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Críticas - Teatro Adulto

Observações sobre o poético espetáculo Esperando Godot
Publicado em 11/09/2016, 20:00
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Sempre digo que o teatro é a luz no fim do túnel nesse mundo caótico. Alguns espetáculos , no entanto, tocam especialmente a alma, seja por causa da direção, do elenco, da qualidade da equipe, do texto. Esperando Godot encanta pelo todo harmônico.

É uma poesia necessária nesses tempos turbulentos. Um texto que emociona e que provoca encantamento e reflexão. Tudo está em harmonia. Um espetáculo muito bonito, do início ao fim.

Destacar momentos da encenação é, portanto tarefa difícil, mas prestem atenção especial no canto de Claudio Fontana ( que aliás inicia a apresentação), os abraços entre os protagonistas, as mãos dadas para um futuro incerto e a cena dos chapéus (cenas que também são citadas como marcantes por muitas pessoas que prestigiaram a montagem).

Como já mencionei, no Facebook, é magia, poesia, amizade, cumplicidade... Num tempo em que muitas pessoas fazem de tudo pelo poder e para aparecer, a generosidade em cena entre Elias Andreato e Claudio Fontana e tocante. A energia da bonita amizade na ¨vida real¨ é levada para o palco ( e vice-versa).

Nesses dias sombrios tudo isso é necessário para que a vida não seja vazia e *os dias inúteis (como acontece com Estragon e Vladimir)..,bom, pelo menos eles ainda não desistiram de esperar por alguém...muitas pessoas não esperam mais nada...

Não podemos ficar parados, esperando. É preciso agir e se posicionar. E isso independe de opinião política. Temos que agir enquanto cidadãos e em prol de um mundo melhor, com respeito às diferenças, em todos os sentidos.

O encontro entre Elias Andreato e Claudio Fontana é sempre mágico. Dois grandes atores que realizam um jogo cênico onde a poesia e o humor estão numa excelente harmonia.

Elias tem uma luz que nos faz acreditar que o teatro pode nos salvar das mazelas do cotidiano. Sensibilidade à flor da pele, como ator e diretor.

Claudio Fontana também traz essa energia positiva. O tempo corre a seu favor. Cada dia mais jovem e uma jovialidade que é levada para o palco através de uma interpretação segura, voz e corpo em completa sintonia. As cenas em que o ator canta merecem atenção especial.
Clovys Torres tem uma presença marcante, numa interpretação segura e uma expressão corporal incrível. Raphael Gama e Gui Bueno fecham com chave de ouro o elenco.

As aparições no decorrer da trama são poucas, mas também garantem a qualidade do espetáculo.

Gui Bueno faz a sua estreia como ator no teatro profissional e já demonstra que o seu futuro na carreira é promissor.

O tempo é o ponto central da encenação. A passagem do tempo, mesmo diante de duas figuras presas a um cotidiano sem perspectivas, está impressa no cenário de Fabio Namatame, na bela trilha criada por Jonathan Aroldi, na luz e na movimentação dos atores, que muitas vezes são guiadas por uma coreografia que ressalta a imobilidade de dois homens, vagabundos, clowns, que acabam estabelecendo uma relação de afetividade.

Vladimir e Estragon estão num lugar inóspito. Se relacionam com Pozzo, Lucky e o menino que traz recados de Godot em momentos (poucos) específicos.

O figurino de Gabriel Villela também traz na sua textura, cor e detalhes a essência dos personagens, que estão num lugar indefinido, pouco, ou nada, sabemos sobre eles, sobre a história de vida de cada um, mas que trazem para a cena o peso de uma existência inútil ( pelo menos enquanto esperam Godot).

Sinopse:
Em “Esperando Godot”, escrita no pós-guerra (1943-1953) Samuel Beckett explora uma situação estática, o lugar é deserto, somente uma árvore ao centro. Dois velhos vagabundos, Vladimir e Estragon estão esperando Godot. Nada acontece e a atmosfera de vacuidade e monotonia não é alterada senão pela passagem de Pozzo e Lucky (respectivamente senhor e escravo) que, ao saírem fazem retornar o vazio. Para preencher o tempo, para enganar o tédio dos dias vazios e iguais, Vladimir e Estragon falam um com o outro mesmo sem ter o que dizer, travam brigas inúteis e refazem as mesmas perguntas, para assim preencherem o vazio da existência e para se darem ao menos, a impressão de existirem.
Sinaliza, com maestria, o absurdo da existência humana.
Direção, atuação, luz (Wagner Freire), trilha (Jonatan Aroldi), figurino
( Gabriel Villela) e cenário (Fabio Namatame), tudo impecável.
Depois colocarei fotos e escreverei mais observações.
Daise Amaral assina a produção e também fez a assistência de direção ( raramente um produtor consegue reunir tanta gente especial num só projeto - Daise e Claudinho Fontana conseguem - Fiquem ligados que já já estreia Peer Gynt, direção do Gabriel e produção do Claudio). André Acioli tem uma frutífera parceria com Elias, ajudando também na direção.
Super recomendo!
Para saber mais:
http://www.deolhonacena.com.br/index.php…
Obs: Não deixem de ler o comentário do Dib Carneiro Neto, que compartilhei no meu Face.
Mais fotos da estreia na página da peça:
https://www.facebook.com/Esperando-GODOT-452157911635379/…
Ficha Técnica:
Texto: Samuel Beckett
Direção: Elias Andreato
Elenco: Elias Andreato (ESTRAGON), Claudio Fontana (VLADIMIR), Clovys Torres (LUCKY), Raphael Gama (POZZO) e Guilherme Bueno (O MENINO)
Figurino: Gabriel Villela
Assistente de Figurino: José Rosa Neves
Bordadeira: Maria do Carmo Soares
Produtora de Figurino: Clissia Morais
Cenografia: Fábio Namatame
Trilha Sonora: Jonatan Harold
Coreografia: Melissa Vettore.
Iluminação: Wagner Freire
Técnico de Luz e Som: Cleber Eli
Diretor de Palco: Claudio Nunes Pinheiro
Diretor Assistente: André Acioli
Assistente de Direção: Daíse Amaral
Fonodióloga: Edi Montecchi
Camareira: Ana Lúcia Laurino
Produção: DNA Produções Artísticas
Direção de Produção: Daíse Amaral
Produtor Executivo: Jefferson Pedace
Assistente de Produção: Paula Tonolli
Identidade Visual: Elifas Andreato
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Programação Visual: Dib Carneiro Neto, Jussara Guedes e Suely Andreazzi
Fotos: João Caldas
Assistência de Fotografia: Andréia Machado
Serviço:
Banco Bradesco oferece “Esperando Godot” de Samuel Beckett
Duração: 80 min.
Onde: TUCARENA (Entrada pela Rua Bartira) Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Telefone: 3670-8455
Temporada: Sextas e Sábados às 21h / Domingo às 19h
Ingresso: R$ 50,00 (sexta), R$ 60,00 (sábados e domingos).
Classificação: 12 anos
Estreia: 09 de Setembro a 27 de Novembro de 2016.
Vendas online: www.ingressorapido.com.br / Central de Vendas: 4003-1212
Visitem a página: https://www.facebook.com/Esperando-GODOT-452157911635379/…
Clique nas imagens para ampliar:

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DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

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