TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Sagração com a Cia Débora Colker é a dança frenética no Festival de Curitiba
Publicado em 07/04/2024, 10:00
51
Facebook Share Button
Sagração com a Cia Débora Colker é a dança frenética no Festival de Curitiba

Débora Colker sempre apresenta coreografias alucinantes porque os movimentos dos bailarinos são intensos e precisos (ao som de Igor Stravinsky e da natureza).
Sagração é a conclusão de sua trilogia formada por “Cão Sem Plumas”, e “CURA”, que esteve no Festival de Curitiba em 2022, que O De Olho na Cena teve o privilégio de conferir.
A luz de Beto Bruel, a cenografia de Gringo Cardia, com os bambús, e o figurino Kopke valorizam a agilidade e brasilidade de uma encenação que tem como inspiração a obra A Sagração da Primavera, obra célebre de Stravinsky).
Arte, ciência evolucionista, mitos da criação e as tradições se encontram nesse trabalho.
Na trama, dançada com maestria, num ritual pagão de camponeses, um jovem é sacrificado e vemos as tradições e a luta pela sobrevivência na floresta.
No palco, a navegação na Água, nos rios onde a navegação é o único meio de transporte, o fogo que acompanha os rituais sagrados, e também o fogo da destruição, as lutas ancestrais, a mata destruída pela ganância e a busca por um pedaço de chão; vida, morte, céu e Terra; a magia dos povos originários que conhecem a natureza como ninguém.
Um universo complexo e que fala da criação e das teorias que a envolve.
Para quem não sabe, a coreografia original foi dançada por Nijinski e a obra é inspirada na cultura eslava e nas danças pagãs de adoração à terra e à natureza.
Num primeiro momento vemos as danças primitivas, logo em seguida, os bailarinos carregam bambus que ganham a função de barcos, de lanças e ganham diversas formas, se transforma em ocas e em árvores. É nesse momento que o espetáculo ganha dinamismo.
Impressionante como os bailarinos dançam com os bambús e desenham os diversos cenários. Diversos espaços que nos remetem à biodiversidade da floresta, um lugar sagrado.
Parece leve e simples, mas sabemos que por trás desse espetßculo tão marcante, existe uma dedicação enorme. Haja talento! Haja fôlego e preparo físico! Além dos bambus, o trabalho de um dos bailarinos numa rede que fica numa altura significativa, fecha com chave de ouro uma performance exemplar.

(@ciadeborahcolker)
Desde 1994.


FICHA TÉCNICA
Criação e Direção: Deborah Colker; Direção Executiva: João Elias; Direção Musical: Alexandre Elias; Cenografia: Gringo Cardia; Dramaturgia: Nilton Bonder; Figurinos: Claudia Kopke; Desenho de Luz: Beto Bruel.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS