TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Festival de Curitiba 2023 celebra a inclusão e a diversidade com teatros lotados
Publicado em 12/04/2023, 19:30
43
Facebook Share Button
Todos os anos, quando chega final de março, início de abril...Curitiba respira Artes Cênicas no Festival de Curitiba.
Momento ímpar para ver excelentes espetáculos, aprimorando o nosso senso crítico e o conhecimento. Diversão e reflexão andam em harmonia no Festival de Curitiba.
2024 serão 32 anos, uma dádiva em um país tão desrespeitoso para com as artes.
No início dos anos 90, do século passado, mais precisamente em 1992, o jovem empreendedor Leandro Knopfholz, então com 18 anos, idealizou o Festival.
Estar nesse evento que é o maior de teatro da América Latina, era um sonho até 2003. De lá para cá, 2003, 2005, 2008, 2019, 2022, 2023 e já estou preparando a minha agenda para prestigiar os 14 dias de programação em 2024.
Dias de muito trabalho e de muita alegria também: espetáculos nacionais e internacionais nas ruas, praças, teatros e espaços alternativos; shows, gastromix, Risorama, MishMash, Guritiba, interlocuções, Mostra Lucia Camargo, Fringe e Mostra Paralela, além de encontros com artistas e amigos. Tudo isso sem contar a festa da abertura, sempre uma celebração da arte e da vida.
A cidade pulsa, o teatro é o foco principal, mas o evento contempla dança, música, comida, lançamento de livros, oficinas, artes plásticas, conversas e muito mais. Hotel Mabu, Hotel Tibagi, Novo Café do Teatro, Nina bar e restaurante, Baba Salim, Libaneza, só para citar alguns locais onde artistas, equipe técnica, jornalistas e amantes do teatro se encontraram.
Os encontros da imprensa com os artistas são especiais. Lugar de divulgação, entrevistas. Muito trabalho, mas oportunidade de fortificar e fazer nascer amizades e laços profissionais. Os encontros são brindados com café da manhã.
Espetáculos pela manhã, tarde e noite. Circulação intensa de artistas e amantes do tablado. Artistas famosos, de talento reconhecido; Ícones do teatro curitibano; jovens artistas (muitos começaram a se dedicar ao teatro impulsionados pelo sucesso do Festival)!
A curadoria, sem planejar, mas com sensibilidade para escolher trabalhos que dialogam com os nossos dias e clamam por respeito, idealizaram o Festival de Curitiba de 2023 como o evento da inclusão, e felizmente o público aprovou lotando os teatros de maneira emocionante: corpos lgbtqia+, em especial corpos trans; corpos pretos, pessoas especiais, mulheres lutando contra a misoginia, eis algumas questões presentes na programação.
Não é só a área cultural que pulsa. Os restaurantes recebem clientes oriundos do Festival, empregos para atender a demanda da produção são gerados, enfim, a cidade como um todo se beneficia com os 14 dias ininterruptos de atividades culturais.
O site De olho na cena esteve na abertura com a apresentação de uma versão contemporânea de Hamlet. Artistas com Síndrome de Down encantaram o Guairão lotado. Com muito talento, os atores interpretaram, cantaram, dançaram e provaram que deficiência não é sinônimo de incapacidade, pelo contrário, delimita que todos temos os nossos limites e potencialidades.
O Festival de Curitiba e a parceria com o site jornalístico cultural #deolhonacena = Viver o teatro, respirar teatro; celebrar a arte, a vida, a amizade e os encontros; curtir a linda cidade de Curitiba e divulgar as realizações de grandes artistas, com muito trabalho e prazer.

LEANDRO, MAXMILIAN SANTOS, PEDRO NEVES, OBRIGADA POR CONFIAREM NO MEU TRABALHO.
OBRIGADA SANDRO, ANDRÉ, Adriane Perin e todos que assessoram e auxiliam os jornalistas e artistas.

O Festival em números:
(Site #deolhonacena)
14 dias de eventos
-Teatros lotados
-Aplausos efusivos
-Festa de abertura arrebatadora com o espetáculo Hamlet e atores incríveis com Síndrome de Down. --Festejar com Rosana Stavis, Damaceno, Julia Stavis, Mel Lisboa, Maximilian Santos, Pedro Neves, Sandro Moser, André Nunes e tantos outras pessoas foi um privilégio.
-11 dias na sala de imprensa.
-cerca de 30 matérias, para postagem no site e redes sociais, entre críticas e notas de divulgação, mais fotos, entrevistas e vídeos.
-15 espetáculos na Mostra Lúcia Camargo
-vários espetáculos do Fringe, passava pelas praças e ruas e parava para prestigiar e registrar.
-passeio no Gastromix pela primeira vez. Degustei o Barreado, tradicional prato paranaense e pela primeira vez tomei café gelado.
-encontros com artistas, jornalistas, com amigos, artistas amigos e jornalistas amigos.
-cafés da manhã no hotel respirando teatro.
-passeios no Café do Teatro com Marcos Damaceno, Mauricio Schenberger, Christina Caldas, Nathan Diego Milléo Gualda, Áldice Lopes, Ranieri Gonzalez.
e aniversário do meu amigo Kauê Persona no Nina, ator incrivel que fez apresentações do excelente É impossível não falar, na Caixa Cultural.
-Comemoração com o meu amigo (e também ator incrível)+ Rodrigo Ferrarini da linda estreia de O Tempo e a Sala no Festival. Esta semana estreia no Rio.
-Reencontro com a Vera Holtz, a apresentação de Ficções. O espetáculo foi um acontecimento!
- A Ave Lola sempre realizando poesias: Vira-Lata merece muitos aplausos!
-Sobrevivente com a diva Curitibana Nena Inoue e seu filho Pedro Inoue emocionou o público. Babaya Morais parceira nesse projeto fez a preparação vocal e direção textual.
-Conhecer os sobreviventes de Hiroshima da peça Os Três Sobreviventes de Hiroshima, direção Rogerio Nagai.
-Choradeira geral na sessão especial de Brenda Lee, com 50 pessoas trans na plateia assistindo gratuitamente ao excelente espetáculo.
-Visitar o Guairão com o meu amigo Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra e ser presenteada com duas preciosidades: um livro sobre o icônico teatro e o outro sobre a cia Delírio, do Áldice e Edson Bueno.
Xandy Novaski André Aloisio Toledo Luciene Soares, obrigada.
-Almoço no hotel super requintado com Alice Varajão. Grand Mercure Curitiba: Welington Felipe Gonçalves - sommelier; Fernando Kanbara - gerente
Lucas Coelho - chef.
-Andar pela XV de novembro, Feira do Largo da Ordem e Osório.
-Passeio em São José dos Pinhais com o meu amigo Xandy, jantar no Baba Salim e café da tarde em São José antes do voo de volta.
-Almoço e reencontro no Festival com o meu amigo Gilberto Bartholo, que também fez uma cobertura sensacional do evento.
-Miguel Arcanjo, obrigada por registrar a minha presença no Festival, e pela companhia, claro!
Marcio Tito Pellegrini Trigo Marisa Thomazzi, encontros e conversas.

Entre tantos outros momentos inesquecíveis.

(dados oficiais da assessoria de Imprensa) :
41 sessões da Mostra Lucia Camargo ESGOTADAS
Em edição marcada pela diversidade e inclusão,
Festival de Curitiba reúne mais de 200 mil espectadores.
Realizado entre os dias 27 de março e 9 de abril, o Festival contou com mais de 350 atrações e mais de 200 mil espectadores, e foi além: investiu em programação diversa e opções gratuitas: um total de 350 atrações em 65 espaços da cidade, o “festival para todos” movimentou a cena cultural e a economia de Curitiba, gerando mais de 2.600 empregos, entre diretos e indiretos, e envolveu 1.500 artistas.
Uma parceria inédita com o Instituto Reviver Down acolheu cerca de 30 pessoas com Síndrome de Down no quadro de colaboradores do evento, que teve na abertura peça formada justamente por atores portadores do “T21” (Trissomia do cromossomo 21). “Hamlet”, da companhia peruana Teatro La Plaza.
Foram mais de 25 espetáculos com libras ou audiodescrição.
Pela primeira vez, o Festival de Curitiba realizou a Rodada de Conexões, espécie de ‘rodada de negócios’ com foco exclusivo na troca de experiências na área cultural. O evento, em parceria com o Sebrae, promoveu reuniões entre grupos de teatro, programadores culturais e curadores de diversos festivais do Brasil e de outros países, sendo uma oportunidade para as companhias locais e de outros estados apresentarem seu trabalho, produtos e serviços em busca de novos mercados.
Fabíula Passini, diretora de produção, classificou a 31ª edição do evento como histórica. "Vivemos um momento de reconstrução e de fortalecimento da arte, após o período crítico da pandemia. Vimos essas vibrações e emoções nos palcos e nas plateias, nas ruas e nos espaços artísticos da cidade, por meio desse importante encontro olho no olho entre artistas e público. É importante ressaltar também o trabalho da curadoria, de toda a equipe de produção e comunicação para o sucesso da 31ª edição", afirmou.

O diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, destacou a contribuição do Festival de Curitiba para fomentar a economia criativa da cidade e movimentar a cena cultural. "Entramos na nova década do Festival de Curitiba, após as comemorações dos 30 anos, com o pé direito e recordes de público. Além dos palcos e junto da arte, o festival fomenta a economia criativa de Curitiba", disse.
A programação da Mostra Lúcia Camargo contou com 32 espetáculos e público de 40 mil pessoas. No total, foram 70 apresentações, 41 sessões com ingressos esgotados e 3 sessões extras.
A mostra teve 7 estreias nacionais e uma internacional. Paralelo a isso, a organização do evento elaborou ações para inserir públicos diversos no teatro, com distribuição de 7 mil ingressos para coletivos e instituições sociais, tornando o acesso à arte democrático.

Fringe – 40 espetáculos gratuitos, de um total de 280 atrações em Curitiba e Região Metropolitana, proporcionando arte para mais de 50 mil espectadores.

O Fringe foi organizado em 15 mostras, além do Circuito Independente, que teve programação diversa em 23 teatros, aquecendo a cena teatral e fomentando companhias e espaços locais.

Risorama – O Risorama proporcionou uma explosão de gargalhadas e fez ‘tremer’ o Viasoft Experience durante os seis dias de apresentação da 19ª temporada, reunindo mais de 17 mil espectadores, com sessões extras.


Guritiba voltado às crianças– público de mais de 3 mil pessoas. Ações sociais em 12 instituições infantis da capital paranaense que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade.

MishMash – programação pensada para agradar toda a família, com muita música, malabarismo e mágicos, no Viasoft Experience. Público estimado de 3 mil pessoas. O evento teve como mestre de cerimônia o cantor e ator Evandro Mesquita.

Gastronomix – A gastronomia de alta qualidade aliada à música instrumental e artes cênicas. O evento reuniu 7 mil pessoas e teve curadoria do premiado Chef Celso Freire. Participação de restaurantes nacionais e internacionais, utilizando gastronomia sustentável e fornecedores locais para diminuir os impactos ambientais.

Interlocuções – programação cultural gratuita dentro do festival com debates, encontros, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos, oficinas, filmes e lançamentos de livros e reuniu mais de 3 mil pessoas durante as duas semanas de evento.

31º Festival de Curitiba em números:
- Público de mais de 200 mil pessoas
- 600 empregos diretos
- 2000 empregos indiretos
- Mais de 1.500 artistas
- 20 toneladas de cenários
- Mais de 20 toneladas de luz
- 15 toneladas de som
- 32 espetáculos na Mostra Lucia Camargo
- 70 apresentações na Mostra Lucia Camargo
- 3 sessões extras na Mostra Lucia Camargo
- 41 sessões com ingressos esgotados na Mostra Lucia Camargo
- 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
- 3.500 mil espectadores no Guritiba
- Risorama com público de 17 mil pessoas
- Gastronomix com público de 7 mil pessoas
- Fringe com mais de 50 mil espectadores
- 7 Estreias nacionais - O Tempo e a Sala, Adoráveis Transgressões, Ovos Não Têm Janela, Sonho de Uma Noite de Verão, Square, Sobrevivente, Arqueologias do Futuro.
- 1 estreia internacional – Square / Praça.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS