TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

A Catástrofe do Sucesso estreia sob direção de Marco Antônio Pâmio

Para a elaboração do espetáculo, a Episódica Companhia fez residência artística de quatro meses no Instituto Cultural Capobianco
Sinopse
Nesse projeto da atriz Camila dos Anjos e a sua Episódica Companhia, o diretor Marco Antônio Pâmio assina a direção do espetáculo que é baseado na união das peças Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar com o artigo autobiográfico A Catástrofe do Sucesso, todos de autoria do dramaturgo americano Tennessee Williams.

Para a criação do espetáculo, diretor e grupo teatral fez residência artística no Instituto Cultural Capobianco o que proporcionou aprofundamento da pesquisa, desenvolvimento de linguagem, tradução de textos, ensaios e montagem.

Vale dizer que é a segunda parceria entre Camila e Pâmio, que, em 2014, montaram a peça Propriedades Condenadas, união de dois textos curtos de Tennessee Williams:

Além da estreia da montagem, a Capobianco lança a publicação Caderno da Memória, com ensaios de Danilo Santos de Miranda, Denise Weinberg, Kiko Marques, Vinicius Calderoni e Luciano Chirolli etc - a ser doado a instituições.

O maior desafio para o diretor foi dar sentido à união dos textos, que têm como eixo principal conflitos baseados em vivências do autor - histórias de personagens desajustados nas peças Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar, e depoimentos sobre a sua relação com a fama no artigo A Catástrofe do Sucesso.

Sinopses
A Catástrofe do Sucesso – O artigo é um depoimento publicado pelo New York Times em 1947, em que Tennessee revela como o sucesso da noite para o dia de sua primeira peça, À Margem da Vida, o lançou do anonimato para o hall da fama; de como, do precário aluguel de quartos mobiliados em várias regiões do país, ele foi parar em um apartamento de hotel de primeira classe e de quanto esse processo foi surpreendentemente estéril e interferiu diretamente na sua capacidade de criação.

Mister Paradise – Uma garota encontra em um antiquário um livrinho de versos que servia como calço para uma mesa. Encantada com a poesia contida no livro, ela começa a escrever cartas para o autor. Não obtendo resposta, ela decide ir até a residência de Anthony Paradise, o autor do livro, com o objetivo de conhecê-lo e resgatar sua obra esquecida. Há um embate entre eles, pois Mister Paradise é extremamente descrente em relação ao poder que a arte pode exercer na sociedade atual.

Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Escutar – Em um quarto mobiliado na Oitava Avenida de Manhattan, um homem e uma mulher mantêm uma relação distante. A situação em que vivem é precária e sem esperança de mudança. Ele começa a narrar para a mulher o pouco que recorda da noite anterior e propõe uma reaproximação. Para confrontar a solidão de seu presente, a mulher começa a narrar um futuro repleto de situações que não acontecerão. Em sua imaginação ela se registrará sob um nome falso, em um pequeno hotel da costa, onde envelhecerá.

Sobre o Instituto Cultural Capobianco
O Instituto Capobianco funciona em um imóvel tombado, casarão charmoso dos anos 20, de arquitetura de influência florentina, onde viveu o bisavô de Fernanda, Remo Capobianco, e onde funcionou uma oficina de escultura e fábrica de azulejos. Fernanda Capobianco é neta do engenheiro Júlio Capobianco, hoje com 95 anos e no comando da Construção, uma das 10 maiores empresas brasileiras, além da Goiasa Goiatuba, complexo agro-industrial de fabricação de álcool e açúcar, e também produção de energia.
O casarão foi construído por Remo Capobianco, filho dos romanos Erasmo Damiano Capobianco Della Spiaggia e Maria Volpi, que vieram casados para o Brasil em 1888 e aqui se estabeleceram. O edifício se destinou à residência familiar e escritório da indústria e comércio Officina de Esculptura e Fábrica de Ladrilhos R. Capobianco & Cia, conforme publicações da época, que ali se instalara nos anos da primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).

Ficha Técnica
Textos: Tennessee Williams. Direção: Marco Antônio Pâmio. Idealização: Camila dos Anjos. Elenco: Camila dos Anjos e Iuri Saraiva. Assistente de Direção: Gonzaga Pedrosa. Cenário: Cesar Rezende. Figurino e Direção de Movimento: Marco Aurélio Nunes. Iluminação: Wagner Antônio. Trilha Sonora: Gregory Slivar. Fotos: Bob Sousa. Tradução: Mister Paradise e Fala comigo como a chuva e me deixa escutar – Camila dos Anjos. A catástrofe do sucesso - Clara Carvalho. Assistente de Produção: Marcela Horta. Direção de Produção: Selene Marinho e Camila dos Anjos.
Serviço
Peça – A Catástrofe do Sucesso. Estreia dia 8 de março, sexta-feira às 20 horas, no Instituto Cultural Capobianco. Endereço: R. Álvaro de Carvalho, 97 – Centro. Telefone: (11) 3237-1187. Temporada: Até 28 de abril, sextas e sábados, às 20 horas; e domingos, às 18 horas. Ingressos: R$ 30 (inteira) e 15 (meia). Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 minutos. Capacidade: 75 lugares.

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS