TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Oitava edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo começa no dia 2 de junho
Publicado em 09/05/2022, 14:00
2
Facebook Share Button
Após dois anos de incertezas, felizmente em 2022 teremos a MiT SP, com atrações internacionais e a priorização de trabalhos nacionais devido à pandemia dificultar a viagem dos artistas estrangeiros.
A programação começa dia 2 de junho com a atração internacional Estádio (Stadium), com concepção dos diretores franceses Mohamed El Khatib e Fred Hocké, no Sesc Pinheiros.
A Mostra ganhou merecidamente a simpatia dos amantes das artes e hoje se constitui num dos principais eventos de artes cênicas do país.
De 2 a 5 de junho o paulistano poderá acompanhar ações artísticas: Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr - Plataforma Brasil, são eixos que contam com a participação de artistas nacionais e internacionais
Para ver a lista de espetáculos e eventos, como explicações sobre os mesmos:www.mitsp.org
Ao todo serão três montagens internacionais, sete espetáculos nacionais, três estreias nacionais e uma internacional, além de oficinas, debates e conversas.
A oitava edição da MITsp acontece na retomada das atividades presenciais e contou com o patrocínio e apoio do Ministério do Turismo, Itaú, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura, realização da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc SP, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo e correalização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Goethe-Institut São Paulo, Consulado-Geral da França em São Paulo e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
Durante a abertura das atividades e anúncio da programação, diversas personalidades presentes com a seguinte opinião em comum: a arte contribui para o aprimoramento humano, para a consolidação da cidadania e, consequentemente, para a fortificação da democracia.
Aline Torres, a secretária de Cultura de SP, que vem da periferia da cidade, destaca que um dos méritos da edição de 2022 é trazer artistas periféricos para a região centrar e levar artistas para a periferia também. A secretária deixou um grito, um apelo: que os eventos promovam cada vez mais a participação dos negros.
O Sr. Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC SP, destacou a importância do evento para a cidade de São Paulo e para o Brasil e disse que o Sesc sempre apoia iniciativas que valorizam a arte, o aprimoramento do conhecimento e a reflexão. Fez questão de frisar que a valorização da diversidade cumpre uma das missões do SESC e o Mit traz na sua programação a premissa de que a arte tem que contemplar todas as vertentes artísticas e evidenciar a riqueza da diversidade no mundo. São linguagens de valor público que merecem toda a atenção e precisam ser compartilhadas e difundidas.
¨Aquilo que importa (a arte) sempre acaba chegando com a missão de difundir e discutir a cultura. É a cultura e a educação que promovem a melhoria do mundo.¨.
A Mit tem a curadoria artística geral de Antonio Araújo, diretor e professor de teatro. ¨A arte cria encantamento, beleza e reflexão. O Mit 2022 é a afirmação de estarmos vivos, declarou¨. ¨Ano passado eu morri, mas esse ano não morro¨, disse o artista, usando a letra da música de Belchior.

Sobre o espetáculo de abertura:
Estádio (Stadium - 2017) | Mohamed El Khatib | França
Duração: 110 min | Recomendação: 10 anos|
Local: Teatro Sesc Pinheiros
Estádio - Foto: ©Yohanne Lamoulère - Tendance floue
Ator, diretor e dramaturgo, Mohamed El Khalib escreveu Estádio colocando lado a lado a plateia do futebol e do teatro. Considerada formidável pelo jornal Le Monde, a peça se desenrola em dois tempos de 45 minutos, como em um jogo de futebol. Originalmente criado com uma plateia formada por torcedores de um time francês, os dois encenadores procuram evocar na cena as emoções de uma partida e contam histórias de seus torcedores. “O espetáculo é sobretudo o teatro de uma comunidade...E essa comunidade está longe de ser homogênea: ao contrário da imagem dada pelos torcedores, que tendemos a considerar uma massa quando não frequentamos os estádios, ela se desdobra no cenário em toda a sua diversidade, e se torna humana, encarnada por pessoas que nunca pensariam em se encontrar um dia em um teatro, e a quem Mohamed El Khatib oferece a oportunidade única de aparecer como eles são”, escreveu Brigitte Salino para o jornal Le Monde.


Direção Artística: Antonio Araujo
Direção Geral: Guilherme Marques
Diretor Institucional: Rafael Steinhauser
https://mitsp.org/



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS