A cada cena acompanhamos - com o coração - a vida da bailarina Isadora Duncan. Dança, música e palavra se juntam de uma maneira delicada e os atores transbordam emoção e talento.
Em menos de uma semana dois espetáculos de muita qualidade, que integram o Programa Vivo EnCena, estrearam em São Paulo: Isadora (Auditório do Masp) e Rainhas do Orinoco (Teatro Vivo). Ambos são imperdíveis e vale a pena agendar para prestigiá-los (sobre Rainhas do Orinoco: http://www.deolhonacena.com.br/index.php?pg=3a1b&sub=34#linha).
No palco quem vive a artista é Melissa Vettore, idealizadora do projeto e que pela primeira vez assina a dramaturgia de uma peça. Para essa empreitada, ela teve a contribuição do ator Daniel Dantas, que no palco vive um editor que quer publicar uma biografia sobre a bailarina, e do diretor Elias Andreato.
Melissa vive Isadora com vigor, graça e evidencia com precisão o seu espírito inquieto e apaixonado pela profissão. Patrícia Gasppar e Roberto Alencar (os seus irmãos) também dão frescor ao espetáculo, num clima delicado, que mistura teatralidade aos passos da dança.
Já Daniel Dantas, como o editor, mantém uma postura mais contida (já que os seus diálogos com Isadora são mais tensos na medida em que as conversas relembram detalhes do passado – como a perda de seus filhos - e as dificuldades de uma profissão que teve altos e baixos.
A dança era a vida da protagonista e ela é a alma desse trabalho orquestrado com sensibilidade pelo iluminado diretor Elias Andreato.
Para a direção, Andreato contou com a parceria de Renata Melo para as coreografias e preparação corporal dos atores. Coreografias que levam para o palco a leveza e a plenitude da arte feita com amor e dedicação. Nesses dias tenebrosos um bálsamo para o coração.
As músicas executadas ao vivo por Jonatan Harold dão às cenas leveza ou carga dramática. A trilha contribui, especialmente, para que o mergulho na trajetória de Isadora seja repleto de poesia. Ela reforça a delicadeza da montagem e também ressalta as emoções, que na maioria das cenas são expressas através de gestos e coreografias.
O cenário é simples na estrutura, mas muito usual. No canto esquerdo do palco, estamos na França, já no final da vida de Isadora, quando ela se relaciona com o editor.
Na parte central, são mostrados os principais momentos de sua vida, a dança como o foco principal e imagens transmitidas numa espécie de lustre. No canto direito, está o piano onde Jonatan Harold executa a trilha.
No figurino, roupas leves, claras e possibilitam que os atores se movimentem com leveza.
Elias Andreato é um diretor que sempre brinda o público com excelentes trabalhos e agora cativa pela sensibilidade de levar para o palco um espetáculo que proporciona um mergulho na alma de uma artista que merece ser lembrada e reverenciada sempre pelo seu talento e legado.
O seu maior legado foi ter quebrado as barreiras da tradição e ter realizado uma dança que buscava a liberdade nos passos e traduzir em cena a alma inquieta do artista.
Isadora acreditava na arte como forma de aprimoramento do ser humano, tanto que montou uma escola em Grunewald, na Alemanha,Rússia e em Paris, favorecendo as crianças das classes mais pobres.
Isadora é uma montagem extremamente oportuna para ser encenada nos tempos atuais, num momento em que as ideologias ( em todas as profissões), dão lugar ao interesse financeiro e à busca pela fama a qualquer preço.
Ficha Técnica:
Direção: Elias Andreato
Dramaturgia: Melissa Vettore
Colaboração Dramatúrgica: Elias Andreato e Daniel Dantas
Assistência de Direção: André Acioli
Elenco: Daniel Dantas (participação especial), Melissa Vettore, Roberto Alencar e Patrícia Gasppar
Piano ao Vivo: Jonatan Harold
Iluminação: Wagner Freire
Cenário: Marco Lima
Figurino: Marichilene Artisevskis
Trilha Sonora: Jonatan Harold
Direção de movimento e Preparação Corporal: Renata Melo
Pesquisa Coreografias Isadora Duncan: Melissa Vettore
Criação Coreografias: Renata Melo, Roberto Alencar, Melissa Vettore, Patricia Gasppar e André Acioli
Produção de Imagens em Video: Marco Vettore
Vídeos: Raimo Benedetti Estúdio B
Fotografia: João Caldas
Desenho Gráfico: Simone Drago
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Administração: Sonia Odila
Produção Executiva: Keila Mégda Blascke
Direção de Produção: Selene Marinho – Radar Cultural
Idealização: Elias Andreato e Melissa Vettore
Produção e Realização: Dramática Produções Artísticas – MelissaVettore
Patrocínio: PORTO SEGURO e VIVO
Serviço:
Auditório MASP Unilever (374 lugares)
Avenida Paulista, 1578
Informações: (11) 3149 5959
Bilheteria: Terça a domingo: das 10h às 17h30. Quinta-feira: das 10h às 19h30. Em dias de espetáculo nos Auditórios, a bilheteria funcionará até o horário de início da apresentação. Aceita dinheiro, débito e crédito a vista. Desconto de 50% para clientes Porto Seguro e Vivo Valoriza. Estacionamento Conveniado: PROGRESS PARK Avenida Paulista, 1636 / CAR PARK Alameda Casa Branca, 41
Vendas: www.masp.org.br e www.ingressorapido.com.br
Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 20h
Ingressos:
R$ 40
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos
Temporada: até 31 de Julho
|