TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

Grupo Os Geraldos estreia em maio espetáculo com direção de Gabriel Villela

“Cordel do amor sem fim”, da dramaturga Claudia Barral,estreia em Itapetininga (SP), pelo SESI
Sinopse
“Cordel do amor sem fim”, da dramaturga Claudia Barral, estreia em maio em Itapetininga (SP), pelo SESI, e logo em seguida haverá uma circulação em outros municípios do interior paulista, apresentações na capital e uma temporada, prevista para agosto, em Campinas – onde se localiza a sede do grupo.

É o primeiro encontro entre um diretor de talento reconhecido (Gabriel Villela) - que traz um imaginai cheio de beleza e delicadeza, cor e valorização da cultura popular, que acredita na poesia como forma de melhorar o mundo - com um grupo de teatro (Os Geraldos), que tem 12 anos de estrada e representa o talento do artista do nosso interior - e que também traz em seus trabalhos a riqueza da nossa cultura popular.

Para celebrar essa parceria, a encenação da obra de uma autora nascida em Salvador, assinando um belo texto inspirado nas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano...

Em 30 anos de trajetória profissional, é a primeira vez que Villela dirige um espetáculo no interior paulista, e para esse trabalho ele conta com a ajuda preciosa de artistas com os quais tem uma parceria de longa data, como Babaya Morais, de Belo Horizonte/MG; Francesca Della Mônica, de Florença (Itália), preparação vocal, espacialização e antropologia da voz; José Rosa, de Caculé (BA), assistente de figurinos e adereços; os assistentes de direção Zé Gui Bueno e Ivan Andrade, de São Paulo, e Everton Gennari, de Birigui (SP).

Com essa reunião de grandes talentos, claro que a expectativa para a estreia é alta.

“Cordel do amor sem fim” ou “A flor do Chico” é a oitava montagem do grupo Os Geraldos. O processo de criação está a todo vapor até final de abril no Centro de Formação e Produção Teatral / Teatro Arte e Ofício, espaço cultural de 35 anos de existência e um dos ícones da cultura na cidade de Campinas/SP.

A produção é uma parceria entre o grupo e o SESI (Serviço Social da Indústria), a qual proporciona para Os Geraldos a continuação de uma trajetória pautada pela busca de estar sempre em contato com públicos de todos os lugares, em especial de cidades pequenas, onde as pessoas têm pouco, ou nenhum acesso, ao teatro. Os Geraldos já se apresentaram em mais de 70 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos.

A atriz Paula Guerreiro, que faz parte do elenco, conta que são mais de trinta pessoas diretamente envolvidas na realização do projeto: além dos 14 atores que estão em cena e da equipe que acompanha Villela, ainda há produtores, artistas gráficos e a parceria com restaurantes da cidade, com o Hotel Vitória Newport e com a Azul Linhas Aéreas. “É um projeto importante para o Estado de São Paulo, por democratizar o acesso a uma obra da dramaturga Claudia Barral, em parceria com Os Geraldos e Villela, em cidades para além do circuito tradicional, que é o eixo Rio-São Paulo, e por propiciar uma celebração do teatro popular brasileiro nesse encontro com a linguagem mineira, barroca e circense de Gabriel, lembrando que o Velho Chico, ao qual a peça faz homenagem, “passa no quintal do diretor”, declara Guerreiro.

Sobre a trama de Cordel do amor sem fim:
A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira.
Sobre Gabriel Villela
No momento, Auto da Compadecida, com o Grupo Maria Cutia de Belo Horizonte, está circulando por diversas cidades e espaços. Participaria do Festival de Curitiba agora em março, e por causa das medidas preventivas com relação ao proliferamento do coronavírus, o evento foi adiado para setembro.
Henrique IV, com produção de Claudio Fontana, que também integra o elenco é outra direção de Gabriel Villela esperada e que está em fase de pré-produção.

O diretor, que tem contribuição também na Música Popular Brasileira, com a direção de shows de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elba Ramalho e Ivete Sangalo, já dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, trabalhando com artistas como Renata Sorrah, Laura Cardoso, Beatriz Segall, Walderez de Barros, Marcello Antony, Regina Duarte, Thiago Lacerda, entre outros grandes nomes das artes cênicas nacionais.
Já recebeu Prêmios Molière, Sharp, Shell, Troféus Mambembe, Troféus APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmios APETESP (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo), Prêmios PANAMCO, Zilka Salaberry, além de dezenas de premiações internacionais, como no Festival Theater Der Welt in Dresden (Alemanha), Word State Festival, em Toronto (Canadá), “Globe to Globe”, no Shakespeare’s Globe Theatre (Londres, Inglaterra), dentre outros
Sua poética e produção artística estão registrados no livro “Imaginai! O teatro de Gabriel Villela”, de Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi, lançado em 2017 e vencedor, na categoria de livro de arte, do Prêmio Jabuti 2018.
#comunidadegabrielvillela
https://www.facebook.com/groups/133795370015657/

Sobre Os Geraldos
Indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2017, na categoria Territórios Culturais, o grupo Os Geraldos foi fundado em 2008, em Campinas, e já se apresentou, com seus cinco espetáculos, em mais de 70 cidades, de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 30 mil pessoas. Concomitante ao exercício artístico, com criação e intensa circulação dos espetáculos, os integrantes desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado, tendo sempre em vista o compartilhamento dos estudos, que se desdobra em projetos importantes de democratização do acesso à cultura, como o Curso de Formação de Atores e o Incubadora de Grupos Artísticos. Desde 2013, participa do Projeto Ademar Guerra, por meio do qual contribui para o desenvolvimento de grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.
www.osgeraldos.com.br/
www.facebook.com/pg/osgeraldosteatro
Instagram @osgeraldosteatro
Espaço
Centro de Formação e Produção Teatral / Teatro Arte e Ofício
TAO – Rua Conselheiro Antônio Prado, 529 – Vila Nova – Campinas/SP
DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS