TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Primeiro Hamlet e o olhar mágico de Gabriel Villela para a obra de William Shakespeare
Publicado em 21/05/2024, 23:00
30
Facebook Share Button
Como a própria definição do teatro de Gabriel sugere, o emanar do IMAGINAI, os seus espetáculos impulsionam a nossa capacidade de imaginar. O universo cênico é lúdico cheio de beleza e simbologias.
É o teatro para contemplarmos o belo e a poesia e, a partir daí, refletirmos sobre o homem e o mundo em que vivemos.
Com o Primeiro Hamlet, Villela nos traz mais uma vez a
a essência do teatro: a arte como meio de imaginar, através de uma estética popular, circense, com toques de humor e criatividade. Um teatro épico, instigante.
Os objetos perdem a sua função "real" e ganham inúmeros outros significados no palco e isso é um trunfo porque estabelece com o público um jogo teatral instigante que o leva aprimorar a sua sensibilidade. Prestem atenção, por exemplo, na simbologia da bola ...
Gabriel Villela tem uma equipe que dá consistência ao seu furor criativo.
A harmonia artística entre atores/ diretor/diretor-adjunto/equipe criativa e técnica faz com que tudo seja cuidado nos mínimos detalhes e por esse motivo sempre os espetáculos de Villela têm alta qualidade.
Os dilemas de Hamlet ganham a luz de Wagner Freire, com os figurinos que trazem consigo a alma dos personagens, ora coloridos, ora em tons mais sóbrios, predominantes, para desenhar a inquietude, a ganância que faz um ser matar um parente para conseguir o poder; o tormento do protagonista, o tom angelical de Ofélia que sofre por amor ....
As cenas acontecem em meio a um cenário devastado que recebe os tormentos do protagonista. No palco, elementos ressecados, queimados, num ambiente em ruínas tal qual a alma de Hamlet, tal qual o homem de hoje, num mundo em brasa pós pandemia e tentando sobreviver num caos de desrespeito à natureza, ao próximo, enfim, à vida.
Na Dinamarca do passado, o poder gerando conflitos, mortes e assassinatos. No Brasil e no mundo de hoje, a ânsia pelo poder destrói a Mãe Terra e a ultra-direita ganha voz. Tão atual! Impossível não pensar no terror das enchentes no Rio Grande do Sul, fruto da ganância e do descaso do poder público para com o meio ambiente.
A trilha músical é um deleite e ajuda a tecer a estória. Os atores cantam ao vivo e com muita competência. Os coros são momentos especiais, além das cenas com toques do encanto de Ofélia. O canto é regido com a precisão da preparadora vocal Babaya, que ao lado de Dan Maia (que executa as canções no palco) assina a direção musical.
E claro, um elenco que tem um grande talento para dar vida ao universo mágico de Villela.
Primeiro Hamlet é preciosidade teatral na direção, nos recursos visuais, na música e na interpreta dos atores.
Só conferindo ao espetáculo para se ter a real dimensão de como o elenco é majestoso.
Chico Carvalho e as amarguras de Hamlet, Claudio Fontana, brilhante, como o Rei Claudio que comete assassinato para assumir o poder, exímio na voz e expressão corporal; o olhar de um personagem que não tem muitas entradas, mas que quando está presente domina a cena.
É emblemática, entre tantas, a cena em que Hamlet não mata o tio porque o mesmo está rezando . Um momento que mostra o Rei Claudio sabe muito bem o quanto é tenebroso,
matar, ainda mais o irmão, mas a sede de poder fala mais alto e planejar agora a morte de seu sobrinho Hamlet se faz necessário.
Interpretação majestosa. Prestem atenção na simbologia dos gestos com as mãos... Elias Andreato como o fantasma do pai de Hamlet é uma aula de atuação; Luciana Carnielli também é excelente ... além desses atores, que têm diversos trabalhos com Villela, o elenco também conta com atores jovens e que merecem aplausos(todos seguros no palco).
Ciça de Carvalho é de uma singeleza tocante e no desespero pelas perdas que sofre. Enfim, todos
são fios de ouro que juntos sustentam com louvor uma trama tão conhecida e que ganha vivacidade na visão cênica encantadora de Villela.
...
O jogo teatral é instigante. Os atores entregam para o público uma história contada com primor.
Além dos recursos visuais, a encenação apoia-se, amplamente, na atuação do protagonista. Muitos são os personagens previstos na obra (em algumas montagens chegam a uma centena), tantos que muitos atores precisam se desdobrar para dar vida a três ou quatro deles. Mas a preponderância do papel-título é inegável. E a escolha de Chico Carvalho para ocupá-lo, um imenso trunfo.
O diretor @gabriel.villela deixa aflorar, no seu processo de criação, todo o seu conhecimento do teatro, a pureza da arte e da sua alma apaixonada por Minas Gerais, pela cultura popular, pelo circo-teatro e pela roça.
Um trabalho que faz com que o público aprimore a sua capacidade de imaginar e alimente a sua alma com um teatro primoroso!
Saímos do teatro com a certeza de que sonhar acordado é possível. A arte com beleza, poesia e magia é a ponte para um mundo mais harmônico, pois a partir dela refletimos sobre a existência humana, nos divertimos, nos encantamos e podemos agil em prol da paz e do amor.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS