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Entrevistas e dicas de espetáculos

Grupo Galpão chega a Santo André e São Paulo com o aclamado (Um) Ensaio Sobre a Cegueira
Publicado em 28/10/2025, 22:00
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Após estreia arrebatadora na sede em Belo Horizonte, Galpão Cine Horto, temporada no Rio e outras viagens pelo Brasil, a peça baseada na obra-prima de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, que no teatro ganhou o título (Um) Ensaio sobre a cegueira, chega ao Sesc Santp André e Sesc 24 de maio.
Na estrada desde 1982, o Grupo Galpão encanta pelo talento e carisma, resultado de muito estudo, pesquisa e ensaio.
Com certeza um grande marco da trajetória no palco, praças e ruas do Brasil e exterior, foram as temporadas no Globe Theatre do belíssimo Romeu e Julieta, de Wiliam Shakespeare, direção Gabriel Villela.
Os londrinos ficaram alucinados com a versão mineira para a obra do bardo inglês.
O Grupo Galpão está sempre “mambembeando” pelos rincões do Brasil e sempre em busca de aprimoramento.
Como a ideia do Grupo é não se acomodar, artistas de diferentes estilos, sejam eles integrantes da trupe ou convidados, assinam as direções do espetáculo.
Para levar ao palco Um Ensaio sobre a cegueira, adaptação da obra-prima do gênio da literatura José Saramago, o escolhido foi o diretor Rodrigo Portella, que traz na carreira sucessos como Tom na Fazenda e Ficções.
Portella também é o responsável pela dramaturgia.
A estreia desse trabalho é pertinente por vários motivos: o romance de Saramago completa 30 anos este ano, faz 15 anos que o escritor nos deixou e a trama "cai como uma luva" para o mundo pós pandemia.
Vivemos em pleno 2025 numa realidade em que imperam a mesquinhez e a ignorância.
As guerras são assombrosas e a cegueira da alma revela o quanto o ser humano é digno de lástima.
Trazer para a cena uma trama que coloca em evidencia uma cegueira branca, repentina e sem explicação, que coloca em risco a dignidade humana e a sobrevivência na Terra, é promover, através da arte, necessárias reflexões sobre a existência, sobre o quanto o homem pode ser vil, mas evidenciando também que existem muitas pessoas que buscam um mundo mais harmônico.
O escritor português aborda questões como moral e ética de forma brilhante e o Grupo Galpão tem a competência para dar a essa obra toda a sua magnitude.
Para Portella, o maior trunfo da obra é falar da comunidade, a força de uma comunidade para construir e também destruir.
Partindo dessa premissa, o diretor propôs um jogo cênico em que os atores são os narradores e intérpretes, e assim eles também descrevem a ação e isso possibilita que o espectador tenha munição para formular questões e reflexões sobre o que está presenciando.
São cenas que exploram a interpretação de modo visceral, sem cenário, e têm a expressão corporal e a trilha como fundamentais para que o drama ganhe força.

Um ensaio sobre a cegueira para o ator e um dos fundadores do Galpão, Eduardo Moreira:
Eduardo ressalta que a parceria com Rodrigo Portella e o projeto de adaptação do romance “Ensaio sobre a Cegueira” representam mais um importante capítulo da trajetória de experimentação e teatro de pesquisa do Grupo.
“Em 43 anos de atividade contínua, sempre pautamos nossa prática pela busca de novas e desafiadoras experiências, que nos fizessem refletir sobre a natureza do teatro e como ampliar e diversificar nossos conhecimentos e perspectivas”, comenta.
Ainda segundo Eduardo, o teatro do Galpão está sempre em construção. “Nós nos colocamos como aprendizes, nessa perspectiva, num processo profundamente libertador, que revela nossos limites, ao mesmo tempo em que nos convida a viver novas experiências de risco e experimentação, não só entre nós, mas também na comunhão com o público, que sempre foi e continua sendo parte essencial do nosso trabalho”.
A questão central de todo o processo de trabalho ligado a “(Um) Ensaio sobre a Cegueira” está na elaboração de um ator formulador, que constrói permanente dialética entre narrativa e drama, a partir da obra de Saramago.
“A natureza de ensaio, de algo construído no calor do aqui e do agora, na busca por um frescor permanente do acontecimento teatral, foi o impulso primordial da adaptação proposta por Rodrigo Portella, ao abordar a fábula da distopia de um mundo dominado pela metáfora de uma ‘cegueira branca’”.
E finaliza, "a ideia de um mundo em que “não cegamos”, mas onde “estamos cegos” – “cegos que veem”, “cegos que, vendo, não veem” – garante a exata dimensão da extraordinária atualidade da obra de Saramago e de sua capacidade de dialogar com as grandes questões e mazelas do nosso tempo.
“É um convite para que possamos fechar os olhos e, finalmente, ver”.

"Cabe o livro inteiro do Saramago nessa montagem, ou, como disse o próprio escritor, ‘o mundo inteiro está aqui dentro’”.
A “cegueira branca” de Saramago retrata a “cegueira moral da indiferença, do egoísmo, da tirania e da covardia, de nossa impotência diante das guerras, dos que têm fome. " É uma oportunidade ímpar poder falar sobre isso neste momento”, diz a atriz FERNANDA VIANNA, que está no Grupo Galpão desde 1995, quando substituiu a saudosa Wanda Fernandes no papel de Julieta.
Fernanda destaca a generosidade de Portella (afetuoso e respeitoso) e que o trabalho é desafiador e um aprendizado também.

Sinopse
Uma epidemia de cegueira assola a cidade, privando seus habitantes de enxergar o mundo como antes. Tudo começa com um homem no trânsito, repentinamente cego. Rapidamente a condição se espalha e coloca à prova a moral, a ética e as noções de coletivo. Um encontro entre o Grupo Galpão e a obra de José Saramago, escritor português ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

ELENCO
Antônio Edson
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Inês Peixoto
Júlio Maciel
Luiz Rocha
Lydia Del Picchia
Paulo André/ Rodolfo Vaz
Simone Ordones

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Rodrigo Portella
Diretores Assistentes: Georgina Vila Bruch e Paulo André
Direção musical, trilha original e paisagem sonora: Federico Puppi
Cenografia: Marcelo Alvarenga (Play Arquitetura)
Figurino: Gilma Oliveira
Interlocução Dramatúrgica: Bianca Ramoneda
Iluminação: Rodrigo Marçal e Rodrigo Portella
Adereços: Rai Bento
Visagismo: Gabriela Dominguez
Desenho sonoro, programação e mixagem: Fábio Santos
Assistência de direção: Zezinho Mancini
Assistência de figurino: Caroline Manso
Assistência de cenografia: Vinícius Bicalho
Construção cenário: Artes Cênica Produções
Costuras: Danny Maia
Fotos: Igor Cerqueira e Mateus Lustosa
Registro e cobertura audiovisual: Luiz Felipe Fernandes
Comunicação: Letícia Levia e Fernanda Lara
Projeto gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis
Consultoria de Acessibilidade: Oscar Capucho
Operação de luz: Rodrigo Marçal
Operação de som: Fábio Santos
Técnico de palco: William Bililiu
Assistente técnico: William Teles
Assistente de produção: Zazá Cypriano
Produção Executiva: Beatriz Radicchi
Direção de Produção: Gilma Oliveira
Produção: Grupo Galpão
Produção Local em São Paulo: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani - Híbrida Arte e Cultura
Assessoria Local em São Paulo: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes
Fotos no De olho na cena - Fernando Lara e Danton Valério.
Galpão em números
43 anos iluminando palcos, praças e ruas do Brasil e exterior
Fundação: novembro de 1982
27 espetáculos
15 projetos audiovisuais
2 000 000 espectadores
100 prêmios brasileiros
+3400 apresentações
300 cidades
18 países diferentes
+80 festivais internacionais
+210 festivais nacionais

SERVIÇO
(UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
>>> Sesc 24 de maio
(Um) Ensaio sobre a cegueira
Com Grupo Galpão
Estreia 2025 | Classificação: 16 anos | Duração: 140 minutos | Gênero: Drama
20 de novembro a 14 de dezembro de 2025, quinta a sábado, às 19h | Domingo e dia 20/11, às 18h
Sesc 24 de maio - Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo - SP
As sessões com acessibilidade em LIBRAS serão às quintas e aos domingos.
As sessões com AUDIODESCRIÇÃO serão aos domingos.
Ingressos no site sescsp.org.br/24demaio ou através do aplicativo Credencial Sesc SP, a partir de 11/11 e nas bilheterias das unidades Sesc SP, a partir de 12/11.

OFICINAS GRATUITAS: Libras em 100% das oficinas | Classificação: 18 anos
As inscrições, gratuitas, estarão disponíveis em breve. Serão 30 vagas por oficina e haverá interpretação em Libras. As datas, locais e informações sobre a inscrição das ações serão divulgados nas redes sociais do Grupo Galpão.
A temporada na capital paulista é realizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras, Vale, Cemig e Laranjinha do Itaú, com parceria do Sesc São Paulo.

>>> Sesc Santo André
(Um) Ensaio sobre a cegueira
Com Grupo Galpão
Estreia 2025 | Classificação: 16 anos | Duração: 140 minutos | Gênero: Drama

06 de novembro a 16 de novembro de 2025, quinta a sábado, às 19h | Domingo, às 17h
Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André, SP
Ingressos no site centralrelacionamento.sescsp.org.br ou através do aplicativo Credencial Sesc SP, a partir de 28/10 e nas bilheterias das unidades Sesc SP, a partir de 29/10 - Ingresso Experiência e demais ingressos: Inteira R$50,00, Meia R$25,00 e Credencial Plena R$15,00.

Ingresso Experiência - Válido para maiores de 18 anos. A compra é única e intransferível. Inclui participação guiada pelo elenco, com locomoção no palco, de olhos vendados, durante cerca de 60 minutos da peça. O primeiro ato a pessoa assiste o espetáculo da plateia e, o segundo ato, vendada em cima do palco. 14 pessoas participam da experiência. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para orientações — atrasos inviabilizam a participação, mas o espetáculo poderá ser assistido normalmente. Use roupas e calçados confortáveis. A experiência aborda temas sensíveis e inclui indicação de violência sexual. Ao participar, você autoriza o uso de sua imagem pelo Grupo Galpão mediante assinatura de termo.
Clique nas imagens para ampliar:



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DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

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