Nesse projeto da atriz Camila dos Anjos e a sua Episódica Companhia, o diretor Marco Antônio Pâmio assina a direção do espetáculo que é baseado na união das peças Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar com o artigo autobiográfico A Catástrofe do Sucesso, todos de autoria do dramaturgo americano Tennessee Williams.
Para a criação do espetáculo, diretor e grupo teatral fez residência artística no Instituto Cultural Capobianco o que proporcionou aprofundamento da pesquisa, desenvolvimento de linguagem, tradução de textos, ensaios e montagem.
Vale dizer que é a segunda parceria entre Camila e Pâmio, que, em 2014, montaram a peça Propriedades Condenadas, união de dois textos curtos de Tennessee Williams:
Além da estreia da montagem, a Capobianco lança a publicação Caderno da Memória, com ensaios de Danilo Santos de Miranda, Denise Weinberg, Kiko Marques, Vinicius Calderoni e Luciano Chirolli etc - a ser doado a instituições.
O maior desafio para o diretor foi dar sentido à união dos textos, que têm como eixo principal conflitos baseados em vivências do autor - histórias de personagens desajustados nas peças Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar, e depoimentos sobre a sua relação com a fama no artigo A Catástrofe do Sucesso.
Sinopses
A Catástrofe do Sucesso – O artigo é um depoimento publicado pelo New York Times em 1947, em que Tennessee revela como o sucesso da noite para o dia de sua primeira peça, À Margem da Vida, o lançou do anonimato para o hall da fama; de como, do precário aluguel de quartos mobiliados em várias regiões do país, ele foi parar em um apartamento de hotel de primeira classe e de quanto esse processo foi surpreendentemente estéril e interferiu diretamente na sua capacidade de criação.
Mister Paradise – Uma garota encontra em um antiquário um livrinho de versos que servia como calço para uma mesa. Encantada com a poesia contida no livro, ela começa a escrever cartas para o autor. Não obtendo resposta, ela decide ir até a residência de Anthony Paradise, o autor do livro, com o objetivo de conhecê-lo e resgatar sua obra esquecida. Há um embate entre eles, pois Mister Paradise é extremamente descrente em relação ao poder que a arte pode exercer na sociedade atual.
Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar – Em um quarto mobiliado na Oitava Avenida de Manhattan, um homem e uma mulher mantêm uma relação distante. A situação em que vivem é precária e sem esperança de mudança. Ele começa a narrar para a mulher o pouco que recorda da noite anterior e propõe uma reaproximação. Para confrontar a solidão de seu presente, a mulher começa a narrar um futuro repleto de situações que não acontecerão. Em sua imaginação ela se registrará sob um nome falso, em um pequeno hotel da costa, onde envelhecerá.
Sobre o Instituto Cultural Capobianco
O Instituto Capobianco funciona em um imóvel tombado, casarão charmoso dos anos 20, de arquitetura de influência florentina, onde viveu o bisavô de Fernanda, Remo Capobianco, e onde funcionou uma oficina de escultura e fábrica de azulejos. Fernanda Capobianco é neta do engenheiro Júlio Capobianco, hoje com 95 anos e no comando da Construção, uma das 10 maiores empresas brasileiras, além da Goiasa Goiatuba, complexo agro-industrial de fabricação de álcool e açúcar, e também produção de energia.
O casarão foi construído por Remo Capobianco, filho dos romanos Erasmo Damiano Capobianco Della Spiaggia e Maria Volpi, que vieram casados para o Brasil em 1888 e aqui se estabeleceram. O edifício se destinou à residência familiar e escritório da indústria e comércio Officina de Esculptura e Fábrica de Ladrilhos R. Capobianco & Cia, conforme publicações da época, que ali se instalara nos anos da primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).
|
Ficha Técnica
Textos: Tennessee Williams. Direção: Marco Antônio Pâmio. Idealização: Camila dos Anjos. Elenco: Camila dos Anjos e Iuri Saraiva. Assistente de Direção: Gonzaga Pedrosa. Cenário: Cesar Rezende. Figurino e Direção de Movimento: Marco Aurélio Nunes. Iluminação: Wagner Antônio. Trilha Sonora: Gregory Slivar. Fotos: Bob Sousa. Tradução: Mister Paradise e Fala comigo como a chuva e me deixa escutar – Camila dos Anjos. A catástrofe do sucesso - Clara Carvalho. Assistente de Produção: Marcela Horta. Direção de Produção: Selene Marinho e Camila dos Anjos.
Serviço
Peça – A Catástrofe do Sucesso. Estreia dia 8 de março, sexta-feira às 20 horas, no Instituto Cultural Capobianco. Endereço: R. Álvaro de Carvalho, 97 – Centro. Telefone: (11) 3237-1187. Temporada: Até 28 de abril, sextas e sábados, às 20 horas; e domingos, às 18 horas. Ingressos: R$ 30 (inteira) e 15 (meia). Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 minutos. Capacidade: 75 lugares.
|