Turismo e eventos culturais: Se eu fosse Iracema
A ideia para o espetáculo surgiu quando o diretor Fernando Nicolau leu uma carta escrita pelos índios guarani kaiwoá, em 2012, onde eles expunham que era melhor que os matassem no lugar de tirarem as suas terras.

Nicolau se sensibilizou com o conteúdo da carta e pediu para que o dramaturgo Fernando Marques e a atriz Adassa Martins iniciassem com ele uma pesquisa sobre a condição indígena no nosso país, no passado e no presente.

O espetáculo foi premiado como melhor figurino (Luiza Fardin) nos prêmios Shell de Teatro, Cesgranrio e APTR do Rio de Janeiro.

Também teve indicações de melhor atriz para Adassa Martins (prêmios Shell e APTR) e melhor autor para Fernando Marques (prêmio APTR).

Para o diretor Fernando Nicolau, a montagem tem a intenção de fazer uma reflexão: branco, mestiço, índio e ocidental é possível coexistir? Abordando a questão indígena no Brasil, a montagem pretende examinar a possibilidade de convivência das diferenças. “As contradições estão presentes em diversos relatos e textos documentais que usamos na concepção”, conta ele. "É uma honra a possibilidade de falar sobre este assunto, de ecoar essas vozes tão caladas desde 1500. Olhamos tão pouco para os índios, e as questões permanecem as mesmas até hoje”, destaca a atriz Adassa Martins.

O espetáculo trabalha com mitos e ritos de forma não linear. No ínicio, a figura do pajé aparece quando a atriz Adassa interpreta um texto em guarani inspirado no cacique Raoni, que participa do documentário Belo Monte, anúncio de uma guerra, de André D’Elia.

“Escolhemos trabalhar o ciclo da vida: a origem do mundo, a infância, a adolescência, a fase adulta na figura da mulher e o ancião, na figura do pajé chegando ao fim do mundo”, explica o diretor.
Para os textos em guarani, a equipe contou com a ajuda do cineasta indígena Alberto Álvares. Além disso, as falas de Adassa misturam português e o idioma indígena: “ouvi os pajés e diversos índios falando em documentários e percebi os fonemas mais presentes”, diz a atriz.

Um olhar sobre a condição do povo indígena no Brasil
Serviço e Ficha Técnica:
SE EU FOSSE IRACEMA – Dias 1º e 2 de maio, segunda e terça-feira, às 20 horas, no Itaú Cultural. Intérprete – Adassa Martins. Dramaturgia – Fernando Marques. Direção – Fernando Nicolau. Iluminação e Cenografia – Licurgo Caseira. Figurino e Caracterização – Luiza Fardin. Trilha Sonora Original e Desenho de Som – João Schmid. Preparação Vocal – Ilessi. Direção de Arte da Comunicação Visual e Projeto Gráfico – Fernando Nicolau. Escultura do Busto – Bruno Dante. Fotografia – Imatra. Caracterização das Fotos – Luiza Fardin. Assistente de Direção – LuCa Ayres. Assistente de Figurino – Higor Campagnaro. Cenotécnico – André Salles. Aderecista – Derô Lopes. Operação de Luz – Ricardo Lyra Jr. Produção Executiva – Clarissa Menezes. Produção e Realização – 1COMUM. Idealização – Fernando Nicolau e Fernando Marques. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos. GRATIS (retirada de ingressos – público preferencial: duas horas antes do espetáculo, com direito a um acompanhante e público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, um ingresso por pessoa). O espetáculo conta com tradução simultânea em Libras.
ITAÚ CULTURAL – Sala Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 (próximo a estação Brigadeiro do Metrô). Telefone – (11) 2168-1776/ 1777. Capacidade – 247 lugares. Acesso para deficientes físicos. Ar condicionado. www.itaucultural.org.br




DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS