TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

A Aforista é um acontecimento teatral da Cia Stavis Damaceno
Publicado em 14/04/2023, 19:30
50
Facebook Share Button
Texto e direção: Marcos Damaceno
Elenco: Rosana Stavis
Composição e direção musical: Gilson Fukushima
Pianistas: Sergio Justen e Rodrigo Henrique
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Karen Brustolin
Direção de Produção: Bia Reiner
Realização: Cia.Stavis-Damaceno
Classificação: 16

Cia.Stavis Marcos Damaceno
A Aforista é a segunda peça de uma trilogia de peças – que se iniciou com Árvores Abatidas ou Para Luis Melo, obras teatrais de autoria de Damaceno influenciadas por Thomas Bernhard.
Assim como Árvores Abatidas, A Aforista é a arte que gera perturbação e promove reflexão; nos faz seres humanos mais atentos ao primor da criação artística.
Rosana mostra versatilidade. É cantora, atriz, tem desenvoltura para transitar pelos diversos gêneros teatrais com maestria.
A mente viaja para um universo onde a loucura e asanidade andam juntas. É um texto vibrante, interpretado por uma atriz na sua plenitude e uma montagem criativa, que evoca a modernidade desenfreada, o valor da amizade, o destempero da vaidade e da solidão.
O foco está no ator e nas palavras. A música e a luz entram para reforçar a verborragia da aforista.
Rosana Stavis é uma potência, a cada dia mais exuberante.
Olhar magnetizante, gestos melimétricos para dar vida a uma mulher que não para um minuto de falar, elaborar hipóteses, rever o passado e analisar o presente.
Rosana é uma Atriz que tem o exato controle entre técnica e interpretação visceral. A sua energia é esfusiante, estonteante.
A Aforista é o apelido de uma mulher que se dedica à escrita e cursou música. Durante os estudos estabeleceu laços de amizade com dois exímios pianistas, John Marcos Martins e Polacoviski, que têm um destino trágico. um deles genial e que conquistou o sucesso estrondoso sem nunca fazer um show, viveu isolado num sítio e mesmo assim teve a sua música veiculada pelo mundo; o outro amigo pianista, apesar da competência, foi ofuscado pelo talento e sucesso do amigo. Um faleceu tocando piano de uma forma doentia e o outro suicidou-se. Tragédias da vida. Frustrações. Seres fora do que a sociedade considera "normal".
O fluxo de pensamento asfixiante da Aforista, apelido dado a ele pelos amigos pianistas, é como o tocar incessante de um piano. O ritmo é alucinante. Frases e palavras ao vento enquanto caminha e decide se vai ao velório do amigo de faculdade.
Rosana é uma Atriz que tem o exato controle entre técnica e interpretação visceral.
Tudo na aforista é contraditório.
A personagem está caminhando, mas a atriz permanece estática e em pé.
Dedos em movimentos como se tocasse piano e escrevesse num espaço imaginário, como se cada gesto estivesse desenhado no seu cérebro.
Somente a cabeça, as mãos e seus dedos se movimentam.
A aforista acredita que é também uma artista pianista talentosa, mas também foi ofuscada pelo sucesso do amigo genial (as letras acabaram dominando a sua vida).
A todo momento afirma algo para logo em seguida "desdizer" tudo o que foi dito.
Afirma que nunca almejou o sucesso. Será mesmo?!
Ora, lidar com o sucesso do outro não é fácil, lidar com as nossas limitações muito menos. Se ela é realmente talentosa não tem como descobrir...
Segundo o dicionário, aforismo é brevidade e precisão na definição de conceitos amplos.
Ora, a personagem que está em cena além de não conseguir o sucesso na área musical, apesar de certo talento, também não consegue um bom rendimento com as palavras, tudo é raso, inconstante. Ela analisa o "duelo profissional" entre os amigos com pitadas de reflexões sobre si mesma.
Ela expõe frases filosóficas cheias de clichês e não concatena as ideias de forma precisa.
A sua mente fervilha e ela fala incansavelmente. Uma explosão de pensamentos sobre a arte e a vida que a deixam num estado de êxtase beirando a loucura. Está atordoada com a morte dos dois amigos.
Está de luto e o seu figurino realça o seu espírito atordoado, assim como o visagismo.
Como é um diretor perfeccionista, Damaceno está sempre buscando o aperfeiçoamento da cena. Um artista premiado com o Shell por Homem ao vento e que está entre os grandes dramaturgos da atualidade. Merece muitos aplausos.
Rosana está estupenda, ela é estupenda. Voz, entonações, olhares, gestos, a trilha e a luz que de tempos em tempos ilumina somente a sua face, são detalhes que reforçam o descompasso de suas emoções.
É o teatro que aprimora a imaginação, aflora a nossa atenção porque é impossível desgrudar o olhar do palco.
Num mundo em que as pessoas não conseguem ficar um minuto sem o celular, A Aforista nos faz mergulhar num teatro não realista que encanta e arrepia. Esquecemos "o mundo lá fora" durante pouco mais de uma hora de apresentação.

🤩 Quinta 13 de abril foi o dia da estreia!

🎭 O espetáculo “A Aforista” traz à tona uma mulher com uma confusão mental avassaladora, excesso de informação e doses de ansiedade. Montagem moderna na sua concepção estética e no conteúdo textual.
A narradora flerta com a filosofia, um pensamento tão comum entre seres humanos que falam, falam, falam, mas possuem um conteúdo tosco.
📝 No palco, a talentosíssima Rosana Stavis é acompanhada pelos pianistas Sérgio Justen e Rodrigo Henrique. O texto e direção são de Marcos Damaceno, Prêmio Shell de dramaturgia por “Homem ao Vento”.

💛 Imperdível! Aula de teatro!

🗓️ De 13/abr a 21/mai
⏰ Quintas e sextas, 19h | Sábados e domingos, 17h
🎟️ R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Clientes BB têm 50% de desconto. Disponíveis no link da bio ou na bilheteria.
🧍🏽 Classificação indicativa: 16 anos.
👩🏾‍💻 Ficha técnica completa e mais informações em: bb.com.br/cultura

#ccbb #ccbbsp #teatro #AAforista #dramaturgia #ArtesCênicas #cultura #estreia #sp #centrosp
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS