A Aforista estreia em Curitiba
Após sucesso estrondoso em SP, Rio, BH e Brasília, A Aforista chega à cidade natal da Cia Stavis-Damaceno, Curitiba, de 12 a 30 de julho, Teatro José Maria Santos.
A peça do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno (Prêmio Shell de dramaturgia por Homem Ao Vento), apresenta uma mulher completamente transtornada, caminhando rumo ao enterro de um amigo. Rosana Stavis é a aforista. Grande atriz. Domínio absoluto do palco. Arrebatadora no olhar, nos gestos, estática e com o pensamento "a mil".
Eles estudaram música. Eram três amigos, um deles ficou famoso mesmo sem nunca ter feito apresentações públicas, os outros dois acabaram perdendo a vontade de trabalhar na área musical porque se sentiam inferiores.
A Aforista fala clichês sem parar, mostrando perturbação, ansiedade. Falas contraditórias e rasas. Um descontrole que é reforçado por gestos desconexos e uma aparência que beira a loucura.
Os sonhos da juventude se transformaram em frustrações. O seu fluxo de pensamento é estonteante. Luz, trilha sonora e figurino ajudam a desenhar a personalidade da aforista.
Nas palavras de Rosana e Damaceno
“É uma peça sobre as decisões que tomamos. Sobre as nossas escolhas. Os caminhos que seguimos. E onde eles nos levam. É também uma peça sobre nossos sonhos, nossos desejos, principalmente quando somos jovens. E de como lidamos com eles, com nossas frustrações e nossas insatisfações: ‘ser artista é saber lidar com as frustrações’ – diz Rosana. Enfim, como toda peça de teatro, de como lidamos com os nossos sentimentos. E de como lidamos com os nossos pensamentos. Ela, a narradora, a aforista, está sempre pensando e andando. O pensamento é o lugar onde se passa a peça”, explica o diretor e dramaturgo Marcos Damaceno.
Rosana Stavis é acompanhada por dois pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo premiado compositor Gilson Fukushima.
O espetáculo é o segundo de uma trilogia da Cia.Stavis-Damaceno – iniciada com Árvores Abatidas ou Para Luís Melo - influenciada por Thomas Bernhard.
Sinopse - A Aforista apresenta como um dos personagens centrais o famoso pianista John Marcos Martins. Outro pianista, Polacoviski, tem um destino trágico. A narrativa desenvolve-se a partir das lembranças, pensamentos e imaginação da terceira personagem, a narradora, amiga de John Marcos Martins e de Polacoviski, e por eles apelidada de “aforista”. A narradora, que está sempre andando e enquanto anda, pensa em como se deu tudo. Sua relação com seus antigos amigos de faculdade, o caminho que cada um seguiu. E onde esses caminhos os levaram. E o quanto esses caminhos tomados influenciaram inclusive na vida uns dos outros. A música cumpre papel de destaque no espetáculo, sendo a atriz Rosana Stavis acompanhada por 2 pianos de cauda tocados ao vivo que duelam no palco e dão o tom da narrativa.
Sobre Rosana Stavis - Rosana Stavis é uma grande atriz, versátil e visceral.
Ficha técnica:
A AFORISTA
Texto e Direção: Marcos Damaceno
Elenco: Rosana Stavis
Pianistas: Sérgio Justen e Rodrigo Henrique
Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Karen Brustollin
Assessoria de Imprensa: TIP - Performance de Mídia
Criação de artes: Pablito Kucarz
Produção Executiva: Bia Reiner
Assistente de Produção: Edilaine Maciel
Produção: Cia.Stavis-Damaceno
SERVIÇO
A AFORISTA
Temporada em Curitiba: De 12 até 30 de julho
Quarta a sábado - 20h | Domingo - 19h.
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)
Ingressos: Pela Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Link dos ingressos: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-aforista.aspx
Valores: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Classificação: 16 anos
Duração: 70'
Informações: (41) 3304-7900 e teatroguaira.pr.gov.br
|