Já esperando o dia 24 de março de 2025 para respirar novamente arte durante 14 dias. A 33ª edição será de 24 de março até 6 de abril.
A finalização do @festivaldecuritiba 2024, 7 de abril, na sua 32ª edição, após dias intensos de teatro, artes, encontros, emoção, café da imprensa com os artistas, almoços com amigos e a vida pulsando em Curitiba, foi com @aziraiespetaculo.
Uma noite para fechar com chave de ouro dias intensos: a plateia emocionada, pessoas chorando e a atriz agradecendo pela ótima receptividade que teve em Curitiba.
Falar da 32ª edição do Festival de Curitiba, e do Festival como um todo, é resumir o que acontece em 13 dias! É muita, muita coisa: teatro, performance, dança, música, show de variedades, oficinas, conversas, gastronomia, entre outras atividades: a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe com peças pagas, muitas grátis e várias no esquema "pague o quanto puder"; a inédita Mostra Temporada de Grandes Musicais, a Mostra Surda de Teatro, o show de variedades Mish Mash, o Risorama, o Guritiba, para a criançada e que encanta aos adultos também; o Interlocuções, que recebeu as conversas e oficinas, além de lançamento de livros e a presença inédita de
representantes do Ministério da Cultura e da Coordenação de Patrocínio Cultural da Petrobrás para apresentar detalhes do Programa Petrobras Cultural - Novos Eixos, lançado recentemente pelo Governo Federal; o Gastronomix que uniu boa comida, música de alta qualidade e a vista deslumbrante do lago da Universidade Positivo,
Ver os teatros lotados pós pandemia (e após 4 anos de um governo que só queria destruir a cultura) é uma alegria.
Segundo dados dos produtores e da assessoria de imprensa, além dos teatros e espaços alternativos, as ruas centrais foram ocupadas por artistas do Brasil e de outros países, entre eles, Chile, Perú e Bolívia.
São mais de 1800 pessoas envolvidas no Festival, com artistas e técnicos na ativa.
Um público de 200 mil pessoas prestigiou o Festival.
A abertura ocorreu com os bois de Parintins e pela primeira vez a cidade de Curitiba recebeu essa riqueza da cultura popular brasileira.
Também merecem destaque, a participação de companhias das 5 regiões do Brasil e o eixo Amazônico.
Da abertura pra frente, arte de manhã, durante à tarde e à noite!
Um Festival para todos, não somente no slogan, pois
a programação primou pela diversidade de apresentações artísticas e gêneros teatrais, com representatividade preta, lgbtqia+, indígena; participação de artistas pcd's, com destaque para a Mostra Surda já citada, e espetáculos realizados para provocar reflexões sobre a sociedade e o fazer artístico.
E não é só Curitiba que respira arte: cidades da região metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais também foram contempladas com atividades.
“Nosso país possui um repertório lindo, poderoso, em suas mais distintas expressões artísticas”, diz Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. Ela também comenta a importância de fazer esse intercâmbio da cultura nacional. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. E poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”, destaca.
Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, comenta os resultados da edição. Ele afirma que o evento continua relevante para as pessoas, os artistas e as instituições. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial”, comemora.
Além dos empregos diretos, fomentando a economia criativa, teve a segunda Rodada de Conexões, em parceria com o Sebrae/PR, com o intercâmbio entre
curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe.
32º Festival de Curitiba em números:
Custo 10 milhões de reais
- Público de cerca de 200 mil pessoas;
- + de 300 atrações;
- + de 100 atrações gratuitas;
- + de 50 espaços/locais da cidade
- + de 55 atrações no sistema Pague Quanto Vale (Fringe);
- + de 20 toneladas de cenários e equipamentos de luz e som;
- + 2 mil empregos diretos;
- + de 1800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção;
- + de 20 musicais (05 na Mostra Lucia Camargo; 04 na Temporada de Musicais; 02 na Guritiba e 10 no Fringe);
- Participação de espetáculos vindos das cinco regiões do Brasil e de 12 estados (AL, DF, MT, PR, SP, MG, MA, RS, ES, SC, AC, RJ);
- Participação de companhias de quatro países: Argentina, Peru, Chile e Bolívia;
- Programação de espetáculos em cinco cidades metropolitanas: Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.
Mostra Lucia Camargo
- 22 espetáculos;
- 03 estreias nacionais;
- 48 sessões com ingressos esgotados;
- 05 sessões extras;
Fringe
- 285 atrações;
- 39 espetáculos de rua;
- 32 espaços diversos no circuito independente - de grandes teatros a estúdios de companhias locais;
Guritiba
- 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
- 3.500 mil espectadores no Guritiba
"O nosso desafio é entender as evoluções tanto no mundo business como na área artística e trazê-las para o Festival". Leandro Knopfholz
Leandro Knopfholz e @fabiulapassini destacaram que os
ingressos esgotados para a Mostra Lúcia Camargo é um fato inédito, maravilhoso e inesperado 👏👏👏👏
O público, segundo Fabíula, aplaudiu efusivamente todos os espetáculos, o que não é comum acontecer nos teatros em Curitiba. Eis um dos marcos, além do grande interesse do público em prestigiar o evento.
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