TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Kiwi - Texto de Daniel Danis e direção de Lucianno Maza. Com Rita Batata e Lucas Lentini
Publicado em 08/11/2016, 23:00
142
Facebook Share Button
Kiwi, em cartaz no Teatro Augusta, na sala Experimental, conquistou o apreço do público e da crítica. As sessões estão lotando e a montagem já foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo AoTeatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Coca-Cola) – Melhor Atriz (Rita Batata), Melhor Figurino (Anne Cerutti), Melhor Espetáculo Jovem.

O diretor Lucianno Maza carregava o desejo de encenar o texto de Daniel Danis há algum tempo e a concretização desse sonho já trouxe, portanto, (merecido) bons frutos.

O nome Kiwi já desperta a curiosidade e, mais ainda, quando lemos a sinopse. Kiwi é o apelido de uma adolescente que é abandonada pelos pais e acaba tendo que se virar nas ruas.

Ela conhece uma turma e com ela reside num abrigo improvisado. A realidade nas ruas é dura, sobretudo devido à violência e ao perigo da morte. Kiwi tem que aprender a roubar e se prostitui. A liberdade é restrita porque a qualquer momento a polícia pode acabar com a vida desses jovens.

A vida no abrigo é controlada, já que os moradores têm que obedecer as regras de um chefe, mas ainda existe tempo para a compaixão e amizade. Todos são obrigados a ter um parceiro e Kiwi encontra o amor e amizade na figura de Lichia. Pseudônimos de jovens anônimos que buscam um lugar na sociedade.

Os gestos são sutis e as falas carregam a dor de quem está à margem da sociedade. Os personagens são muito jovens, mas são os protagonistas de uma história que revela as mazelas da exclusão.

A linguagem direta, muitas vezes ¨crua¨, faz com que a narrativa prenda a atenção, mas poderia ficar cansativa se a direção de Maza não tivesse o mérito de destacar as sutilezas do texto, valorizando a força do excelente texto e os seus momentos poéticos.

O tom da encenação, com a ajuda da luz e dos figurinos, ganha ares surreais, oníricos, salientando o absurdo que é a vida sem a garantia mínima de sobrevivência. Como se tudo o que é mostrado fosse um sonho, e principalmente, um pesadelo.

Os movimentos, precisos e criativos, nos fazem mergulhar num mundo em que a incerteza do futuro é dominante. A esperança, no entanto, vence a dor e o final é encantador.

Para escolher o elenco, Maza realizou testes. Rita Batata tem um excelente desempenho, é segura em cena e vive uma adolescente sem cair no estereótipo. Lucas Lentini não consegue a mesma intensidade na sua interpretação, mas estabelece com a companheira de palco uma ótima química e os atores também são responsáveis pela qualidade da montagem.

Se não fosse por alguns detalhes no texto, como o frio incessante e aniquilador, seria possível dizer que essa peça foi escrita por um dramaturgo brasileiro. O retrato da vida desses jovens lembra muito a dura realidade dos moradores de ruas e órfão do nosso país.

Para completar a semelhança com a nossa realidade, o pano de fundos são as Olimpíadas. O texto não poderia ser mais pertinente e contemporâneo!

SINOPSE
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a polícia faz sua limpeza social. Uma garota, abandonada por sua família, é acolhida por jovens que lutam pela sobrevivência nas ruas. Ela é batizada Kiwi e terá uma dura trajetória até a esperança de uma vida melhor em um mundo que parece não ter lugar para ela e seus amigos. Texto premiado do autor canadense Daniel Danis com direção de Lucianno Maza.

FICHA TÉCNICA
Texto: Daniel Danis
Direção e tradução: Lucianno Maza
Elenco: Rita Batata e Lucas Lentini
Assistência de direção: Náshara Silveira
Trilha-sonora: Dr. Morris
Figurino: Anne Cerutti
Cenário e iluminação: Lucianno Maza
Assistência de iluminação: Melissa Guimarães
Arte gráfica: André Kitagawa
Projeto (programação visual): Caesar Moura
Fotos de divulgação: Arô Ribeiro
Fotos de cena: Bob Sousa
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques
Produção executiva: Berenice Haddad
Produção e idealização: Lucianno Maza
Realização: Projeto Grande Elenco

SERVIÇO
De 1 º de Outubro a 27 de Novembro de 2016
Sábados, às 21h30, e domingos, às 19h
Teatro Augusta (Sala Experimental)
Endereço: Rua Augusta, 943 - Cerqueira César
Informações: (11) 3151-4141
Capacidade: 50 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada: estudantes; jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos; idosos acima de 60 anos; portadores de necessidades especiais e acompanhante; e professores da rede municipal e estadual)
Horário da bilheteria do teatro: Quarta a sexta, de 14h às 21h; e sábados e domingos, de 13h às 21h.
Os ingressos também podem ser adquiridos pelo site e televendas: www.compreingressos.com e (11) 2122-4070.


Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS