TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

É impossível não falar arrebata o público na Mostra Paralela do Festival de Curitiba
Publicado em 03/04/2023, 22:00
39
Facebook Share Button
É impossível não falar
mostra paralela do Festival de Curitiba: Mostre Curitiba.

O holocausto. O terror. Vidas perdidas devido à ganância, maldade e doença de pessoas que não entenderam que o precioso da vida é a diversidade.
Os tempos terríveis da Segunda Guerra deveriam ter servido de lição, mas isso não ocorreu.
O mundo continua doente, o neonazismo ganha representatividade, inclusive no Brasil.
Vivemos agora um tempo de esperança, mas a arte tem o poder de salvar, transformar e suscitar a reflexão.
Através da interpretação, corpo, voz, movimento, olhar; da música, imagens no cenário e a luz, com competência, o esletáculo propõe uma viagem a um universo dos terrores do fascismo, de um modo visceral. Depoimentos do dia a dia desumano.
Como é acordar e não saber se acabará o dia vivo? Sem comida, sem higiene, sem nada. Violência, terror, sombras... um certo dia, a luz. A guerra termina. O terror é tão grande que esquecer dos dias nebulosos é impossível. Quem viveu tudo aquele horror carrega a dor na alma.
Com direção de Carolina Meinerz, o espetáculo é inspirado na obra “É isto um homem?”, de Primo Levi que expôs a sua dor na forma de arte e de conscientização que é preciso lutar sempre pela paz e pelo respeito: o maior testemunho de um sobrevivente judeu ao campo de extermínio de Auschwitz.
O objetivo é sim a crítica a um momento que nunca mais pode se repetir. O mundo nunca mais presenciou algo tão trágico, mas as guerras ainda assolam o mundo. A ascenção fascista na Itália e os quatro anos de um governo autoritário e sociopata, aqui no Brasil, mostra que precisamos de muita atenção para que o ódio não vença e domine o mundo.
O livro apresenta, em primeira pessoa o relato de quem viveu os horrores do campo de concentração. Já a peça faz um paralelo com os nossos dias e as vozes são múltiplas. A necropolítica preciasa ser combatida e a arte pode, e deve, contribuir para que isso ocorra.
A dramaturgia é de Pedro Kosovski. O elenco conta com Kauê Persona, que leu o livro e foi quem carregou o desejo de levá-lo ao teatro; Mauro Zanatta e Arthur Augustus. Atores merecem aplausos, ora com monólogos, ora interagindo, mas a dinâmica é cada ator narrar um conteúdo específico sobre o cotidiano no campo de concentração. Kauê Persona, que acompanho a trajetória, sempre tem uma ótima presença de palco, ator visceral, entregue a uma interpretação que transmite o quanto o terror de Auschwitz é impactante e inaceitável.
A triste simbologia dos sapatos em cena merece menção. Os sapatos que os judeus eram obrigados a calcar, mas não podiam pegar um par e sim um só...coisas absurdas praticadas pelos nazistas doentes.
Os sapatos que caem no palco...cada sapato perdido, é um ser humano que acaba de morrer na câmara de gás...
Até 9 de abril.
O projeto oferece, nos dias 6 e 7 de abril, a oficina “Contra a adaptação: literatura, dramaturgia e uma difícil negociação” – ministrada pelo dramaturgo e diretor Pedro Kosovski e, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril, a oficina “A Cena e a Filosofia”, ministrada pela diretora e filósofa Carolina Meinerz. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas em: https://linktr.ee/rumodecultura

SERVIÇO
é-impossível-não-falar
Mostre Curitiba – Festival de Teatro
05 a 09 de abril – qua. a dom. às 19h
Temporada
13 a 23 de abril – qui. a sab 20h – dom. 19h
GRATUITO
Ingressos a partir de 1 hora antes na bilheteria
CAIXA Cultural Curitiba
Rua Conselheiro Laurindo, 280
www.caixacultural.gov.br
Informações: 41 4501822220
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS