TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

O Abajur Lilás ganha montagem inédita com direção de Marco Antônio Braz dentro do projeto Ocupação ‘Noites Sujas’

A peça baseada no texto de Plínio Marcos estreia dia 05, sexta-feira, às 20h
Sinopse
O Abajur Lilás completa cinco décadas e integra o Projeto de em homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos. No elenco, dirigido por Marco Antônio Braz, estão Natalia Lorda, Antoniela Canto, Camila Pinetti, Eduardo Silva e Tim Ernani.

Como foi escrita em 1969, censurada e liberada em 1980, a obra tornou-se símbolo da resistência da classe teatral com a censura.
Braz privilegia o caráter popular do texto. “É a linguagem das ruas e poesia dramática sofisticada que encanta e força olhar sem medo para o espelho da nossa dura realidade humana. E, conforme previu o dramaturgo, seus textos se tornaram de uma atualidade gritante uma vez que o país não progrediu na compreensão das questões humanas e sociais”, diz o diretor.

Na trama, ambientada no prostíbulo de Giro, um homossexual conta com Osvaldo, um segurança violento, para fazer valer sua autoridade ali. A prostituta Dilma se apega aos valores e ao filho que precisa criar; enquanto a rebelde e inconsequente Célia só deseja tomar o prostíbulo e o poder para si. Leninha é novata e alheia a tudo porque só pensa nela mesma.

A tensão começa nesse lugar degradado quando um abajur aparece quebrado e nenhuma das três assume a culpa.

“A obra teatral de Plínio por si só justifica e consagra esta necessidade. A escolha dos dois textos para a abertura da companhia se dá pelo diálogo que ambos os textos possuem entre si, convidando o espectador a mergulhar na obra do maior dramaturgo paulista e um dos maiores do mundo no século XX”, diz Braz.

“No diálogo entre as obras, além naturalmente do estilo e das situações dramáticas, também se estabelecerá uma continuidade: Em Abajur a única esperança que temos é no personagem do bebê de Dilma, que no futuro irá redimir os sofrimentos e sacrifícios maternos. “Este filho se tornará exatamente o jovem Tonho de Dois Perdidos, daí a escolha e mudança de eixo da idade dos personagens nessa peça, 18 anos. O jovem que deveria representar e ser a esperança de melhores dias e de um futuro mais humano e digno torna-se símbolo de nossa falta de solidariedade, intransigência e violência”, acrescenta Braz.

Um texto de Braz que vale a leitura:
POR QUE PLÍNIO MARCOS HOJE?
Conheci Plínio Marcos pessoalmente em 1998. Organizei um projeto de ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet que se chamava: Quem tem medo de Plínio Marcos e Nelson Rodrigues? Ocupamos o teatro em 99 e 2000. Nos encontros Plínio sempre afirmava de forma debochada: Como a merda do país não muda minhas peças não envelhecem! O dramaturgo faleceu em 99. Em 2006 retomei a pesquisa em torno do teatro de Plínio no TUSP onde montamos O Abajur Lilás, Navalha na Carne e Quando as máquinas param. Esta última adaptei para a TV Cultura no mesmo ano. O eco da frase debochada ficando cada vez mais alto e soando profética. Diante da realidade de 2018, encenar os textos do Plínio me parece de uma gritante necessidade para compreender a nós mesmos e o país em que vivemos. Ao propor a realização de Noites Sujas nesse ano pretendo mostrar que o deboche é do brasileiro e do Brasil que insiste em não enxergar no espelho a trágica imagem do seu destino. Os textos de Plínio nasceram clássicos e populares. Encenar Plínio Marcos em 2018 é permitir ao grande público uma profunda reflexão de nossa miséria. Plínio Marcos vive!
Marco Antônio Braz


SOBRE O PROJETO DE OCUPAÇÃO NO TEATRO ARENA EUGÊNIO KUSNET
Noites Sujas é a primeira realização da CIA Plin de Repertório e o projeto conta com duas montagens inéditas, três peças, exposição, HQ, música, leituras e debates formam o panorama em homenagem ao dramaturgo coordenado por Marco Antônio Braz

A exposição ‘Onde Vamos?’ sobre Abajur Lilás e a obra do Plínio, com curadoria de Kiko Barros, filho do dramaturgo, ficará em cartaz permanentemente até o fim da Ocupação. É aberta ao público e grátis.

Na noite de abertura Mário Bortolotto dirigiu a leitura cênica de ‘Barrela’, no espaço Augusto Boal, peça que também ganhará versão em HQ pelo desenhista João Pinheiro. A parte musical foi da “Arena do Samba canta Plínio Marcos” com o samba de raiz de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro e outros bambas do samba paulista. Participação e Apoio do Programa O Samba Pede Passagem, no foyer Zé Renato.

Dois Perdidos Numa Noite Suja foi a primeira peça apresentada.

‘O BOTE DA LOBA’ também integra a programação. Foi escrita em 1997 pelo dramaturgo pouco antes de sua morte e fala obre o falso moralismo burguês, numa fase mística do autor e de de ironia crítica à sexualidade da classe média.


Serviço:
O Abajur Lilás
De 5 a 28 de julho
Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Rua Dr. Teodoro Baima, 98 - República
(11) 3259-6409
Quintas, sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h.
Sala Augusto Boal - 99 pessoas
Classificação etária - 16 anos
Duração – 60 minutos
Pagamento somente em dinheiro, cartão de débito e crédito.
Preços – R$ 20, e 10,
O Projeto Noites Sujas foi contemplado com o Prêmio Cleyde Yáconis.










DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS