Os Doutores da Alegria são conhecidos pelos trabalhos que realizam nos hospitais, deixando o cotidiano dos pacientes mais animado.
O grupo sempre leva para os palcos o universo circense e a essência das apresentações dos hospitais. No caso de Roda Besteirológica, o público acompanha a rotina dos palhaços e a interação com as crianças e seus acompanhantes.
,
A Roda Besteirológica faz parte de um processo criativo interno realizado originalmente na sede dos Doutores da Alegria, que em 2006 transformou-se em uma intervenção artística realizada a cada dois meses nos hospitais e no ano seguinte ganhou os palcos.
“É uma grande brincadeira em que o palhaço conta seu dia a dia no hospital, de forma engraçada e lúdica. Quem assistir ao espetáculo vai ver que quando trabalhamos com aquilo que amamos tudo fica mais divertido e leve... E a vida tem mais significado”, comenta o diretor Ronaldo Aguiar.
Os atores/palhaços realizam com os pacientes uma deliciosa brincadeira teatral e musical, que, obviamente, prima pela animação para que o cotidiano de quem está doente fique menos pesado.
No espetáculo, que é uma oportunidade excelente para se conhecer elementos do trabalhos dos ¨Doutores¨, são apresentados esquetes com um conteúdo simples e diverte, pois o objetivo não é trazer nenhum conteúdo específico para a criançada, além da diversão, já que o dia a dia num leito de hospital é muito desgastante e o objetivo da interação é promover a alegria.
Um trabalho focado na criançada, mas que encanta também os adultos.
Sobre a ONG Doutores da Alegria
Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a ONG já realizou um milhão de visitas a crianças hospitalizadas. Após mais de 20 anos de atuação, está focada em três eixos: a ampliação de seu público; a articulação de políticas públicas nas áreas de cultura e saúde e de grupos e organizações de palhaços que atuam em hospitais; e a formação de artistas capazes de contribuir com outras realidades, tanto de palhaços e profissionais de saúde como de outros segmentos.
Mantida por doações de pessoas e empresas, como a White Martins, a organização possui a certificação de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas. Recebeu ainda o Prêmio Cultura e Saúde, em 2009 e 2010 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde. Recentemente, recebeu a certificação do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
Ficha Técnica
Direção: Ronaldo Aguiar
Direção Musical: Ânderson Spada e Sandro Fontes
Produção: Marcella Castilho
Atores Criadores: Ânderson Spada, Davi Taiú, Du Circo, Duico Vasconcelos, Henrique Rímoli, Juliana Gontijo, Layla Ruiz, Luciana Viacava, Marcelo Marcon, Márcio Douglas, Monique Franco, Nereu Afonso, Nilson Domingues, Paola Musatti, Ronaldo Aguiar, Sandro Fontes, Sueli Andrade, Tereza Gontijo, Val de Carvalho, Val Pires, Vera Abbud.
www.doutoresdaalegria.org.br
Mais informações Doutores da Alegria:
Facebook: www.facebook.com/doutores
Twitter: @doutores
Blog: www.doutoresdaalegria.org.br/blog
YouTube: www.youtube.com/tvdoutores
Flickr: www.flickr.com/photos/doutores_da_alegria
Serviço:
Roda Besteirológica
Temporada: De 18 de outubro a 13 de dezembro*, domingos, 15h.
* Não haverá apresentação no dia 15 de novembro.
Teatro Eva Herz – Livraria Cultura
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo SP.
Ingresso: R$ 20 (com meia-entrada para estudantes, aposentados e pessoas acima de 60 anos).
Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 12h às 19h;
Ingressos pela internet: www.ingresso.com | Por telefone: 4003-2330.
Capacidade: 168 lugares (quatro lugares para cadeirantes).
Duração: 50 minutos.
Classificação etária: Livre |Acesso para deficientes físicos. |