Com curadoria de Fabíula Passini, o Guritiba é o espaço para o público infantojuvenil curtir teatro no Festival de Curitiba
Tem espetáculos premiados, pagos, gratuitos, de estilos diversos e com a programação ocorrendo também durante a semana.
"O jornalismo cultural tem a obrigação de formação de plateia e, nada melhor para isso, do que o teatro infantil, diz o assessor Maximilian Santos.
Fabíola é a diretora do Festival e responsável pela programação do Guritiba, revela curiosidades do programa, que acontece também durante o ano, promovendo ações sociais, culturais e de formação em Curitiba e na Região Metropolitana.
Um dos destaques deste ano é o espetáculo de rua “Elefanteatro”, do grupo mineiro Pigmalião Escultura que Mexe. As sessões serão em abril, no dia 5/4, às 14h30, no Passeio Público, e 6/4, também às 14h30, no Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 - CIC). O público verá um enorme elefante, que é sagrado e místico, produzido com materiais reciclados e sucata. Ele carrega memórias e para aguça-las conta com a ajuda de uma banda: “O nosso grande diferencial neste ano é ter um espetáculo de rua, que é aberto ao público. ‘Elefanteatro’ é muito encantador, tenho certeza que vai ser muito marcante. Gostei muito quando assisti em Belo Horizonte”, fala Fabíula Bona Passini, diretora de programação do Guritiba.
Outros destaques:
“Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho - O Show”, é produção curitibana que homenageia Ziraldo, que faleceu recentemente, e acontecerá durante a semana e pretende atrair também a atenção dos pais ou de quem leva a meninada ao teatro. Teatro infantojuvenil bem feito encanta plateias de todas as faixas etárias.
O Grupo Pia Fraus, famoso em São Paulo e que já veio ao Festival , é outro destaque: Dinossauros, inspirada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros no Brasil”, do paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, que narra a presença desses animais gigantes no Brasil. São 13 cenas de teatro de bonecos, música, dança e artes plásticas. Assim como O Menino Maluquinho, a peça será apresentada no Teatro Bom Jesus - dias 5 e 6 de abril, às 16 horas.
Ítaca traz as peripécias de um barqueiro para sobreviver numa ilha deserta. O Teatro Bom Jesus tem a tradição de receber o Guritiba dias 29 e 30 de março, às 16 horas.
Como o Guritiba foi criado para fomentar arte e para circular,
os espetáculos “Vida Plástica” (Cia. Lado a Lado); “Yeye & Seu Espelho” (Ventania Produções); e “Dia Claro, Noite Escura” (Imã Circo Produção) circularão por escolas e instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana
Serviço:
Guritiba - Imaninação Sem Limites
33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
- Fotos - Ítaca - Wesley Soares, Dinossauros - Isadora Rodrigues e Elefanteatro |