Judy - o arco-íris é aqui
Judy Garland
Musical com Luciana Braga
Talento e encanto
http://www.deolhonacena.com.br/index.php?pg=3a1b&sub=173#linha
Luciana é acompanhada em cena pelos músicos André Amaral e Liliane Secco, que assina também a direção musical.
Desde muito novinha Luciana Braga foi comparada a Judy Garland, estrela norte-americana.
Luciana que é uma grande atriz brasileira nunca pensou em interpretá-la, mas ao comentar sobre a sua possível semalhança com Judy com um amigo dramaturgo, óbvio que a ideia de transformar essa semelhança em uma peça de teatro foi projetada para ser encenada. E no ano passado estreou, no Rio de Janeiro, Judy, o arco-íris é aqui, direção e dramaturgia de Flávio Marinho.
Atriz madura, plena, sem pudor de dizer que traz consigo inseguranças, ansiedade, como todos nós temos as nossas inquietudes; inquietudes também presentes na estrela Judy, que teve grande importância na história do cinema, música e teatro nos EUA, mas foi crucificada por ser dependente de drogas, ora, um desrespeito para com o seu majestoso talento e que deixou trabalhos inesquecíveis como legado artístico.
A semelhança física entre Judy e Luciana deu origem a uma dramaturgia de auto ficção. De uma maneira inteligente e despretensiosa, a própria história da atriz brasileira se funde à trajetória da atriz norte-americana. Duas artistas com realidades diferentes, que brilham em tempos diferentes (Judy "foi brilhar num céu de estrelas" em 1969 e a estreia profissional de Luciana foi em 1985), mas ambas detentoras de muito talento, com uma trajetória de muito trabalho, momentos de glória, momentos profissionais complicados e com a tarefa de administrar vida pública e pessoal.
Se nos EUA a profissão de atriz tem percalços, no Brasil ainda é preciso lidar com fake news que acusam artistas de "mamar nas tetas do governo", sem contar a valorização de sub-celebridades que ganham notoriedade por motivos que não têm relação com talento para a atuação.
Luciana vive com maestria a estrela da idade de ouro de Holywood e narra com competência momentos de sua própria vida pessoal e profissional, com lindas passagens em que as canções imortalizadas por Judy ganham delicadeza na sua bela voz.
Um musical solo, uma conversa teatralizada com encantamento, em que a atriz abraça o público com delicadeza, quebrando a quarta parede. O espectador se sente próximo da atriz, ainda mais que a vida de Judy e de Luciana têm em comum a busca pela felicidade, a valorização do amor, o amor pelos filhos, e é impossível, portanto, não ocorrer identificação com tudo o que é narrado e encenado.
No palco, dois pianistas, uma mala que tem um simbolismo marcante na vida de Judy e de todos os artistas que mambembam por diversos lugares para apresentarem os seus trabalhos; uma trilha musical com canções que ficaram famosas na voz de Judy, um desenho de luz que dá foco aos momentos de estrelismo e angústia, além de um figurino inspirado em vestimentas usadas por Judy em seus trabalhos.
O foco principal está em Luciana, numa interpretação primorosa que não pretende imitar a diva americana. A atriz capta a alma de Judy e encanta!
Sobre Judy Garland: considerada um dos maiores nomes da era de ouro de Hollywood, e mãe da também atriz e cantora Liza Minnelli, eternizou-se pela carreira brilhante iniciada ainda na tenra infância. O Mágico de Oz é o seu trabalho mais famoso e ainda hoje reverenciado.
A mãe foi quem a levou para os holofotes. Para que a filha aguentasse a jornada exaustiva de trabalhos, de uma maneira irresponsável, foi conivente com o uso de remédios.
Desde cedo a artista ficou refém das drogas e das bebidas. Com altos e baixos na vida pessoal e profissional, a solidão e a fraqueza para lidar com as mazelas do dia a dia acabaram por deixá-la dependente das drogas e a estrela acabou falecendo devido a uma overdose.
O arco-íris é a marca do Mágico de Oz e a marca da luta pelo respeito lgbtqia+ (Judy era amada por essas pessoas e o dia da sua morte foi marcada pelo início da luta dos gays pelo respeito).
Viva o amor, a arte e o respeito!
Teatro Faap Judy: O Arco-Íris É Aqui Luciana Braga
@teatrofaap @judy.teatro @lucianabragaatriz
#teatrofaap #judyoarcoiriseaqui #lucianaribeiro #fabiooliveira #marcusviniciusdemoraes |