TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Encontro precioso entre o diretor teatral Gabriel Villela e o grupo Os Geraldos mostra a atualidade da peça Ubu Rei
Publicado em 08/06/2025, 12:00
30
Facebook Share Button
Ainda em êxtase...rever uma obra-prima como Ubu Rei é entrar em contato com o que existe de mais precioso na arte e na vida!
Ubu Rei, de Alfred Jarry, sob direção de Gabriel Villela, é apaixonante. É grotesco, traz os protagonistas Pai e Mãe Ubu, com toda a horrenda ambição pelo poder e tem uma atualidade absurda. Fala com maestria das mazelas da política no Brasil e no mundo.
Quando estreou, em outubro de 2022, o Brasil ainda estava na era das trevas, com um governo que trazia ideais em sintonia com o fascismo. Hoje já estamos com um presidente que olha para as necessidades da população, mas vivemos com resquícios de um período histórico complicado e que culminou com uma tentativa de golpe. No exterior, a realidade também é preocupante nos EUA, Argentina, Italia só para citar alguns países que estão vivendo a ascenção da ultradireita conservadora.
Alfred Jarry escreveu o texto, uma sátira à tirania, em 1896! Pasmem... e ele continua vivo, pulsante, atualíssimo. A luta pelo poder a qualquer custo é algo que atravessa e sempre atravessará o tempos. Infelizmente a ganância é algo inerente a quem tem grau de evolução zero.
Villela sempre usa símbolos, poesia e beleza para que a viagem pela trama seja recheada de imaginação, Objetos e ações cotidianas ganham outros significados e a criatividade corre solta. Uma cadeira de rodas pode virar um barco, uma banana carrega simbologias tropicais e pode se transfornar num microfone. É a essência do teatro na sua plenitude. Imaginai!
Ubu tem crítica, traz o espírito grotesco e satírico, mas sem deixar a beleza de lado, nos figurinos e no cenário com elementos que nos levam à Polônia e nos trazem ao Brasil de hoje.
Uma história de tirania, "baixo calão, "falta de vergonha na cara" e muita cara de pau para retratar o quanto o homem pode ser vil.
Uma sátira que mostra o quanto o teatro aprimora o nosso senso crítico e prova que a arte nos salva.
Uma direção primorosa, um elenco de grandes e jovens talentos.
É nítido que tudo é feito com amor e esmero. E, claro, a trilha sonora é uma pérola que costura as cenas, traz dinamismo, modernidade e ajuda a construir o imaginai de Villela.
Obs: Ubu Rei é a segunda parceria entre Villela e Os Geraldos. O primeiro encontro foi com o belíssimo espetáculo Cordel do amor sem fim, de Claudia Barral.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS