TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Auto da Compadecida novamente na estrada. Texto de Ariano Suassuna, direção de Gabriel Villela e Grupo Maria Cutia em cena
Publicado em 06/07/2022, 14:00
13
Facebook Share Button
Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é o primeiro encontro entre Gabriel Villela, diretor, cenógrafo e figurinista e o grupo teatral Maria Cutia. Villela reside em São Paulo, é natural de Carmo do Rio Claro, sul de Minas, e no seu sítio, situado na sua cidade natal, repõe as energias e cria também os espetáculos, em especial o figurino. O grupo Maria Cutia é de Belo Horizonte.
Ariano Suassuna, nascido na Paraíba e residente durante anos em Recife, é dos nossos grandes escritores. Auto da Compadecida é um retrato crítico e bem-humorado da nossa sociedade, sobretudo de pessoas que querem tirar vantagem, representantes do povo, do clero e da política.
Vale relembrar a trama: a peça apresenta as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo: o público acompanha o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher transformando-se em uma epopeia milagrosa que acontece no sertão e envolve o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Até Nossa Senhora aparece!...
Chicó e João vivem de golpes para sobreviver e são perseguidos pelo cangaceiro Severino de Aracaju, um ¨cabra que não perdoa traição¨.
Auto da Compadecida traz beleza, poesia e muita música do nosso cancioneiro popular, características do Imaginai de Gabriel Villela, um diretor que acredita que o teatro, ao promover encantamento, transforma vidas, ou pelo menos contribuiu para que isso aconteça.
A montagem é crítica e diverte. A mineiridade está presente, a mineiridade que Villela carrega na alma e sempre está presente nas suas criações.
O cenário e o figurino de Villela merecem muitos aplausos. A cultura popular reina com maestria, com uma ambientação que reverencia o picadeiro do circo-teatro, com a luz do nosso interior, com as suas quermesses e procissões.
Auto da Compadecida apresenta a paródia e estruturas brechtianas de modo exemplar, com a história narrada pelos atores e o público com a função de imaginar e tirar as suas próprias reflexões a partir da encenação apresentada. Uma leitura cênica que preserva o conteúdo do texto e também coloca em cena questões atuais, como as eleições que estão por vir e de forma sutil e criativa, a administração de um governo federal que repudia a cultura.
As viagens voltaram e o Sesc São Carlos e o Sesc Piracicaba, no interior de São Paulo, receberam o espetáculo e merecidamente as sessões estavam lotadas.
O bloco do Maria Cutia termina a apresentação de forma apoteótica e o público segue os atores para uma pequena celebração musical. Eu quero é botar o meu bloco na rua, de Sergio Sampaio, e América do Sul, de Paulo Machado, estão entre as pérolas da trilha sonora.

HUGO DA SILVA – CHICÓ
¨O espetáculo estreou muito próximo da pandemia. Viajamos bastante e tivemos que parar durante dois anos. Se por um lado foi muito difícil parar, voltar está sendo muito bom porque a peça fala muito da nossa situação política. É um texto da década de 50 e muito próximo dos nossos dias, o que é um sintoma ruim, mas que bom que podemos trazer Ariano Suassuna de um jeito mineiro e junto com Gabriel Villela. Foi um encontro maravilhoso com Villela e voltar com esse espetáculo em ano de eleição, com os nervos à flor da pele, é ótimo¨.
.......
POLYANA HORTA - ANTÔNIO MORAIS E O BISPO
¨Eu gosto muito de vir a São Paulo e estar no Sesc porque aqui respiramos cultura. É bonito ver como o Sesc é agregador, a gente vê todos os tipos de pessoas. A apresentação em Piracicaba foi emocionante porque a plateia estava ¨super dentro do espetáculo¨. Fazer esse espetáculo nesse momento é superimportante para mostrarmos para as pessoas o quanto a cultura é relevante. O teatro tem o papel de preservar a cultura o máximo possível¨.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,
LEONARDO ROCHA – JOÃO GRILO
¨Conseguimos resolver o problema da acústica já que a apresentação foi no ginásio de Sesc Piracicaba e foi uma volta muito bacana às viagens nesse momento de eleição.
Adoramos fazer o espetáculo porque ele é muito irônico, porque o texto do Suassuna é muito político. É uma delícia fazer o Auto da Compadecida, fizemos em São Carlos e agora em Piracicaba com o teatro cheio¨.
........................
MARCELO VERONEZ - PADRE JOÃO E O DIABO
¨É bom voltar a fazer o espetáculo e percorrer cidades que não conhecemos e conhecer pessoas. É bom encontrar com pessoas que concordam com o nosso pensamento e saber que estamos no caminho certo. Tomara que eu possa falar tudo isso daqui a dois anos sobre o nosso trabalho¨.
.......................
DE JOTA TORRES - PALHAÇO, PADEIRO E MANUEL (NOSSO SENHOR JESUS CRISTO)
É uma alegria imensa poder voltar ao teatro após os anos conturbados pelos quais passamos. É interessante perceber como o teatro só acontece na presença do público, nós precisamos muito dele para que a magia possa acontecer de fato. É uma gratidão imensa ter contato com as pessoas e perceber que elas também estão querendo dizer algo sobre esse momento político que estamos vivenciando, um momento complicado e com o país quase colapsando... Apesar de tudo, não podemos perder a alegria e com esse espetáculo conseguimos falar de assuntos importantes com leveza e alegria. Fazer teatro é muito importante e é importante também que as pessoas voltem a frequentar os teatros
DICAS
Em Piracicaba alguns passeios imperdíveis: o Sesc Teatro e Comedoria, o Engenho (tem teatro) - lugar histórico incrível, o Museu da Água (estava fechado – verificar se voltou a funcionar), a Rua do Porto, o Mercado Municipal, a Avenida Beira Rio, tem um elevador que leva o visitante a um mirante, mas estava fechado – verificar se voltou a funcionar.
Em especial, o Bairro Monte Alegre, que surgiu no século 19 com a chegada dos imigrantes para trabalhar na usina de cana-de-açúcar – pertinho da Esalq - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
O mais lindo pôr do sol.
São bairros de Piracicaba, de imigrantes italianos: Bairro Santana – Festa do Vinho e Bairro Santa Olímpia – Festa da Polenta – Café Tirol aos finais de semana http://www.cafetirol.com.br/
A Padaria do Vovô, da Av. Armando Césare Dedini, 444, bairro Nova Piracicaba (tem várias). Onde almoçar e jantar (posso dar dicas inbox).
O Salão do Humor de Piracicaba sempre ocupa uma sala do Engenho. Artistas de grande talento.
Piracicaba é uma linda cidade. Se o rio fosse limpo, seria perfeita!

Elenco:
Leonardo Rocha – João Grilo
Hugo da Silva – Chicó e Severino do Aracaju
Mariana Arruda – Mulher do Padeiro e Nossa Senhora Compadecida
Dê Jota Torres – Palhaço, Padeiro e Manuel (Nosso Senhor Jesus Cristo)
Thiago Queiroz – Sacristão
Marcelo Veronez – Padre João e O Diabo
Polyana Horta – Antônio Morais e O Bispo
Concepção e Direção: Gabriel Villela
Assistente de Direção: Lydia Del Picchia
Preparação Vocal: Babaya
Direção Musical: Babaya, Fernando Muzzi e Hugo da Silva
Cenário e Figurino: Gabriel Villela
Assistente de Figurino: José Rosa
Coordenação do Ateliê Gabriel Villela: José Rosa
Pintura de Arte: Rai Bento
Iluminação: Richard Zaira e Pedro Paulino (CiaTecno)
Consultoria de Sonorização: Vinícius Alves
Fotografia: Tati Motta
Produção: Lucas Prado e Aris Serranegra
Coordenação Produção: Luisa Monteiro - Grupo Maria Cutia

Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS