TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Ficções foi um acontecimento no Festival de Curitiba
Publicado em 31/03/2023, 22:00
32
Facebook Share Button
Nós inventamos as nossas identidades. Tudo o que não é da natureza é invenção humana"
Vera Holtz

Ficções foi escrito a partir do livro "Sapiens" – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari.
Um espetáculo que deixa os nossos neurônios fervilhando e que tem arrebatado plateias no Rio, São Paulo e agora no Festival de Curitiba.
Ora com humor, ora com mais densidade, a peça provoca reflexões sobre o homem e a sua essência.
A Terra, os animais, nós e o próximo estão em foco. Temos que escutar o clamor da natureza e prestar mais atenção nos bichos que têm muito a nos ensinar...
Pensamos, com esse lindo espetáculo, no papel do teatro, no que é real, no que é ficção. Vivemos em um mundo onde o ter é mais valorozo do que o ser e a empatia não está presente como deveria no nosso dia a dia. Ficções nos dá a dimensão do quanto é importante olhar para o próximo.
Bom, esmiuçar o que essa peça expõe não é fácil porque é reflexão do início ao fim. Importante frisar, no entanto: em nenhum momento ela é tediosa, pelo contrário! Ficções é um espetáculo dinâmico, inteligente. Fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções, coloca em questão as nossas crenças, o papel da arte, o papel do teatro (que vive da mentira, mas que sempre tem um fundo de verdade porque retrata o homem e a sua complexidade).
Em pleno 2023, tanta informação e tecnologia e mesmo assim a evolução humana não atingiu um patamar satisfatório.
As guerras, a misoginia, o racismo, a homofofia (e transfobia), entre outras fobias ocasionam violências verbais e físicas.
Todos esses conteúdos, um emaranhado de ideias e narrações, ganham voz através de uma grande atriz.
Vera é uma atriz também na peça, é casada com um professor de História. E uma trama se desenrola juntamente com narrativas, reflexões e participação da plateia.
Vera é a natureza e os animais pulsando, é a narradora dos pensamentos de Hanari e também é ela própria, Vera, atriz, mulher, brasileira e que ainda tem esperança. Hanari não é esperançoso, mas Vera Holtz e Rodrigo Portella, o diretor, acreditam que a humanidade tem jeito sim!
Para costurar as cenas, reforçar pensamentos, dar mais drama a alguns momentos e em outros suavizar o texto extremamente impactante, a trilha foi concebida no ensaio, cenas e músicas criadas em conjunto.
Federico Puppi executa a trilha primorosa em cena e interage com Vera.
E como é a atuação de Vera Holtz? Precisa, intensa, densa e também descontraída, tocante, arrepiante. Linda, plena, presença forte no palco. O palco está pleno com a sua energia.
O espetáculo alimenta a nossa alma - nossos pensamentos ganham asas através de um trabalho que merece aplausos ininterruptos e longos!
Os silêncios também falam, causam impacto.
Uma pedra gigante, um meteoro criado pela cenógrafa Bia Junqueira, ocupa um espaço importante no palco.
O mundo prestes a explodir... a direita ganhando força no mundo, a Covid mais controlada, mas ainda persistente e deixando marcas de profunda tristeza, gritos pela liberdade, gritos contra preconceitos, a urgência da paz entre os povos que não se cansam de brigar por poder e terras... difícil acreditar que dias melhores virão, mas temos que crer para que a vida tenha sentido. O teatro nos salva, nos encanta e aprimora o nosso senso crítico. Quando o projeto teve início, o texto era atual, hoje ele é atualíssimo... yanomamis massacrados, mulheres continuam a sofrer com o menosprezo e a violência; o trabalho análogo à escravidão ecoa de uma maneira aviltante, desprezível...
Ficções é daqueles espetáculos que a gente nunca esquece. Ficções é um espetáculo necessário.
Peppa Pig, Marilyn Monroe, cu é cool...qual o significado disso tudo na teia de reflexões e pulsões do espetáculo?
Corram para o Teatro Faap e lá vocês entenderam...ou, sairão com mais perguntas do que respostas...afinal, viver e conviver é um eterno aprendizado!
Vera Holtz é uma aula de interpretação, uma atriz sempre atenta aos acontecimentos e sempre em busca do seu aprimoramento enquanto artista e cidadã.

No Festival de Curitiba
30 e 31 de março às 20h30
Onde: Guairão

#FestivalDeCuritiba #OFestivalParaTodos #FestCuritiba #veraholtz

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS