Caprichoso e Garantido: "O duelo da Amazônia"
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que começou em 1913 e é uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão. Entre as suas particularidades, a cultura do Amazonas ganhou uma bela homenagem com o duelo entre o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha .
No Amazonas o evento ganha o mesmo status do Carnaval e leva cerca de 120 mil pessoas por ano para a arena de espetáculos batizada de “Bumbódromo”.
O enfrentamento ocorre através de cenários e figurinos grandiosos (carnavalescos do Rio e SP estão trabalhando sempre com artistas de Parintins).
Um juri julga quem se apresentou melhor e o público vai ao delírio.
Cada vez mais Parintins ganha a mídia e aberto à valorização de artistas de todo o Brasil, pela primeira vez Curitiba recebe artistas do Norte brasileiro com uma programação voltada a essa região tão bela e ainda pouco conhecida aqui no Sul e Sudeste. Uma riqueza cultural que merece aplausos.
A festa de abertura do Festival de Curitiba foi belíssima como sempre. Arte e confraternização. Levarem para o palco do Teatro Positivo esse espetáculo com o Caprichoso e o Garantido foi uma ideia genial. Uma abertura única porque valoriza, com maestria, o Brasil e a nossa cultura popular.
Confesso que não torço para nenhum boi-bumbá. O importante é a festa e os dois brilham. Luz, música, arte popular, valorização do caboclo e dos povos originários.
Para quem já foi até Parintins, oportunidade de rever; quem não conhece vai se apaixonar!
A toada do boi-bumba iluminou o Festival de Curitiba!
Tem sessão dia 26 e também dia 27.
Teatro Positivo
www.festivaldecuritiba.com.br
Sinopse - Pela primeira vez no Sul do Brasil, um dos maiores patrimônios culturais do país chega ao Festival de Curitiba, trazendo o desafio de toadas dos bumbás de Parintins, no Amazonas. O espetáculo “Caprichoso e Garantido: O duelo da Amazônia" é um convite para mergulhar na força da cultura popular da floresta, com suas lendas, celebrações e rituais indígenas. Os costumes do universo caboclo ribeirinho traduzidos em arte, toada e boi bumbá.
FICHA TÉCNICA
ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI BUMBA CAPRICHOSO
Presidente: Rossy Amoêdo; Vice-presidente: Diego Mascarenhas; Direção de espetáculo: Carlos Costa (Carlão); Direção Artística: Ericky Nakanome; Direção cênica: Edwan Oliveira; Diretor Musical: Neil Armistrong; Assessoria de comunicação: Carlos Alexandre; ITENS OFICIAIS BOI CAPRICHOSO; Apresentador: Edmundo Oran; Levantador de toadas: Patrick Araújo; Tripa/Boi Caprichoso: Alexandre Azevedo; Cunhã Poranga: Marciele Albuquerque Munduruku; Porta estandarte: Marcela Marialva; Sinhazinha da fazenda: Valentina Cid; Pajé: Erick Beltrão; CORPO DE DANÇA BOI CAPRICHOSO Neandro Santos, Raulino Sena, Gecimara Ramos, Eduarda Sá; BANDA BOI CAPRICHOSO Teclado: Nailson Silva, Violão: Neil Armistrong, Surdo / Back Vocal:, Márcio do boi, Contra-Baixo: Neto Laureano, Back Vocal: Luanita Rangel.
ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA BOI BUMBA GARANTIDO
Presidente: Frederico Góes (Fred Góes); Vice-presidente: Marialvo Brandão; Direção de espetáculo: Rivaldo Pereira; Direção Artística: Valteir Almeida; Direção cênica: Stanley Fabrício; Diretor Musical: Alder Oliveira; Assessoria de comunicação: David Reis; ITENS OFICIAIS BOI GARANTIDO Apresentador: Israel Paulain, Levantador de toadas: Sebastião Júnior, Tripa/Boi Garantido: José Batista, Rainha do Folclore: Edilene Tavares, Porta estandarte: Lívia Christina, Sinhazinha da fazenda: Valentina Coimbra, Pajé: Adriano Paketá; CORPO DE DANÇA BOI GARANTIDO Geremias Silva, Santhiago Silva, Ellen Caroline, Emile Luciana; BANDA BOI GARANTIDO Teclado / Back Vocal: Valteir Almeida, Violão: Frederico Góes (Fredinho), Surdo: Ivoney Carvalho (Sopa), Caixinha: Janedson Ramos (Baleinha), Charango: Clevison Brandão
Fotos de Diego Gazola . |