TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Curitiba - Zezé Polessa interpreta a musa da bossa nova no musical Os Olhos de Nara Leão
Publicado em 13/02/2025, 22:00
42
Facebook Share Button
O encontro entre os amigos de longa data, Zezé Polessa e Miguel Falabella, grandes nomes da nossa artes cênicas, promove a celebração da trajetória de Nara Leão, musa da Bossa Nova.
"Olhos de Nara Leão”, com Zeze Polessa e direção de Miguel Falabella,
chega a Curitiba em curta temporada de 21 a 23 de fevereiro, no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel.
O espetáculo é um solo inédito e quem ama música e teatro pode adquirir os ingressos.
O Teatro está num local aprazível e vale muito a pena unir arte de qualidade e passeio por um bairro tradicional de Curitiba.
Quem viveu intensamente os anos 60, 70 e 80 sabe o quanto Nara, que nos deixou muito cedo, foi singular, com uma voz aveludada e com uma carreira que mostrou o quanto uma mulher pode ser ( e é) potente, ativa e consciente da importância da arte como meio de protesto contra as injustiças .
O público terá a oportunidade de prestigiar o talento de uma artista que estudou Medicina, mas deixou uma carreira promissora na área da saúde para abraçar uma atividade que a colocou entre as profissionais mais representativas do quanto os atores brasileiros são especiais. Nara Leão/Zezé está num tempo indefinido, passado ou futuro, e traz reflexões e fatos que a colocam como figura essencial da arte no Brasil.
A atriz Zezé Polessa sempre foi grande admiradora de Nara. Ela resceu ouvindo a cantora e o arrebatadomento aumentou quando, durante a pandemia, leu uma biografia sobre a artista.
Zezé começou a pesquisar detalhes da sua vida e a estreia de Os Olhos de Nara Leão traz a alma de uma cantora que até hoje encanta gerações.
Sem linha cronológica, a peça apresenta
momentos marcantes que traçam o perfil pessoal e profissional da musa, detalhes que ajudam tambén a contar parte importante da historia do Brasil, fatos da nossa cultura e sociedade.
Nara representa o talento, a emancipação e a luta pela liberdade da mulher. Foi também uma voz importante e potente contra a Ditadura, através de falas, atitudes e canções.
Zezé fala sobre como o espetáculo apresenta Nara e como é interpretar uma personagem real:
“Ao se apresentar, ela logo diz que está de volta graças ao privilégio do teatro. Eu não procuro imitar o seu jeito de falar ou cantar, existe uma liberdade em todo este processo e isso não poderia ser diferente com alguém que sempre foi tão livre”, reflete Zezé, que interpreta ao vivo alguns dos muitos sucessos de Nara, como “A Banda”, ”Corcovado”, “Marcha da Quarta-feira de Cinzas”, entre tantos outros.
Para que o mergulho na alma e na trajetória de Nara ganhe mais força e encanto, a direção musical de Josimar Carneiro, o cenário de Marco Lima e a iluminação de Cesar Pivetti apresentam o espírito de uma época e dos movimentos nos quais Nara esteve presente: além da Bossa Nova, a cantora participou do Tropicalismo; e de eventos inesquecível, como os festivais da canção e o show “Opinião”, de João do Vale e Zé Ketti.
“As canções de Nara me acompanham há muito tempo, eu já sabia as letras de uma boa parte do repertório e agora o desafio foi justamente selecionar quais as músicas que entrariam na peça, já que ela produziu muito ao longo da vida e gravou sempre canções muito pertinentes e necessárias”, conta a atriz.
Com esse musical, Zezé prova que alŕm de um talento estupendo para a interpretação, canta muito bem em cena. A atriz já atuou em alguns musicais, são eles: “Noel Rosa”, de Domingos de Oliveira, “Receita de Vinícius”, e uma versão inovadora de “A Noviça Rebelde”. tendo sido protagonista em uma versão inovadora.

Acompanhar a trajetória de Zezé Polessa e Miguel Falabella é um privilégio e felizmente eles cultivam uma amizade de muitos anos e têm parcerias no teatro e TV:
Desde a icônica montagem de O Despertar da Primavera, no Rio de Janeiro, no final da década de 70, já dividiram o palco em “Mephisto” e “O Submarino”, também com texto de Miguel. Sob direção de Falabella, em 1996, a atriz atuou em “Florbela Espanca – A Bela do Alentejo” e " Os Monólogos da Vagina".
A última parceria no palco foi “A Mentira”, em 2019, espetáculo que os reuniu novamente em cena.
Na TV, Falabella escreveu as novelas “Salsa e Merengue” e “A Lua me Disse” e criou personagens para Zezé.

Ficha técnica:
“Os Olhos de Nara Leão” com Zeze Polessa e texto e direção de Miguel Falabella
Assistente de direção: Erica Montanheiro
Direção musical, arranjos e produção musical: Josimar Carneiro
Cenografia: Marco Lima
Desenho de luz: Cesar Pivetti
Desenho de som: Arthur Ferreira e João Gabriel Mattos
Figurino: Nathália Duran
Visagismo: Marcelo Dias
Músicos (estúdio): André Boxexa ( e percussão); Antônio Guerra (Piano e acordeon); Josimar Carneiro (Violão); Pedro Aune (Contrabaixo); Rui Alvim (Saxofone, clarinete e clarone).
Preparadora vocal: Mariana Baltar
Camareira: Maninha Xica
Operador de luz: Lucas Leicam
Operação de som: João Gabriel Mattos
Diretor de palco e microfonista: Douglas Fernandes
Gerente de comunicação, design e mídias digitais: Gigi Prade
Performance e pesquisa de conteúdo: Leila Guimarães
Concepção visual: Kelson Spalato
Fotógrafa: Priscila Prade e Flavio Colker
Audiovisuais: Gatu Filmes
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Assessoria de imprensa Curitiba: TIP - Performance de Mídia
Brica Braque Produções e MJC Polessa:
Direção de produção: Priscila Prade
Produção executiva: Fernando Trauer
Produção: Dani Agarelli
Assessoria jurídica: Andrea Francez
Administração: Kelly Marietto
Idealização: Zeze Polessa
Realização: Brica Braque Produções e Polessa Produções

Serviço:
“Os Olhos de Nara Leão” em Curitiba
Com Zeze Polessa, texto e direção de Miguel Falabella
Datas: 21 a 23 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)
Local: Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel) - Rua Cel. Dulcídio, 517 - Batel
Ingressos: A partir de R$65 (meia-entrada) + taxa adm pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro. Verifique valores especiais por meio de Ingresso Solidário e clubes de descontos.
Classificação etária: Livre.
Duração: 80 minutos
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS