Turismo e eventos culturais: Espetáculo Ninguém se Lembra é o resultado de uma residência artística com o encenador palestino Ihab Zahdeh
No dia 1 de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalho, a sede do grupo de Teatro de Heliópolis recebe o espetáculo-em-processo (ou a abertura de processo) Ninguém se Lembra, que é o resultado de uma residência artística com o encenador Ihab Zahdeh, cofundador do Yes Theatre de Hebron, na Cisjordânia, no contexto da 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de SP.

Na apresentação, será mostrado o resultado de um estudo cênico sobre o conceito de resistência. São diversos olhares que colocam em cena percepções sobre a situação social e política do país.

A escolha da sessão acontecer exatamente no dia do Trabalho, na sede de um grupo com moradores de uma comunidade e logo após uma greve geral, claro, foi proposital e dá mais força ainda à encenação.

O teatro como meio de resistência, de reflexão e também de entretenimento é celebrado artistas de diferentes origens e atividades: atores, cantores e músicos. Todos esse profissionais, no entanto, dividem as mesmas angústias e inquietações enquanto cidadãos.

Ser artista no nosso país é sinônimo de resistência diante das dificuldades para se produzir uma montagem, um show. O palco é, portanto, o lugar ideal para o encontro, a partilha e diálogo.

São 11 artistas oriundos do encontro com um diretor que sabe muito bem o significado de resistência, da luta pela cidadania e busca da identidade, pois Ihab Zahdeh é palestino e, como todos sabem, a sua terra natal sofre com a ocupação israelense. Profissionais que se reuniram em busca do aprimoramento e pela terceira vez mostrarão o resultado das improvisações cênicas que realizaram nessa união artística entre Brasil e Oriente Médio.

Vale a pena transmitir a fala do release enviado á imprensa: ¨No princípio, era a palavra: resistência. E o verbo: resistir. Resistir aos golpes maiúsculos e minúsculos, resistir individualmente ou no âmbito coletivo, resistir nos espaços possíveis – palcos e ruas, ruas e palcos, dentro e fora. Então, veio o gesto. Ou a tentativa da ação. O dolorido aprendizado do colocar-se em cena. A experiência do conjunto: comunidade, coletividade ou ambos? O corpo readquire a coragem do movimento para redescobrir-se corpo, corpus, e ativar memórias, sonhos, esperanças, imagens perdidas ou esquecidas, ou ainda subtraídas. Trata-se agora, portanto, de um ato. Mas não qualquer ato: um ato de resistência¨

Um teatro que tem como premissa o questionamento, sem deixar de lado o apuro técnico e artístico, e que merece atenção porque provoca reflexões pertinentes em um momento conturbado da nossa política.

SINOPSE

Um conjunto de artistas ocupa um teatro público prestes a ser privatizado pelo governo local. A partir dessa premissa, uma sucessão de cenas refletem os efeitos que os recentes momentos da história social e política do país causam sobre os indivíduos e a sociedade.


Resultado de um estudo cênico sobre o conceito de resistência
Serviço:
Ninguém se Lembra
Dia 1º de maio, às 19h. Duração: 60 min.
Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho: Rua Silva Bueno, 1533, Ipiranga. Grátis (sistema: pague quanto puder).
Direção: Ihab Zahdeh
Textos e atuação: Alice Stamato, Aminah Bárbara, Cacá Toledo, Carol Angrisani, Fany Magalhães, Filipe Ramos, Jeane Doucas, Ligiana Costa, Nick Vila Maior, Rodrigo Caldeira e Rogério Guarapiran
Trilha sonora: Ligiana Costa
Autoria de "Cordão dos Democratas": Rodrigo Caldeira
Desenho de luz: Rogerio Candido
Colaboração: Maria Fernanda Vomero e Richard Santana




DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS