Espetáculo Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos
Sinopse
"É preciso falar daquilo que nos obriga ao silêncio"
(Benedito Nunes sobre Clarice Lispector)
Denise geralmente dirige os espetáculos em que atua, mas desta vez o encontro com Elias Andreato promete ser muito especial.
Andreato é a sensibilidade à flor da pele. Um diretor da poesia na arte que tem muita experiência para tirar do artista o que ele tem de melhor. Um encontro instigante entre o teatro essencial e a obra clariciana.
O espetáculo apresenta os textos da renomada escritora Clarice Lispector, com a dramaturgia de Welington Andrade e canções interpretadas por Elis Regina.
Entre as obras presentes: os contos A quinta história e O ovo e a galinha; os romances Água Viva e A paixão Segundo G.H. e a crônica Vergonha de Viver.
Denise não interpretará personagens, mas sim levará ao palco uma ideia cênica a partir de questões levantadas pela escritora, declara Andrade. Uma característica, aliás, presente nas realizações da artista.
Uma peça que apresenta a obra de uma escritora que criou textos intimistas, nos quais sempre existe algo a ser desvendado. Histórias recheadas de metáforas, com um olhar apurado sobre a alma humana.
O olho, o olhar, é um símbolo presente no espetáculo. O olhar que está cada dia mais superficial, e o olhar atento de Clarice que está presente em obras como A paixão segundo G.H (o olhar está nas interações das personagens com uma barata, que é um ser repulsivo, abjeto, isto é, desprezível!)
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Muitos anos após declinar o convite do diretor Fauzi Arap (1938-2013) para criar um espetáculo com textos de Clarice Lispector, a atriz e diretora Denise Stoklos promove o encontro do teatro essencial com a obra clariciana. O resultado é uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. Canções de Elis Regina pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito.
Vale a pena citar o momento em que Denise, apaixonada pela obra de Clarice, conheceu a escritora:
¨Leitora dedicada de Clarice Lispector desde os 17 anos, Denise Stoklos contribuía, no final da década de 1960, para o jornal do diretório acadêmico da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde estudava. Grande admiradora da escritora, foi ao Rio de Janeiro, descobriu o endereço de Clarice na lista telefônica e ligou para ela por meio de um telefone público, embaixo do prédio. A própria Clarice atendeu a jovem universitária, que lhe pedia uma entrevista e mandou que Denise subisse.
Feitas as primeiras perguntas, Clarice disparou: “Você não veio me entrevistar, você veio me conhecer, não é? Então, deixe de lado a caneta e o bloco de anotações e vamos conversar.” Do encontro, Denise guardou para sempre a imagem daquela mulher fascinante -- ucraniana, assim como ela. Cerca de uma década depois, quando ouviu - na derradeira entrevista concedida à TV Cultura - a escritora dizer que jovens leitoras compreendiam melhor sua obra do que os especialistas. Denise se sentiu naturalmente incluída na referência¨.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Interpretação: Denise Stoklos
Direção: Elias Andreato
Dramaturgismo: Welington Andrade
Textos: Clarice Lispector
Canções: Elis Regina
Iluminação: Aline Santini
Espaço Cênico e Figurino: Thais Stoklos Kignel
Fotos: Leekyung Kim
Assistente de Direção: Cristina Longo
Segundo Assistente: Wallace Dutra
Cabelo: Eron Araújo
Operação de Luz: Maurício Shirakawa
Operação de Som: Vanessa Matos
Diretor de Produção: Ederson Miranda
Assistente de produção: Sofia Gonzalez
Segundo assistente: Alexandre Vasconcelos
Produção Geral: Mira Produções Culturais
SERVIÇO
Espetáculo Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos
De 15 a 25 de fevereiro (sempre de quinta-feira a domingo)
De quinta-feira a sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir do dia 7 de fevereiro, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
|