TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

32ª edição do Festival de Curitiba - celebraçào da arte, da inclusão, do respeito, da diversidade, dos encontros e da reflexão
Publicado em 08/04/2024, 23:00
169
Facebook Share Button
Já esperando o dia 24 de março de 2025 para respirar novamente arte durante 14 dias. A 33ª edição será de 24 de março até 6 de abril.


A finalização do @festivaldecuritiba 2024, 7 de abril, na sua 32ª edição, após dias intensos de teatro, artes, encontros, emoção, café da imprensa com os artistas, almoços com amigos e a vida pulsando em Curitiba, foi com @aziraiespetaculo.
Uma noite para fechar com chave de ouro dias intensos: a plateia emocionada, pessoas chorando e a atriz agradecendo pela ótima receptividade que teve em Curitiba.

Falar da 32ª edição do Festival de Curitiba, e do Festival como um todo, é resumir o que acontece em 13 dias! É muita, muita coisa: teatro, performance, dança, música, show de variedades, oficinas, conversas, gastronomia, entre outras atividades: a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe com peças pagas, muitas grátis e várias no esquema "pague o quanto puder"; a inédita Mostra Temporada de Grandes Musicais, a Mostra Surda de Teatro, o show de variedades Mish Mash, o Risorama, o Guritiba, para a criançada e que encanta aos adultos também; o Interlocuções, que recebeu as conversas e oficinas, além de lançamento de livros e a presença inédita de
representantes do Ministério da Cultura e da Coordenação de Patrocínio Cultural da Petrobrás para apresentar detalhes do Programa Petrobras Cultural - Novos Eixos, lançado recentemente pelo Governo Federal; o Gastronomix que uniu boa comida, música de alta qualidade e a vista deslumbrante do lago da Universidade Positivo,
Ver os teatros lotados pós pandemia (e após 4 anos de um governo que só queria destruir a cultura) é uma alegria.
Segundo dados dos produtores e da assessoria de imprensa, além dos teatros e espaços alternativos, as ruas centrais foram ocupadas por artistas do Brasil e de outros países, entre eles, Chile, Perú e Bolívia.
São mais de 1800 pessoas envolvidas no Festival, com artistas e técnicos na ativa.
Um público de 200 mil pessoas prestigiou o Festival.
A abertura ocorreu com os bois de Parintins e pela primeira vez a cidade de Curitiba recebeu essa riqueza da cultura popular brasileira.
Também merecem destaque, a participação de companhias das 5 regiões do Brasil e o eixo Amazônico.
Da abertura pra frente, arte de manhã, durante à tarde e à noite!
Um Festival para todos, não somente no slogan, pois
a programação primou pela diversidade de apresentações artísticas e gêneros teatrais, com representatividade preta, lgbtqia+, indígena; participação de artistas pcd's, com destaque para a Mostra Surda já citada, e espetáculos realizados para provocar reflexões sobre a sociedade e o fazer artístico.
E não é só Curitiba que respira arte: cidades da região metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais também foram contempladas com atividades.

“Nosso país possui um repertório lindo, poderoso, em suas mais distintas expressões artísticas”, diz Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. Ela também comenta a importância de fazer esse intercâmbio da cultura nacional. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. E poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”, destaca.

Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, comenta os resultados da edição. Ele afirma que o evento continua relevante para as pessoas, os artistas e as instituições. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial”, comemora.
Além dos empregos diretos, fomentando a economia criativa, teve a segunda Rodada de Conexões, em parceria com o Sebrae/PR, com o intercâmbio entre
curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe.


32º Festival de Curitiba em números:

Custo 10 milhões de reais

- Público de cerca de 200 mil pessoas;
- + de 300 atrações;

- + de 100 atrações gratuitas;
- + de 50 espaços/locais da cidade
- + de 55 atrações no sistema Pague Quanto Vale (Fringe);
- + de 20 toneladas de cenários e equipamentos de luz e som;
- + 2 mil empregos diretos;
- + de 1800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção;

- + de 20 musicais (05 na Mostra Lucia Camargo; 04 na Temporada de Musicais; 02 na Guritiba e 10 no Fringe);

- Participação de espetáculos vindos das cinco regiões do Brasil e de 12 estados (AL, DF, MT, PR, SP, MG, MA, RS, ES, SC, AC, RJ);

- Participação de companhias de quatro países: Argentina, Peru, Chile e Bolívia;

- Programação de espetáculos em cinco cidades metropolitanas: Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.


Mostra Lucia Camargo
- 22 espetáculos;
- 03 estreias nacionais;
- 48 sessões com ingressos esgotados;
- 05 sessões extras;


Fringe

- 285 atrações;

- 39 espetáculos de rua;

- 32 espaços diversos no circuito independente - de grandes teatros a estúdios de companhias locais;


Guritiba
- 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
- 3.500 mil espectadores no Guritiba

"O nosso desafio é entender as evoluções tanto no mundo business como na área artística e trazê-las para o Festival". Leandro Knopfholz

Leandro Knopfholz e @fabiulapassini destacaram que os
ingressos esgotados para a Mostra Lúcia Camargo é um fato inédito, maravilhoso e inesperado 👏👏👏👏

O público, segundo Fabíula, aplaudiu efusivamente todos os espetáculos, o que não é comum acontecer nos teatros em Curitiba. Eis um dos marcos, além do grande interesse do público em prestigiar o evento.
@festivaldecuritiba
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS