TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Prêmio Shell e a celebração do artista de teatro
Publicado em 13/03/2024, 10:00
19
Facebook Share Button
As premiações impulsionam produções de qualidade e homenageiam quem faz a arte acontecer. Os nossos artistas ser incríveis e merecem toda a atenção!
A trigésima quarta edição do Prêmio Shell primou pela representatividade. A diversidade na arte como preciosidade esteve presente e emocionou a todos que estavam no evento.
O teatro feito no Rio e SP é merecedor de muitos aplausos, mas agraciar o talento de quem faz arte por todo o Brasil é essencial.
São artistas que mostram o quanto o talento é sublime e que a magia do teatro deve brilhar em todos os (re)cantos.
Neste ano, a inovação "categoria nacional" agraciou uma produção fora do chamado eixo Rio/SP e a "energia que vem da gente" valoriza ações culturais de cunho social, que aliam arte e ações para um mundo mais justo.
Num país em que a cultura é sempre deixada de lado, estar ao lado de artistas que fazem o teatro pulsar é um grande privilégio. E o que não falta aqui no Brasil é talento. Também não falta garra para produzir, mesmo com inúmeras adversidades.
Os vencedores foram anunciados nesta terça (12/03), em uma cerimônia realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e que será exibida pela TV Cultura, no dia 30 de março.
A noite contou com a apresentação das atrizes Marisa Orth e Verônica Bonfim. Noite de muita festa!
Vale dizer que para a categoria "destaque nacional" foram 151 inscrições, com uma produção de Manaus como vencedora . Uma prova do quanto temos produções de qualidade Brasil afora. O que falta é maior visibilidade e recebimento de investimentos para que esses trabalhos cheguem até nós que vivemos em São Paulo e Rio de Janeiro.
Com certeza, um momento histórico foi a premiação de Zahy Tentehar, primeira atriz indígena vitoriosa na categoria. Zahy falou na sua língua-mãe e frisou o quanto os povos originários merecem respeito e espaço na arte e em todos os setores da sociedade. (os nomes dos espetáculos e projetos premiados estarão logo após esta matéria).
Também merece menção a apresentação do grupo Ilú Obá de Mim, que promove ações para o fortalecimento das mulheres negras, uma linda abertura da noite enaltecendo a cultura afro.
Além desses momentos e do anúncio dos vencedores, dois grandes mestres, baluartes do teatro brasileiro, Renato Borghi e Amir Haddad, foram homenageados e aplaudidos de pé. Ambos nasceram em 1937 e fundaram o Teatro Oficina ao lado de José Celso Martinez Correa, em 1958. Impossível não ficar com os olhos marejados! Eles estavam muito agradecidos. Lindíssimos! Estão com saúde e projetos. Vivem para o teatro. Parabéns! Homenagear o artista ativo e ainda produzindo muito é essencial!
No momento, Borghi está em cartaz, no Rio de Janeiro, com O que nos mantém vivos?, um espetáculo excelente da Cia do Promíscuo, trupe teatral que o artista mantém ao lado de Elcio Nogueira Seixas. Depois o espetáculo estará no Festival de Curitiba - www.festivaldecuritiba.com.br)
Já Haddad, é o diretor do grupo Tá na Rua há mais de 40 anos. Um grupo popular teatral e musical, que também pisou no palco do Teatro Sergio Cardoso para reverenciar Haddad, Borghi e o teatro.

Os vencedores
Via assessoria do Prêmio Shell
Alan Diniz e Pedro Neves

O primeiro prêmio da noite foi dramaturgia, que teve como vencedores Carlos Canhameiro por ‘Xs Culpadxs’ (Júri SP) e Vinicius Baião por ‘Três irmãos’ (Júri RJ). Na sequência, os premiados de Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni – ‘Azira’í ‘ e por ‘Feio’ (Júri RJ) e Aline Santini por ‘Mutações’ (Júri SP).

Em seguida, foram anunciados os vencedores de cenário: Eliana Monteiro e William Zarella Junior por ‘Agropeça’ (Júri SP) e Ricardo Rocha por ‘Eyja: Primeira Parte, a Ilha’
(Júri RJ). O Prêmio Energia que Vem da gente contemplou, no Rio de Janeiro, a Cia dos Comuns, pelos seus 22 anos de atuação. Já o Júri SP escolheu o Palacete dos Artistas, Projeto de moradia e assistência no centro de São Paulo voltado para artistas veteranos.

Como melhor figurino, os premiados foram: Luiza Marcier por ‘Los Hermanos - musical pré fabricado’ e por ‘Restos na escuridão’ (Júri RJ) e Karen Brusttolin por ‘A aforista’
(Júri SP).

Na nova categoria Destaque Nacional, o espetáculo vencedor foi ‘As cores da América Latina’, da Panorando Cia e Produtora, de Manaus. Já em música, ganharam o Prêmio Shell de Teatro: Naruna Costa pela direção musical de ‘Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto’ (Júri SP) e André Muato pela direção musical, percussão corporal e trilha original de ‘Pelada – A Hora da Gaymada’ (Júri RJ).

Os melhores atores do ano foram: Matheus Macena por ‘Los Hermanos - musical pré-fabricado’ (Júri RJ) e Maurício Tizumba por ‘Viva o povo brasileiro (de Naê a Dafé)’ (Júri SP). As atrizes premiadas foram: Grace Gianoukas por ‘Nasci para ser Dercy’ (Júri SP) e Zahy Tentehar por ‘Azira’i’ (Júri RJ).



Por fim, os vencedores na categoria melhor direção foram: Luiz Antônio Pilar por ‘Leci Brandão - na palma da mão’ (Júri RJ) e Antônio Araújo por ‘Agropeça’ (Júri SP).





As Categorias e os Jurados

O 34ª Prêmio Shell de Teatro teve quatro indicados em cada uma das nove categorias: Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Iluminação, Música, além de Energia Que Vem Da Gente, que premia iniciativas com impacto social positivo e visa reconhecer a criatividade dos artistas e seu impacto positivo no seu entorno e na sociedade brasileira.

O júri do 34º Prêmio Shell de Teatro é composto por Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator), Ana Luisa Lima (professora, produtora e gestora cultural), Biza Vianna (figurinista, diretora de arte e produtora cultural), Patrick Pessoa (professor, dramaturgo e crítico teatral) e Paulo Mattos (curador e produtor cultural) no Rio de Janeiro e por Evaristo Martins de Azevedo (crítico de arte), Ferdinando Martins (professor e crítico de arte), Luiz Amorim (ator, diretor e gestor em produção cultural), Maria Luisa Barsanelli (jornalista) e Luh Maza (dramaturga, diretora, roteirista e atriz) em São Paulo.

A nova categoria Destaque Nacional foi selecionada por um júri novo e especialmente criado para esta edição com nomes de Curitiba, Bahia, Ceará e Minas Gerais: Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural), Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural) e Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor). Os espetáculos foram avaliados através de um vídeo enviado por um formulário online.



Sobre a Shell


Há mais de 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. 



Confira a lista dos vencedores da 34ª edição do Prêmio Shell de Teatro:



SELEÇÃO JÚRI SP

DRAMATURGIA

Carlos Canhameiro por ‘Xs Culpadxs’

DIREÇÃO

Antônio Araújo por ‘Agropeça’

ATOR

Maurício Tizumba por ‘Viva o povo brasileiro (de Naê a Dafé)’



ATRIZ

Grace Gianoukas por ‘Nasci para ser Dercy’

CENÁRIO

Eliana Monteiro e William Zarella Junior por ‘Agropeça’

FIGURINO

Karen Brusttolin por ‘A aforista’

ILUMINAÇÃO

Aline Santini por ‘Mutações’

MÚSICA

Naruna Costa pela direção musical de ‘Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto’

ENERGIA QUE VEM DA GENTE

Palacete dos Artistas – Projeto de moradia e assistência no centro de São Paulo onde artistas veteranos vivem por meio de aluguel social e de autogestão do espaço e realização de eventos culturais.



SELEÇÃO JÚRI RJ



DRAMATURGIA

Vinicius Baião por ‘Três irmãos’



DIREÇÃO

Luiz Antônio Pilar por ‘Leci Brandão - na palma da mão’

ATOR

Matheus Macena por ‘Los Hermanos - musical pré-fabricado’

ATRIZ

Zahy Tentehar por ‘Azira’i’

CENÁRIO

Ricardo Rocha por ‘Eyja: Primeira Parte, a Ilha’

FIGURINO

Luiza Marcier por ‘Los Hermanos - musical pré fabricado’ e por ‘Restos na escuridão’

ILUMINAÇÃO

Ana Luzia Molinari de Simoni – ‘Azira’í ‘ e por ‘Feio’

MÚSICA

André Muato pela direção musical, percussão corporal e trilha original de ‘Pelada – A Hora da Gaymada’



ENERGIA QUE VEM DA GENTE

Cia dos Comuns - Pelos 22 anos de uma atuação continuada e imprescindível para a formação e o fortalecimento da cena teatral preta brasileira, contribuindo de forma decisiva para o fomento e formação de artistas negros e na luta antirracista em nossa sociedade.



CATEGORIA DESTAQUE NACIONAL:


- As cores da América Latina, da Panorando Cia e Produtora, de Manaus
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS