Cinema: O quarto ao lado
Para quem gosta de cinema e quer um passeio diferente, existem opções de cinema ao ar livre que acontecem temporariamente. O objetivo é ocupar a cidade de uma forma diferente e interessante.
Foco na palavra, na interpretação de atrizes brilhantes, sem deixar de lado o primor estético
Tilda Swinton, Julianne Moore
O quarto ao lado
Direção: Pedro Almodóvar | Roteiro Pedro Almodóvar
Elenco: Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro
Foco na palavra, na interpretação de atrizes brilhantes, sem deixar de lado o primor estético que sempre acompanha Almodóvar

Uma escritora, Ingrid (Julianne Moore) fica sabendo, no lançamento do seu livro, que a sua amiga, jornalista correspondente de guerra Martha, está muito doente.
Afastadas hâ algum tempo, o reencontro faz com que os laços de amizade se fortifiquem e elas começam a se ver frequentemente.
Para Martha, que está solitária no hospital ( ela tem uma filha mas o relacionamento entre elas é carregado de mágoas), esses encontros são um bálsamo, principalmente quando ela fica sabendo que o tratamento experimental a que se submeteu não deu resultado.
Ela compra um remédio de forma ilícita e está decidida a tomá-lo para morrer e evitar o definhamento.
O seu caso é terminal, ela sobrevive com morfina para aguentar a dor e as sequelas da quimioterapia a atordoam, entre elas, o esquecimento frequente e a bipolaridade.
A Morte lhe trará a paz ,mas mesmo decidida, tem medo de ficar só nos seus últimos dias e pede para várias amigas que aceitem acompanhá-la em uma temporada numa casa de campo. O problema é que nos Estados Unidos a eutanásia é crime.
Ingrid aceita essa tarefa porque não quer ver a amiga sofrendo mais ainda...
E aí surge a pergunta: temos direito de antecipar a nossa morte? Num primeiro momento eu não aceitaria a tarefa, mas será que ver quem amamos sofrendo não é o que existe de mais desesperador? Como julgar a decisão de quem sabe que a morte é certa e está sofrendo?
Almodóvar sempre nos colocando em situações escabrosas, complicadas!
O quarto ao lado é um filme forte, arrebatador!
O título se refere à presença das amigas na casa de campo onde elas estão acomodadas em quartos vizinhos e combinam um código para que Ingrid saiba a hora em que a amiga decidiu tomar o tal remédio.
Apesar do tema mórbido, a poesia se faz presente principalmente nas cenas de campo.
O afeto emana entre Ingrid e Martha, num cenário paradisíaco, com as famosas "cores fortes de Almodóvar", uma fotografia magnífica, os sons dos pássaros e uma trilha sonora (de Alberto Iglésias) que dá às cenas um misto de impacto e ternura. Os enquadramentos escolhidos fortalecem o teor poético presente em meio a uma situação tão complexa.
Quem acompanha os filmes do Almodóvar sabe o quanto a música é essencial nos seus trabalhos.
O diretor tem uma genialidade, e sensibilidade ímpar, para falar de sentimentos preciosos em maio às agruras da vida. São personagens intensos, muitas vezes polêmicos, esquisitos, com muitos defeitos, com qualidades, e recheados de humanidade!
Em O Outro Quarto o valor da amizade, da compaixão e do respeito estão presentes de modo tocante!
O que mais me tocou foi a interpretação visceral das atrizes.
Julianne, Ingrid, traz a ternura de quem, mesmo com o coração partido, resolveu ajudar a amiga. Martha com a sua alternância entre serenidade e desesperança, desespero em saber que a morte é iminente (difícil descrever em palavras o quanto Tilda está brilhante). O corpo e a alma de Martha clamam por descanso, o olhar ora vago, desolador, ora sereno.
Uma relação singela e que através das interpretações magistrais das atrizes, apresenta uma simbiose tocante!
Através de um cientista que foi namorado de ambas as mulheres, Almodóvar coloca em questão o quanto o homem está destruindo a natureza e a si mesmo. O que pode parecer panfletário para muitos é, na verdade, um clamor pela sobrevivência na Terra. Ora, cada um tem a sua história de vida e a morte mesmo sendo inevitável, ela pode ser antecipada devido ao descaso para com o meio ambiente!

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS