A peça Cenas de uma Execução, já encenada com sucesso em cidades como Nova York, Praga e Londres, é baseada em fatos reais. Nessa obra, o autor Howard Barker fala da terrível batalha de Lepanto e da vida da grande pintora Artemísia Gentileschi.
No papel da protagonista está uma das nossas grandes atrizes, que também é idealizadora e produtora do projeto: Clarisse Abujamra.
Cenas de uma Execução narra a história da famosa pintora da época que foi convidada pelo Doge de Veneza a pintar a vitória da Liga Cristã sobre os turcos no ano de 1571.
No seu trabalho, Artemísia Gentileschi, seja na sua vida pessoal ou nessa obra, não celebra Veneza, mas ofende e enfurece as autoridades venezianas, do Estado, da Igreja em particular, devido à sua representação sangrenta e realista da batalha de Lepanto.
O ato da artista foi corajoso, desafiador, e claro, muito perigoso. Ela acendeu a ira de muitos poderosos.
O texto foi lido no evento Letras em Cena. Um texto impactante, que prende a atenção do início ao fim e que mostra o talento de uma artista que não conseguiu realizar uma arte falsa, tendenciosa.
Em cena, vemos a alma e o talento de uma artista que realiza um trabalho que propõe reflexões sobre ética, o fazer artístico e a censura. Como a Clarisse disse em texto de divulgação do espetáculo: “Ninguém deixará o teatro sem ter sido lindamente provocado a pensar o poder e suas armadilhas”.
Os donos do poder determinam e censuram a criação artística, mas o impacto da obra é tão grande que ninguém consegue impedir que as pessoas vejam o quadro, se emocionem e se sintam incomodados com o horror de uma guerra.
A Clarisse, protagonista, tem sempre uma forte presença no palco, com voz e expressão corporal marcantes, e entrega total em cena sem deixar o apuro técnico.
Com relação aos demais atores, destaque para os atores experientes Amazyles de Almeida, Oswaldo Mendes, Malu Bierrenbach / Lara Córdula (que se revezam como Rivera (crítica de arte). Os demais cumprem bem os seus papéis na montagem, que está focada na força do texto e na interpretação do elenco.
O cenário principal é o ateliê de Artemísia e através de luz e movimentações dos atores, o público acompanha a trama em outros ambientes, como na prisão onde a personagem é levada por ter criado uma obra a partir dos seus princípios e não de acordo com o desejo de quem detinha o poder religioso e financeiro.
Ficha Técnica:
De - Howard Barker
Direção – Clarisse Abujamra
Personagens e elenco:
Galactia, uma pintora – Clarisse Abujamra
Carpeta, um pintor – Fernando Rocha
Urgentino, o Doge de Veneza – Oswaldo Mendes
Suffici, o almirante – Mauricio Moraes
Rivera, uma critica de arte – Malu Bierrenbach / Lara Córdulla
Ostensibile, o Cardeal – Roberto Ascar
Prodo, um veterano – Fabio Acorsi
Supporta, filha de Galactia – Amazyles de Almeida
Dementia, filha de Galactia – Priscila Castello Branco
O Caderno de Esboços (locução) – Leopoldo Pacheco
Figurino – Leda Senise
Assistente de figurino – Marcos Veniciu
Trilha Sonora composta por – André Abujamra
Assistente de Direção – Vivien Buckup
Projeto de Luz de - Wagner Pinto
Curadoria Artística e Desenhos de Galactia por – Kika Goldstein e Federico Guerreros
Programação Visual de - Ivan Abujamra e Antonio Fagundes Neto
Assistente de Produção – Priscilla Castelo Branco e Marina Gebara
Assessoria de Imprensa - Morente Forte
Produção Executiva - Yara Leite e Adriana Amorim
Produção – Clarisse Abujamra Produções Artísticas
Espaço Cia da Revista (82 lugares)
Alameda Nothmann, 1135. Santa Cecília
Bilheteria: 3791.5200
Abre 3 horas antes do início. Aceita todos os cartões, não aceita cheque. Estacionamento conveniado, no número 1238 da mesma rua.
Vendas: www.ingressorapido.com e 4003.1212
Terças e Quartas às 21h
Ingressos:
R$ 50
Reestreia dia 05 de Julho de 2016
Curta Temporada: até 28 de Setembro
|