TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

GAG por ÁLDICE LOPES E NANDA ROVERE - Direção Gabriel Villela - Com a G2 cia de dança do Teatro Guaíra
Publicado em 15/07/2023, 16:00
48
Facebook Share Button
GAG por ÁLDICE LOPES E NANDA ROVERE


3 perguntas para Áldice Lopes
Ator, diretor, produtor, figurinista e maquiador. Diretor artístico do teatro Guaíra, ícone da arte paranaense, templo da cultura brasileira.
Foi Áldice quem convidou Gabriel Villela para dirigir a G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra.
O resultado: GAG (o teatro abraça a dança nas palavras de Villela). Encontro divino. Beleza, poesia e magia.

1. Deolhonacena - O que o levou a convidar o diretor Gabriel Villela para dirigir a G2 cia de dança.
Áldice Lopes - Gabriel é um amigo de longa data. Eu já tinha trabalhado três vezes com ele e eu considero muito importante o contato da G2 cia de dança com o universo mágico desse diretor, que é um dos maiores do nosso teatro e conhece muito sobre a arte.
2. O que é GAG para você?
AL - Gag transita entre o drama e a comédia. É uma tragicomédia pela qual eu sou apaixonado e me leva para a infância, para as brincadeiras de criança e alimenta a minha grande paixão pelo teatro (pela arte).
3 - Deolhonacena - Por que as pessoas devem ir ao Guairinha prestigiar GAG?
AL - Todos precisam assistir porque é a companhia master do Teatro Guaíra, a única companhia master do Brasil. Só por isso já vale a pena. Depois, a peça é de uma beleza imensa, de muita delicadeza e emoção. Tem a assinatura do Gabriel Villela e do G2 e por isso é imperdível.
.....


GAG - Uma livre adaptação de Kleist sobre o Teatro de Marionetes
Por Nanda Rovere

O mundo precisa de mais "gabrieis villelas" para mostrar que a arte deixa a alma mais leve, a vida mais interessante e o nosso senso crítico apurado. A vida ganha luz porque a nossa capacidade de imaginar é estimulada. 


Gabriel leva pra cena a pureza de uma criança na sua percepção do belo. Com muita, muita, beleza e poesia, provoca reflexão sobre a arte, sobre o artista e a condição humana. 

Até que ponto somos donos do nosso destino. Como a arte pode nos guiar para o caminho da delicadeza.

O ator e o bailarino na sua função de contar histórias se juntam de modo primoroso. Os corpos dos bailarinos se transformam em marionetes e nos conduzem para um mundo onde reina a magia, o humor e delicadeza. 

O belo e a poesia para provocar o encantamento na arte. Movimentos criativos, dramaticidade, vitalitade, eis algumas palavras que definem GAG.

A música é um elemento que reforça a magia e funciona como complemento ou condutora das cenas. A música no teatro de Gabriel Villela é sempre essencial e a trilha uma pérola. 

Villela tece com amor e talento os fios que nos levam para o aprimoramento da nossa capacidade de se emocionar. Sensibilidade à flor da pele.

Resignifica sempre ideias e elementos cênicos, a cada trabalho o teatro feito pelo Gabriel Villela prova que a arte pode transformar as pessoas.As cenas parecem quadros. 

Momentos lapidados por um ourives da criação teatral que não deixa a interpretação dos atores de lado, pelo contrário, contribui para que os atores, no caso os bailarinos que também interpretam, brilhe e consiga explorar em cena tudo o que precisa ser dito através de palavras, movimentos, gestos e da música. Tudo tem um sentido, um objetivo. 

O cuidado estético está nos mínimos detalhes.

Por isso, e muito mais, sempre é uma dádiva acompanhar tudo isso....

A magia do circo, do circo-teatro, da dança e do teatro se unem. 

Marionetes ajudam a colocar no palco, através de metáforas, um conteúdo inspirado na gag circense “Abelha, abelhinha, me dá o mel na boquinha”, esquete conhecida do  circo-teatro.

Com a ajuda preciosa de Ivan Andrade, o encontro entre teatro e dança, entre Villela, Andrade e a G2 cia de dança traz o frescor da arte feita com cuidado, artesania e muito talento.

Villela que já mergulhou no universo de Pirandello através de Henrique IV e Os Gigantes da Montanha, utiliza essa obra que tem como protagonista uma trupe de teatro mambembe para falar da arte e da vida, do artista retirante que infelizmente é pouco valorizado e precisa ter muita força para sobreviver num mundo em que o amor e o valor da arte muitas vezes são coadjuvantes e a ganância tem a primazia. 

A fala do bailarino sobre o seu ofício e o valor das marionetes, presente no livro de Kleist, conduz as cenas, movimentos e ações.

No palco, Artistas que não abandonaram o palco após anos de trabalho no @baleteatroguaira e provam que não existe idade para brilhar. Exímios profissionais com domínio absoluto do ofício.



Serviço:

"GAG - Uma livre adaptação de Kleist sobre o Teatro de Marionetes"

Estreia dia 8 de julho (sábado). A temporada continua nos dias 9, 14, 15 e 16 de julho. Sexta-feira (14) e sábados (8 e 15) o espetáculo acontece às 20h30, e domingos (9 e 16), às 18h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) - Teatro Guaíra - R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – Paraná

Ingressos: na bilheteria do Teatro Guaíra e pela plataforma DeuBalada, por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

O ator Claudio Fontana resumiu de forma certeira a qualidade desse espetáculo:

"GAG, espetáculo de dança-teatro no Guairinha, com a G2 Cia de Dança é arrebatadoramente poético e comovente graças ao elenco, mas principalmente a @gabriel.villela e @andrade1922 .

Kleist e o teatro de marionetes são pano de fundo para uma viagem de sonhos através de titeres, cordões, elásticos e atores-bailarinos-marionetes que nos fazem refletir se é arte que nos conduz ou se nós que provocamos o nosso destino dentro dela.

Viva o @teatroguaira e seu diretores @aldicelopes e @cleversonluizcavalheiro". 
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS