O espetáculo estreou no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e a temporada fez grande sucesso.
Carmen, a Grande Pequena Notável utiliza a linguagem do Teatro de Revista (gênero popular cada vez menos valorizado nos palcos) para contar a trajetória de uma artista que nasceu em Portugal, foi radicada brasileira e fez sucesso no exterior.
Com direção de Kleber Montanheiro, a peça é uma adaptação do premiado livro homônimo infantojuvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu. Elenco é formado por Amanda Acosta, que vive a diva cantora, Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto.
O musical estreia no momento em que uma data merece destaque: Há exatos 90 anos Carmen Miranda (1909-1955) cantava pela primeira vez na rádio carioca Roquete Pinto.
Com o objetivo de preservar a memória da artista e evidenciar a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950, os figurinos e o cenário trazem detalhes e ambientes que remetem o espectador ao cotidiano da cantora.
O figurino da protagonista é inspirado nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen e as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.
Os atores trazem na prosódia a influenciada do modo de falar ‘aportuguesado’ e o maneirismo de cantar proveniente do rádio. Um modo de falar que fica claro sobretudo na interpretação de Amanda, que traz os trejeitos de Carmen sem imitações, mas trazendo a sua visão da personagem a partir das pesquisas realizadas e de seu talento como interprete, das grandes atrizes e cantoras do nosso teatro.
A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro, como o porto do Rio de Janeiro; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema.
No início o visual é preto e branco e aos poucos tudo vai ganhando cor, numa criação em que o objetivo principal foi descobrir formas de conversar com o público de todas as idades.
Para a criação da personagem, a atriz e cantora teve a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro e entrar em contato com objetos da artista.
¨Estou tentando descobrir o estado de espírito da Carmen dentro de mim e descobrir a centelha de fogo que todos nós temos¨, declara Amanda.
O diretor Kleber Montanheiro salienta que para ele não existe divisão entre teatro feito para criança e para adulto. Alguns códigos trabalhados são diferentes, mas a sua ideia é direcionar o seu trabalho para toda a família.
Sobre como surgiu a ideia de mostrar a trajetória de Carmem às crianças, Montanheiro conta que foi depois que percebeu que a trajetória da artista está se perdendo.
O diretor estava ministrando aula pra adolescentes e passou pelo teatro de revista. Num certo momento da conversa, citou a Carmen para os alunos (que não fez esse gênero teatral, mas ajudou vários compositores que escreviam para teatro de revista a terem visibilidade na música) e percebeu que eles a desconheciam.
Após a aula, encontrou numa livraria a biografia de Heloísa Seixas e Julia Romeu voltada ao público infantil e logo entrou em contato com as autoras para levar a história para o palco.
FICHA TÉCNICA
Autoras do livro e adaptação teatral: Julia Romeu e Heloísa Seixas
Direção, cenários e figurinos: Kleber Montanheiro
Desenho de luz: Marisa Bentivegna
Direção Musical: Ricardo Severo
Visagismo: Anderson Bueno
Elenco: Amanda Acosta (Carmen Miranda), Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto
Músicos: Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Marco França.
Direção de produção: Maurício Inafre
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
SERVIÇO
Carmen – A Grande Pequena Notável, com direção de Kleber Montanheiro
Teatro Itália – Sala Drogaria SP – Avenida Ipiranga, 344, Edifício Itália (próximo à estação República, da Linha 4-Amarela do Metrô)
Temporada: de 23 de março a 28 de abril
Aos sábados e domingos, às 15h
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 15h às 19h (nos dias de sessão a bilheteria funciona até o início do espetáculo)
Informações: (11)3255-1979
Classificação: livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 290 lugares
**Sala tem acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.
*** Teatro tem serviço de valet na porta
|