TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Núcleo Experimental faz uma bela homenagem à vida de Hebert Daniel no musical Codinome Daniel
Publicado em 04/03/2024, 12:00
9
Facebook Share Button
O Núcleo Experimental é um espaço que privilegia a arte, que aprimora o conhecimento e o nosso senso crítico.
Zé Henrique de Paula, com a ajuda de sua equipe, realiza um teatro que conversa com questões atuais. São trabalhos que nos fazem pensar sobre "o hoje" e sobre a urgência de prestar atenção no quanto viver numa sociedade mais justa e respeitosa é o que garantirá a possibilidade de um futuro. Sem amor e sem respeito não existe vida. Quem não prega o amor pelo próximo, quem está mergulhado num emaranhado de preconceitos, vegeta .
Não é à toa que o atual musical do Núcleo Experimental encerra um projeto denominado Uma Trilogia Para a Vida, que conta com “Lembro Todo Dia de Você” e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. Em todos esses espetáculos, questões sobre o amor e o respeito emanam com primor.
O HIV, a Aids e os direitos da população LGBTQIAPN+ são pontos essenciais para a construção da dramaturgia.
No caso de Codinome Daniel, inspirado na vida do jornalista Herbert Eustáquio de Carvalho (1946-1992) , conhecido como Herbert Daniel, a peça é tocante do início ao fim.
Vivemos num país em que a preservação da memória é complicada. Ora, valorizar a memória é contribuir para que ao conhecermos melhor o nosso país, seja possível batalhar por um mundo onde não reine a ganância, ou que, pelo menos, seja possível a reinvidicação dos nossos direitos. E os governantes, em sua maioria, mantêm o seu poder a partir da ignorância dos cidadãos.
Codinome Daniel traz fatos que não podem cair no esquecimento. É um espetáculo que provoca reflexões e emociona.
O mineiro Hebert Daniel viveu plenamente. Viveu o horror da Ditadura, os sonhos da liberdade e o avanço da Aids. Ele foi embora cedo, mas deixou um legado que merece ser reverenciado.


Hebert Eustáquio de Carvalho
Codinome Daniel
Ditadura, coragem, medo, amor, amizade, humanidade.
Abandono da família, dos estudos, abandono do cotidiano em nome de um ideal . Viveu sob o medo, com as perdas de muitos companheiros.
Hebert Daniel integrou as organizações paramilitares POLOP, Colina, VAR Palmares e VPR. Daniel e Carlos Lamarca criaram o movimento guerrilheiro no Vale do Ribeira, em 1969.
POLOP (Organização Revolucionária Marxista - Política Operária ), COLINA (Comando de Libertação Nacional), VAR PALMARES (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares) e VPR (Vanguarda Revolucionária Palmares).
Daniel foi um dos ativistas mais procurados e um dos poucos integrantes da luta armada que escapou da tortura. Viveu exilado com o seu marido Claudio, mas antes disso, durante o período da luta armada, teve que esconder a sua orientação sexual por um bom tempo. (Uma parte da esquerda não compreendia que o amor é lindo de todas as formas, aliás, "pregava" que o amor e a luta armada não poderiam conviver de forma harmônica).
Foi quando conheceu Claudio que o amor ganhou espaço no seu cotidiano. Daniel foi importantíssimo para a comunidade gay, pois militou através de seus textos jornalísticos, livros, e criou a ONG Pela Vida. Também militou no PT e fundou o Partido Verde.
É um nome da nossa história que merecer ser sempre lembrado e merece um musical à altura de Codinome Daniel. As memórias são o foco principal. Através das lembranças e dos seus delírios nos momentos em que esteve isolado, é que o público acompanha a sua vida e detalhes do Brasil nos anos 60.
História bonita porque ele teve o carinho da família e do seu companheiro quando adoeceu (descobriu que estava com Aids quando voltou do exílio). Mesmo com os horrores da Ditadura estabeleceu uma linda amizade com a jovem Wanda, codinome de Dilma Roussef, e foi essencial para mostrar para a sociedade que conviver com a Aids não era fácil, mas o preconceito é que mata os sonhos de quem convive com a doença.
Para criação da trama, o livro Revolucionário e Gay, a vida extraordinária de Herbert Daniel”, de James N. Green, foi a inspiração.
Para traçar com mais clareza a participação de Daniel na luta contra a Ditadura e delinear com mais exatidão o significado de termos e siglas citadas durante a encenação, entra em cena o ator Fabiano Augusto, como Green. Ele comenta o que está acontecendo no palco e reforça assim o quanto Daniel é figura fundamental para que golpes como o de 8 de janeiro de 2023 não se repitam. Naquele dia, corremos o risco de voltar a viver sob o terror de uma Ditadura e a arte é uma ferramenta poderosíssima para que personalidades como Herbet Daniel não caiam no esquecimento.
Se em algumas (poucas) cenas é complicado compreender detalhes da trajetória de Daniel para quem não leu o livro, ou conhece pouco sobre a Ditadura, a presença desse "personagem" é bem-vinda.
A música contribui para dar vivacidade à ação dramática e faz com que o musical, que dura três horas aproximadamente, não fique cansativo.
Em algumas passagens, o texto é didático para salientar a magnitude das ações de Daniel, e é a música que garante a permanência do vigor dramático nesses momentos.
Um musical que grita pelo amor e respeito através das atividades em prol de um mundo mais harmônico e que encanta porque a direção sensível de Zé Henrique de Paula conta com um elenco primoroso que dá vida a personagens instigantes e apaixonantes. 👏👏👏

Serviço

Codinome Daniel, do Núcleo Experimental

Temporada: 12 de janeiro a 7 de abril de 2024

Sextas, sábados e segundas, às 20h30, e domingos às 18h

Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Venda pelo site Sympla

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

Mais informações em @nucleoexp

Este projeto foi contemplado na 40a. edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.


Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS