TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Os Olhos de Nara Leão está num tempo da liberdade de ser e viver
Publicado em 22/02/2025, 22:00
40
Facebook Share Button
Os Olhos de Nara Leão está num tempo da liberdade de ser é viver

A peça apresenta uma Nara Leão que está num tempo indefinido quanto ao ano em que a peça está ambientada, mas que está num tempo da delicadeza, num tempo em que o respeito emana, em que a liberdade feminina ganha força, assim como a liberdade de ser pensar e agir. A música que encanta e traz falas de amor e resistência, a voz eterna e aveludada de Nara Leão.
Zezé Polessa está entre as nossas grandes atrizes. Além do grande talento para interpretar, canta com desenvoltura. O visagismo ajuda a construir a figura de Nara, mas não tem caricatura. Zezé busca a alma da musa da Bossa Nova.
O texto tem a energia de Miguel Falabella, que escreveu a peça especialmente para a amiga e também assina a direção.
É divertido, interessante, tocantem. É uma celebração da arte, uma celebração do poder da arte em emovionar e provocar reflexões. O espetáculo traz um olhar potente (sobre a vida e a arte) pelas lentes de uma artista que nos deixou cedo, mas sempre é lembrada pelo seu talento e crítica à Ditadura. Claro que ela foi muito criticada, mas a sua importância para a cultura brasileira é inegável e ela nunca se sentiu diminuída por opiniões negativas, pelo contrário, sempre acreditou nas suas escolhas pessoais e profissionais.
Sabe aquele tipo de espetáculo que o que importa é celebrar (a arte, a música, a liberdade, o amor, a justiça social, a democracia e a amizade)? Aos olhos de Nara Leão é assim!
Zezé Polessa cresceu ouvindo a Nara. Falabella a presenteou com o texto.
Nara faleceu em 1989, aos 47 anos, mas teve tempo de deixar um grande legado. Mesmo doente, não entregou os pontos. Amou, cantou e encantou. A força veio da arte e de amizades preciosas, como o carinho da amiga Marieta Severo, que na época era casada com Chico Buarque, tão importante na sua trajetória: A Banda e João e Maria são pérolas da MPB eternizadas na voz de Nara! E tem Com açúcar e com afeto, que Chico compôs para Nara e hoje é considerada machista e ultrapassada pelo próprio compositor. Como Nara/Zezé diz, como no teatro tudo é possível e tudo o que a canção diz é o oposto de Nara, a execução dessa música é um momento marcante da encenação.
A voz de Nara Leão ecoará para sempre para quem acredita que a música nos salva!
Muito interessante o olhar do texto de Fallabella e da Zezé para Nara. Logo no início, Zezé fala com o público sobre o poder mágico do teatro. No caso, o poder de trazer ao público fala, pensamentos e canções de uma personalidade das artes que merece todo o reconhecimento que obteve.
As suas relações familiares estão presentes, mas o foco é a trajetória de uma Nara que nasceu na zona sul do Rio, à beira-mar, foi musa da bossa nova e não deixou de lado o canto de canções com temas engajados, não calou-se durante a ditadura, participou do íconico show Opinião, interpretou lindamente as canções de Chico Buarque, apaixonou-se pela Tropicália e viveu exilada com Cacá Diegues, com quem foi casada.
Zezé estabelece uma conversa com o público, como se Nara estivesse sendo entrevistada.
Assistir a esse espetáculo é aliar diversão a valorizar o talento de uma artista eterna. Oportuno falar de uma personalidade que acreditava que a arte era um trunfo contra opressões e injustiças.

Assistente de direção: Erica Montanheiro
Direção musical: Josimar Carneiro
Cenografia: Marco Lima
Desenho de luz: Cesar Pivetti
Desenho de som: Arthur Ferreira e João Gabriel Mattos
Figurino: Nathália Duran
Visagismo: Marcelo Dias
Preparadora vocal: Mariana Baltar
Operador de luz: Lucas Leicam
Operação de som: João Gabriel Mattos
Produção executiva: Fernando Trauer
Produção: Dani Agarelli
Assessoria jurídica: Andrea Francez
Administração: Kelly Marietto
Idealização: Zeze Polessa
Realização: BricaBraque Produções e Polessa Produções
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS