Teatro Guaira 140 anos
"Teatro Guaira: onde a memória encena a eternidade" - Áldice Lopes diretor artístico
Teatro Guaira: palco vivo da cultura e da arte - Cleverson Luiz Cavalheiro diretor presidente
Autor: o escritor, poeta e jornalista Zeca Corrêa Leite
Os exemplares foram distribuídos gratuitamente. A publicação também terá formato digital, com lançamento em breve.
A arte em Curitiba merece muita atenção. As produções na cidade mostram que existe vida criativa fora do chamado "eixo Rio - São Paulo.
Curitiba é celeiro de artistas de talento. Muitos residem na cidade e fazem com que a cena cultural seja ativa o ano todo. Outros, que estão trabalhando em São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo teatro, TV, cinema, carregam consigo o aprendizado que obtiveram na sua cidade natal.
O Centro Cultural Teatro Guaíra mantém corpos artísticos de excelência sempre com sessões lotadas: o Balé Teatro Guaíra - 50 Anos, Escola de Dança e Orquestra Sinfônica do Paraná (apresentações ocorrem especialmente no "Guairao"), o G2 Cia de Dança, grupo master que faz apresentações no Guairinha. Além dos espaços ocupados pelos corpos artísticos, o Miniauditório do Guaíra e o Teatro José Maria Santos também integram o Centro Cultural. Por meio de projetos de circulação, diversas localidades recebem esses grupos (mantidos pelo Governo do Estado), sobretudo o interior do Paraná.
Citar nomes de personalidades que representam o talento do artista curitibano é correr o risco de esquecer o nome de alguém, mas entre os presentes no lançamento do livro: Luis Melo, que mantém o Campo das Artes na região metropolitana de Curitiba e está no remate da novela Vale Tudo; Rosana Stavis, da Cia Stavis Damaceno, que está em cartaz com Nebulosa de Baco em Brasília, no CCBB, com o teatro lotado após sucesso no Rio, também no CCBB (depois fará temporadas em BH, São Paulo, além do Festival de Curitiba); Nena Inoue, atriz e diretora do novo espetáculo do TCP - Centro Cultural Teatro Guaíra; o ator e diretor Edson Bueno, que fundou com Áldice Lopes, que está diretor artístico do Guaíra, o Grupo Delírio (40 anos!); Thadeu Peronne, Leticia Guimarães da Cia do Abração, que logo estreará novo espetáculo; Cia Barracão Cultural, entre outros.
O Teatro Guaíra é patrimônio cultural brasileiro e felizmente o curitibano lota as produções anuais desse templo da arte.
Nasceu, renasceu das Cinzas após um incêndio nos anos 70, e nesses 140 anos acompanha o crescimento de Curitiba e a diversidade cultural através do trabalho de artistas de diferentes estilos e espetáculos que ficam guardados na memória do público.
2025 teve início com o concerto dos 40 anos da Orquestra Sinfônica, que ocorreu no Museu Oscar Niemeyer.
Durante o Festival de Curitiba irá estrear Daqui Ninguém Sai, do TCP - Teatro de Comédia do Paraná, homenagem a Dalton Trevisan, direção Nena Inoue.
O Balé Teatro Guaíra apresentará V.I.C.A, Castelo, Contraponto, Romeu e Julieta, Orfeu e Eurídice, viajará para cidades do Brasil e exterior, além disso irá estrear duas novas coreografias ainda este ano, uma delas é Stol, que deverá ser apresentada em primeira mão no Festival Sommerballet, na Dinamarca, em agosto.
O G2 cia de dança, grupo master, viajará com Gag, direção Gabriel Villela e estreia novo espetáculo programado para maio.
O Teatro Guaíra eterniza a sua história de 140 anos na forma de livro e no ano passado, vale lembrar, foi lançado o livro TCP - Teatro de Comédia do Paraná - 60 anos, de Alvaro Collaço.
Guairão - 2180
Guairinha 472
Miniauditório 68
José Maria Santos 177 |