Uma autobiografia que Thomas compara a um quadro, um grande painel. Com muitas referências ao emblemático Guernica, de Pablo Picasso, que busca a verdade individual e coloca uma visão dolorida do Brasil.
Um dos grandes nomes do teatro.
¨Listado, sem favor, entre os maiores do teatro mundial surgidos na segunda metade do século XX, é desde o palco – para uma plateia de leitores (com a qual interage) – que Gerald pinta a história de seu vilarejo íntimo, batendo-se contra o muro da vergonha, desconfiando das ideologias, jamais se poupando à deformidade, expondo-se em dores, refletindo-se em erros, matando-se em amores (foram muitos, e intensos), abarrotando o mural de sua própria existência com a matéria orgânica sexual-sensual de que é feita a arte em que acredita. Ele botou a cara. Expôs-se como pouquíssimos. E tudo isso com humor, com ironia – aquela, autorreferente, só possível aos mestres prosadores. É impossível chegar ao final deste livro e não dizer, admirado: como Gerald Thomas escreve bem. Porque é do caos – como se fôssemos, leitores e o autor, seres minúsculos e surdos no coração das turbinas de Itaipu – que de repente irrompem as linhas mais límpidas; elétricas, sim, mas transparentes, e então tudo se faz ver¨.
Carlos Andreazza, editor
A Editora Record lança no Rio de Janeiro, dia 21 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon e em São Paulo, dia 23 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em noites de autógrafos com a presença do autor. Em dezembro a versão em inglês “Between two lines” será lançada nos EUA.
Para a quarta capa do livro Fernanda Montenegro escreveu:
– Gerald Thomas existe por sua qualidade demolidora, por sua inconstância, por seu inconformismo, por sua agressividade, por sua descrença cheia de fé, por seu culto à morte pleno da vida, por sua clara e poderosa incongruência, por chorar e rir como criança inocente e nefasta, por amar o próximo odiando, por ser de súbito um bom e adorável menino-amigo, por te acolher e te renegar em segundos, por te amar loucamente, por te maldizer te bendizendo, por ser um monstro de criatividade, por sua diabólica, eterna e inconformada Arte. Arte esta única nos nossos palcos e nas nossas vidas. Que viu ou viveu não esquece.
Especificações técnicas do livro
Entre duas fileiras
Copyright © Gerald Thomas, 2016
378 páginas / Brochura
Editora Record
R$ 59,90
Lançamentos / Noites de autógrafos
21 de novembro, segunda-feira, às 19h
Livraria da Travessa (Shopping Leblon)
Av. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A
Rio de Janeiro
23 de novembro, quarta-feira, às 19h
Livraria Cultura (Conjunto Nacional)
Avenida Paulista, 2.073
São Paulo
|