TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Mel Lisboa estreia Madame Blavatsky - amores ocultos
Publicado em 15/03/2023, 22:00
90
Facebook Share Button
Mel Lisboa estreia Madame Blavatsky - amores ocultos
No espetáculo solo, a história de uma mulher instigante, que promove reflexões sobre a potência da nossa mente e sinaliza a magnitude do teatro - o seu poder de contar histórias


Helena Blavatsky foi escritora, fundadora da Teosofia e era paranormal.
Nasceu na Rússia - Ucrânia - 1831; faleceu em 1891, em Londres.
Desde criança tinha visões. Se em pleno 2023, ainda mais após os tempos sombrios que passamos com um governante com visões fascistas, as mulheres são vítimas de misoginia e pessoas médiuns são confundidas com bruxas e/ou vistas como loucas, no tempo de Helena com certeza vencer preconceitos era uma batalha muito, mas muito árdua.
Helena sofreu com a ignorância do pai (a mãe tinha uma mente " mais aberta"); obrigada a se casar com um senhor bem mais velho, acabou fugindo para o exterior porque sentia asco do marido. Na Rússia mulher separada era massacrada pela sociedade.
Viajou pelo mundo, conheceu pessoas, fez descobertas sobre a alma humana, enfrentou inimizades e também fez muitos aliados.
Odiada por muitos e considerada chartalã, também foi admirada e invejada por muita gente. Com a ascenção de Hitler a vida ficou complicada e, apesar de já ter uma trajetória de feitos, num certo momento começou a ficar muito doente, enfraquecida.
Blavatsky surgiu num momento histórico em que a religião perdia fiéis com o avanço da Ciência e da Tecnologia. Ela teve a proeza de contribuir para o avanço do ocultismo e do estudo conceitos que buscam explicações para questões relacionadas à existência humana, ao esoterismo e à reencarnação. Helena Blavatsky acreditava na fraternidade como o meio de combate à intolerância. A teosofia ganhou o mundo e é fonte de estudos e pesquisas.
Conhecer detalhes da trajetória dessa mulher através do olhar de Claudia Barral, autora do texto teatral, da atriz Mel Lisboa e do diretor Marcio Macena, é uma oportunidade prazerosa.
Macena guia a atriz para ela ficar bem à vontade em cena.
Claudia se inspirou na peça Madame Blavatsky, de Plínio Marcos, e mostra toda a sua competência para a dramaturgia.
O texto não é uma simples narrativa da vida dessa figura tão emblemática.
Helena quer retornar ao mundo "físico" para que as pessoas conheçam melhor a sua alma. Exige que isso aconteça no teatro, através do corpo de uma atriz e que no palco estejam objetos marcantes na sua vida, como um piano e uma coruja. Um grande prazer para ela é poder sentir mais uma vez o sabor de um delicioso doce típico russo, uma amenidade que lhe traz lembranças.
A incorporação mediúnica acontece de uma maneira intensa. É ficção, claro, mas Mel Lisboa vive esse momento com muita intensidade e tudo parece tão real! O poder mágico do teatro!
Vemos a maestria da interpretação de uma atriz que se aprimora a cada novo trabalho. Corpo e voz estão a serviço do espírito de Helena Blavatsky. A fisionomia de Mel se transforma, ganha ares de uma senhora que carrega consigo a complexidade da vida e os seus mistérios.
A sua expressão corporal é magnetizante. Uma viagem mística e teatral.
A quarta parede é quebrada em alguns momentos para Mel relatar detalhes do seu encontro com a vida de Helena Blavatsky, um encontro onde a paranormalidade se fez presente. Um encontro especial porque ele ocorreu durante um tempo de incertezas, no auge da pandemia, e ela transformou esse momento marcante em um espetáculo teatral de qualidade.
.....
Teosofia - conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e da divindade.
O teatro e o seu poder de nos fazer viajar pelo limite tênue entre ficção e realidade, verdade e mentira, imaginação, sonho e o poder da mente.

....

Com Mel Lisboa
Texto: Cláudia Barral
Direção: Marcio Macena
Luz: Ligia Chaim
Figurino: João Pimenta
Cenário: Márcio Macena
Som: Bruno Pinho
Produtora Executiva: Dani D' Agostino
Equipe Cenotecnia: Alício Silva, Mariana Maschietto, Igor Gomes, Dandhara Shoyama, Giorgia massetani, Julia Leandro
Fotos Assessoria: João Caldas
Fotos Divulgação: Hudson Senna
Designer gráfico: Valentina Namur
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção: Morena Carvalho
Realização: Lisboa Produções

Estreia dia 15 de março
Terças e quartas às 20h
TEATRO VIVO
Ingressos à venda pelo Sympla.
@mellisboa @marciomacena
@caubarral @andreacioli77 @instadapombo
#deolhonacena
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS