A história da Boneca do Iguaçu, apelido carinhoso de Marli Feeken e bairro de São José dos Pinhais, é contada através do audiovisual
Boneca do Iguaçu - o filme é sensível e conta a história de uma família e da cidade de São José dos Pinhais através de uma personagem real: Marli Feeken
O roteirista Alexandre Novaski tem um amor muito grande por Curitiba e São José Dos Pinhais.
Formado em rádio e TV pela Faculdade Anhembi Morumbi, Novaski já residiu em São Paulo, Rio e Iguape, mas foi em Curitiba e São José Dos Pinhais que encontrou a paz necessária para se dedicar ao que mais ama fazer na vida: criar textos e histórias.
Novaski tem vasta experiência profissional. É autor do tocante livro Cinza Solidão, é roteirista indicado a prêmios e premiado na TV e cinema. Entre os destaques: recebeu troféu de melhor roteirista por Maior Amor de Todos.
Sempre é possível ver Novaski andando de carro e de "bike" pelas ruas e parques de São José dos Pinhais.
Numa dessas andanças, ficou curioso por desvendar a origem do nome de um importante bairro da de São José dos Pinhais, cidade onde reside: Boneca do Iguaçu. Quando teve a oportunidade de escrever na Lei Paulo Gustavo o projeto de um curta sobre o bairro, foi logo procurar a "boneca do Iguaçu". Sim, uma menina linda, hoje uma linda senhora, que carrega esse apelido afetuoso, dado por seu pai: "boneca do Iguaçu".
Quem é ela?
Marli Feeken é sdvogada, filha de um músico apaixonado pela arte, Harry, e de Eva, fã da gastronomia.
O casal tornou-se proprietário de um restaurante dançante que marcou a música paranaense nos anos dourados. Foi Reduto de políticos, boêmios e artistas, entre eles Emilinha Borba e Orlando Silva.
Em homenagem à Marli, o restaurante foi batizado de Boneca do Iguaçu. O empreendimento não existe mais fisicamente, funcionou nas décadas de 50 e 60, mas Marli fala do seu saudoso pai com muito amor e o local lhe proporciona doces memórias, mora no seu coração.
Após seu Harry adoecer, os pais de Marli arrendaram o negócio e ele acabou se transformando em um local mal falado na cidade.
Durante muito tempo, residindo em Curitiba, Marli deixou essa história um pouco apagada da sua memória, mas hoje, após tantos anos e residindo novamente em São José, ela sente orgulho de tudo o que viveu . Faz questão de valorizar a sua ascendência alemã , a importância dos seus pais para a história cultural da cidade e o bairro que tem um nome tão carregado de afetos.
Boneca do Iguaçu - Uma História é recheado de boas lembranças. Uma obra que merece muita atenção porque transmite o amor de uma mulher por sua história, uma história que é de Marli, de seus pais, de suas filhas e amigos, mas que também conta um pouco da história de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na dívida entre as duas cidades .
Da Avenida das Torres, que liga as duas localidades, avistamos esse bairro icônico.
Na forma de entrevista informal, realizada num piquenique no parque de São José, Novaski lapida com sensibilidade o significado do nome Boneca do Iguaçu.
Participam do filme, Marli e sua filha Adriana, com as suas memórias, além de moradores de São José que conhecem detalhes sobre o bairro e a fascinante personagem real Marli Feeken.
Definição de Boneca do Iguaçu na Internet: Na década de 1960, Harry Feeken fundou uma casa noturna na divisa do município com Curitiba. Chamada de “Boneca do Iguaçu” - devido à proximidade com o rio - foi sucesso na noite, marcada pela presença de excelentes músicos, pratos saborosos, um local modelo onde “casais apaixonados” passavam horas agradáveis. |