TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Curitiba/Miniauditório do Teatro Guaíra - E se eu morresse amanhã traz um vigoroso embate sobre o valor da vida (apesar de todas as adversidades) com os atores Edson Bueno e Ricardo Westphalen
Publicado em 27/09/2025, 22:00
28
Facebook Share Button
E se eu morresse amanhã traz um vigoroso embate sobre o valor da vida (apesar de todas as adversidades).
Dois atores experientes e excelentes. Dois personagens que falam sobre o tênue limite entre vida e morte. Apesar do tema tenebroso, o espetáculo é leve e nitidamente os atores amam estar em cena. Interpretações impecáveis.
Será metateatro?! Pode ser o ensaio de uma peça ou um encontro nem um pouco casual entre um empresário e a sua própria Morte!
Será que chegou mesmo a hora de partir? Será que existe uma hora marcada para a nossa partida! Será que encontraremos quem amamos e admiramos " no outro plano"? Deus existe mesmo?
Com certeza essas são perguntas que fazemos em algum momento de nossas vidas.
Responder a essas perguntas com total certeza é impossível, então façamos o que está ao nosso alcance: dizer eu te amo é tão simples e tão necessário.
Que tal cumprimentar quem nos cerca, dar atenção ao porteiro do nosso prédio, por exemplo; olhar no olho dos nossos funcionários, dos nossos amigos, dos nossos parentes, enfim, que tal deixarmos o individualismo de lado e olharmos para o próximo?! Deixar para agir amanhã, ou no próximo segundo, pode ser tarde demais!
Edson Bueno e Ricardo Westphalen evocam o valor do texto no teatro. A interpretação precisa, onde cada palavra, cada gesto, cada entonação tem grande valor.
Edson Bueno é apaixonado por teatro realista e o faz com louvor. Edson é apaixonado por cinema e entende muito sobre o universo da sétima arte. A inspiração da dramaturgia é o filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman.
Os pensamentos de personalidades sobre a vida e morte também ajudaram na construção da trama: Álvares de Azevedo, William Shakespeare, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Alvarez de Azevedo, e muito mais.
O espetáculo traz o encontro de um empresário de 50 anos com a Morte. Ele tenta, através de muitos argumentos, adiar a sua partida, mas a peça não é pesada. Ela é reflexiva, com dialogos inteligentes, ora mais dramáticos, ora bem-humorados.
Luz, música, figurino e mesa, cadeira, uma cena limpa de objetos, mas cheia pela energia dos atores, ambienta o público nesse embate que nos faz pensar sobre como vivemos, sobre o que é realmente importante valorizar.
A luz, com toques de azul, ressalta um encontro que é amistoso, apesar do assunto não ser nenhum pouco " confortável". A Morte usa preto, mas um tênis descolado, saindo do estigma de um ser macabro. O empresário usa uma blusa branca e quer ter a oportunidade de rever a sua vida e dar atenção especial aos filhos e ex-esposa. O trabalho excessivo o fez viver uma rotina estressante e nunca demostrou o seu afeto por ninguém.
Cada respiração dos atores, cada ação, cada reação, tudo muito bem elaborado, nos toca porque eles transmitem com louvor todas as camadas de seus personagens.
O empresário sorri de nervoso, tem momentos de aceitação e desespero. A Morte é irônica, divertida, ora parece segura, ora um pouco titubeante (ainda mais quando bebe e perde um pouco o controle de sua função nefasta).
Aplauso especial ao Edson Bueno porque ele assina o texto com o Ricardo, atua e dirige. Faz tudo com muita competência. Bueno é um nome de suma impirtância para a arte curitibana.
Além de atuar, dirigir, escrever para teatro, faz críticas sobre cinema, assina a concepção cênicas de espetáculos natalinos, fundou com Áldice Lopes o renomado Grupo Delírio, há mais de 40 anos, e é respeitado pela classe artística curitibano. Acompanhar a sua trajetória é um privilégio enorme. Corra pra conferir esse espetáculo. Só até domingo no Mini Auditório do Teatro Guaíra.
E que tal fazermos um brinde à vida?!
A temporada é a celebração dos dez anos da estreia desse espetáculo que merece muitos aplausos. Apresentações: 19 a 21 e de 26 a 28 de setembro de 2025
Sextas e sábados, às 20h00
Domingo, às 18h
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos:
PREÇO ÚNICO: R$ 60 (sessenta reais)
50% de desconto para a classe artística, mediante comprovação, para a compra de até 2 ingressos por comprovante/carteirinha.
Desconto não cumulativo com outros benefícios previstos em lei
Venda de ingressos: Disk Ingressos
Taxa de administração: 13% sobre o valor do ingresso.
Data e hora: 19/09/2025 (sexta-feira) às 20h00 até 28/09/2025 (domingo) às 19h00
Endereço
Rua Amintas de Barros, 70, Centro, Curitiba-PR, Brasil
Dica de leitura - parte essencial da História do Teatro feito em Curitiba está nesse livro: “O Meu Delírio – Textos e Memórias de Encenação”, de Edson Bueno.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS