O evento traz espetáculos da África, Ásia, Oriente Médio e América do Sul
A mostra é um dos principais eventos de artes cênicas do país, conta com artistas nacionais e internacionais em atividades divididas em quatro eixos principais: Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr - Plataforma Brasil
www.mitsp.org é o site para ver a programação de forma detalhada
A abertura acontece no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, com o espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido], com concepção dos artistas sul-africanos Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi.
Antonio Araujo é o diretor artístico, e Guilherme Marques, diretor geral.
A mostra tem como ideal apresentar em todos os eixos (Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr - Plataforma Brasil) uma seleção de trabalhos e atividades cujas pesquisas cênicas e/ou temas abordados trazem provocações sobre nosso tempo.
A direção institucional é realizada pelo ator e gestor cultural Rafael Steinhauser.
Nesta edição, a MITsp privilegia artistas, grupos e pesquisadores/as da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.
“A Mostra sempre contou com artistas desses locais, que trazem novas teatralidades e formas de imaginar a cena, como o uso da música e a representação de rituais no palco. Porém, em 2024, quisemos expandir tais presenças. Neste sentido, a curadoria intensificou a perspectiva decolonial já presente nas edições anteriores”, afirma Araujo.
Vele dizer que anualmente são convidados curadores para selecionar entre 10 e 12 trabalhos a partir de inscrições realizadas e este ano integram a equipe: Marise Maués, Cecilia Kuska e Marcelo Evelin analisou 446.
Entre tantos espetáculos:
Meu Corpo Está Aqui também estará no Festival de Curitiba
Fábrica de Eventos
MITsp
Rio de Janeiro (RJ), 2023 | 60 min | Classificação indicativa 16 anos
Local: Sala Olido - Centro Cultural Olido
Dias 7/3, quinta, às 18h e 8/3, sexta, às 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia entrada) no site do Sympla
Sinopse: Partindo das experiências pessoais de atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência), a peça traz um jogo entre as pulsões e os obstáculos encontrados por eles em suas descobertas afetivas e sexuais. Em cena, o elenco fala abertamente sobre relacionamentos, corpos e desejos por meio de depoimentos ficcionalizados pelas artistas cariocas Julia Spadaccini, idealizadora do projeto e também pessoa com deficiência, e Clara Kutner. Questionando com ironia e lirismo concepções culturais e históricas a respeito do que é considerado “normal”, o espetáculo celebra estes corpos invisibilizados socialmente e aprofunda as reflexões sobre suas subjetividades.
CURITIBA
30/03
SÁB
31/03
DOM
https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/meu-corpo-esta-aqui/
Serviço
MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
1º a 10 de março de 2024
Informações e ingressos em www.mitsp.org
|