamento de livro e mais homenagens (a Elke Maravilha e a Phedra de Córdoba).
Além de ter participado da abertura, Ney Matogrosso esteve presente no Itaú Cultural (Dia 24/11 às 14h30), no encontro intitulado - Mel e Girassóis: Uma conversa sobre letras e músicas, que contou com as presenças do jornalista EDSON NATALE e do autor e ator gaúcho ISMAEL CANEPPELE .
Até o dia 27 serão muitas atividades, mas Marcelino Freire já adiantou o que acontecerá no encerramento: O músico Moraes Moreira estará no SESC Pinheiros, às 18 horas, quando
ROGER DE RENOR recebe esse grande artista, no meio de um grupo de poetas brasileiros, dentro do projeto ESTADOS EM POESIA. Será uma conversa movida à música e improvisações.
Endereços:
Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149
SESC Pinheiros: R. Pais Leme, 195
Para saber mais e conferir a programação (e eventuais alterações), acesse: www.baladaliteraria.com.br.
A Balada Literária tem entrada franca, exceto o show de abertura no Auditório
Ibirapuera, o Transarau e o projeto Estados de Poesia, a preços populares.
No Itaú Cultural, serão distribuídas senhas uma hora antes das atrações.
|