CLAUDIO FONTANA
¨- O TEATRO NA VIDA DE UM ATOR É A POSSIBILIDADE GENUÍNA E VERDADEIRA DELE EVOLUIR COMO ARTISTA E, CONSEQUENTEMENTE, COMO SER HUMANO. A ARTE E O TEATRO SALVAM OS HOMENS DE UMA VIDA MEDÍOCRE¨.
¨O BOM TEATRO E UM BOM TEXTO DEVEM ESPELHAR AS ANGÚSTIAS, ALEGRIAS E EMOÇÕES DA SOCIEDADE¨
¨ELIAS ANDREATO É UM ARTISTA. É UM ATOR FABULOSO QUE ESCOLHEU O TEATRO COMO OFÍCIO. E NESTE OFÍCIO, TAMBÉM ESCREVE E DIRIGE. MINHA AMIZADE COM ELE É FRUTO DE MINHA DEVOTADA ADMIRAÇÃO E FASCÍNIO POR SUA DEDICAÇÃO¨
¨NUNCA HAVIA TRABALHADO COM ODILON NO TEATRO E SÓ HAVIA VISTO TRABALHOS DELE RAPIDAMENTE NA TV. SUA SEMELHANÇA FÍSICA COM FREUD É IMPRESSIONANTE. E, INTELIGENTE COMO É, APROVEITA ISSO PARA UMA CARACTERIZAÇÃO REALISTA SURPREENDENTE¨.
O ator Claudio Fontana é daqueles artistas que ficam emocionados ao falar do seu ofício, da sua paixão pelo teatro, um teatro que deve aliar reflexão e poesia e que salva o mundo.
Claudio Fontana é ator e produtor. Começou a trajetória no Esporte Clube Pinheiros de São Paulo - Núcleo de Teatro Amador - e em 1990 profissionalizou-se ao atuar no espetáculo Vem Buscar-me que Ainda sou Teu, direção de Gabriel Villela, texto de Carlos Alberto Soffredini.
Dedicação, talento e estudo. Realizações que encantam e mostram o quanto esse grande ator consegue compor personagens interessantes. Excelente expressão corporal, a voz sempre dando suporte às diferentes personalidades que interpreta.
No decorrer dos anos, com excelentes trabalhos no teatro, TV e cinema, Fontana já foi dirigido por diretores de renome e mantém com Villela uma parceria de anos. Além de ter sido dirigido por ele em sua estreia profissional, já tinha participado de suas montagens no Clube Pinheiros, nos anos 80 - A Falecida, de Nelson Rodrigues, O Santo Milagroso, de Lauro Cesar Muniz e O Mambembe, de Artur Azevedo.
Desde então, são inúmeras as suas (inesquecíveis) parcerias com Villela, como ator e produtor, entre as últimas: Proto Henrique IV, montagem apresentada de modo virtual e com os atores Chico Carvalho e Breno Manfredini, adaptação baseada na obra de Pirandello (tradutor e produtor); Estado de Sitio, de Albert Camus (ator e produtor), e ainda neste semestre acontecerá a estreia de Henrique IV, também com tradução e produção de Fontana), de modo presencial e com elenco completo. Citar tantos trabalhos é impossível, mas na página GABRIEL VILLELA – O TEATRO DA DELICADEZA - https://www.facebook.com/groups/133795370015657 - sempre colocamos postagens que registram momentos dessa parceria profissional.
Além de Villela, outra parceria de anos e com a realização de espetáculos excelentes, é com o ator e diretor Elias Andreato. Fontana e Andreato atuaram juntos em Estado de Sítio, em Um Réquiem para Antonio, de Dib Carneiro Neto e direção de Villela; Esperando Godot, direção de Elias Andreato, que dividiu o palco com Fontana; Andaime, de Sergio Roveri; Adivinhe quem Vem para Rezar, de Dib Carneiro Neto, com Claudio Fontana e Paulo Autran no palco, sob direção de Andreato, todos esses e outros trabalhos de alta qualidade.
No momento, Claudio Fontana está prestes a estrear o espetáculo A Última Sessão de Freud. Na peça, que estreia dia 3 de março no Itaú Cultural, em São Paulo, o ator vive C. S. Lewis, escritor, poeta e crítico literário. Na trama, o encontro fictício de Sigmund Freud (Odilon Wagner), o pai da psicanálise, e C. S. Lewis.
Os dois pensadores e personalidades influentes no pensamento científico e filosófico da sociedade do século XX debatem o dilema entre ateísmo e crença em Deus - razão e fé.
A direção é de Elias Andreato. Mais uma parceria que promete sucesso entre Fontana e Andreato e a primeira experiência profissional ao lado de Odilon Wagner.
Os ingressos são gratuitos. Informações no final da entrevista.
ENTREVISTA COM CLAUDIO FONTANA
NANDA ROVERE - GOSTARIA DE SABER SOBRE O CONTATO COM A OBRA DE FREUD ANTES DESSE TRABALHO E O QUE PESQUISARAM PARA A PEÇA.
CLAUDIO FONTANA - COMO ARTISTA, ESCOLHI O TEATRO POR SER A FORMA DE EXPRESSÃO QUE NOS POSSIBILITA PROVOCAR DE FORMA MAIS INTENSA A IMAGINAÇÃO E A REFLEXÃO DA PLATEIA SOBRE TEMAS QUE A AFLIGEM, QUE A ENCANTAM, QUE A INSPIREM.
O BOM TEATRO E UM BOM TEXTO DEVEM ESPELHAR AS ANGÚSTIAS, ALEGRIAS E EMOÇÕES DA SOCIEDADE. EM “A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD”, O TEXTO É O PROTAGONISTA. NÃO É UMA PEÇA ONDE FREUD REALIZA UMA “ÚLTIMA SESSÃO” DE TERAPIA COM UM PACIENTE, MAS É QUANDO ENCONTRA HIPOTETICAMENTE O ESCRITOR, PENSADOR, PROFESSOR E CRÍTICO LITERÁRIO C.S. LEWIS (AUTOR DE “CRÔNICAS DE NÁRNIA”) PARA UM DEBATE SOBRE O PORQUÊ DA CONVERSÃO DESTE AO CRISTIANISMO DEPOIS DE UMA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE QUESTIONANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS. FREUD, RECONHECIDAMENTE ATEU, CONVIDA LEWIS PARA UMA CONVERSA SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS, A FÉ, O SOFRIMENTO, O SENTIDO DA VIDA, O SEXO, O AMOR... EM UM DEBATE FRANCO E INSTIGANTE, OS DOIS PENSADORES REVELAM SEUS LADOS MAIS HUMANOS E SINCEROS. A PEÇA DE MARK ST GERMAIN, UM DRAMATURGO ESTADUNIDENSE, É UMA ADAPTAÇÃO DO LIVRO “DEUS EM QUESTÃO”, DO DR. ARMAND M NICHOLI JR, PSIQUIATRA E PROFESSOR DA ESCOLA DE MEDICINA DE HARVARD E DO HOSPITAL GERAL DE MASSACHUSSETS.
NR - O que você destaca do pensamento e teoria do Freud e fale um pouco da sua atualidade
CF - FREUD ERA UM ATEU. SUA DESCRENÇA EM DEUS, PORÉM, NÃO O IMPEDIU DE PENSAR NO HOMEM E CONTRIBUIR DE FORMA TÃO MARCANTE E DECISIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE.
LEWIS ERA UM ATEU, MAS CONVERTEU-SE AO ANGLICANISMO E PASSOU A ACREDITAR EM DEUS DEPOIS DE EPISÓDIOS DE REVELAÇÃO, DE EPIFANIA COM O SAGRADO. E, COM SUA FÉ, AJUDOU E CONSOLOU MUITOS DURANTE A TERRÍVEL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. SUA OBRA TAMBÉM É FASCINANTE AO CRIAR LENDAS E MITOS COMOVENTES, INSTIGANTES E TRANSFORMADORES.
A ATUALIDADE DESSE TEXTO E DESSA DISCUSSÃO ESTÁ NO QUESTIONAMENTO ATÁVICO (MAS PRINCIPALMENTE EM MOMENTOS DE TRAGÉDIAS DA HUMANIDADE, COMO A ATUAL PANDEMIA DE COVID) SOBRE O PORQUÊ DO SOFRIMENTO DO HOMEM E DE QUEM É A RESPONSABILIDADE OU CULPA POR ESSE SOFRIMENTO.
ISOLADOS EM CASA EM 2020 E PARTE DE 2021, AFASTADOS DE PESSOAS QUERIDAS, PAIS, AVÓS, IRMÃOS, TODOS NÓS NOS QUESTIONAMOS SOBRE TUDO ISSO EM ALGUM MOMENTO. ESSE TEXTO CHEGOU A MIM DURANTE MEU ISOLAMENTO E MINHA ANGÚSTIA SOBRE O MEU FUTURO, O FUTURO DA HUMANIDADE, DO TEATRO E DA MINHA FAMÍLIA.
NR - O que você mais aprecia na peça?
CF - EM 2019, PRODUZI E ATUEI EM “ESTADO DE SÍTIO”, DE CAMUS, SOB A DIREÇÃO DE GABRIEL VILLELA. A PEÇA CONTA A ESTÓRIA DE UMA CIDADE QUE, REPENTINAMENTE, É ASSOLADA PELA PESTE E PELA MORTE QUE MATAM OS CIDADÃOS ALÉM DE CONDENÁ-LOS AO ISOLAMENTO E À DOENÇA. CAMUS, METAFORICAMENTE, COMPARA A PESTE E A MORTE AO AUTORITARISMO E À RESTRIÇÃO DA LIBERDADE. PREMONIÇÃO? COINCIDENTEMENTE, A VIDA IMITOU A ARTE (OU É A ARTE QUE IMITA A VIDA?), A COVID CHEGOU E, ANTES DELA, UM GOVERNO CONSERVADOR E AUTORITÁRIO, CENSOR DAS ARTES E INACREDITAVELMENTE NEGACIONISTA COM RELAÇÃO À CIÊNCIA E ÀS VIDAS PERDIDAS PELA COVID.
“A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD” CHEGOU A MIM ATRAVÉS DO ZOOM, NOSSA ÚNICA JANELA DE COMUNICAÇÃO COM O MUNDO DURANTE A PANDEMIA, EM UMA LEITURA A CONVITE DO ELIAS. E, MAIS UMA VEZ, DE FORMA SURPREENDENTE, POSSIBILITOU-ME FALAR DE ALGO QUE AFLIGIA A TODOS NÓS - ATRAVÉS DA ARTE.
NR - Como lidar com a razão, emoção, fé? Como é para o ator viver personagens?
CF - NÃO ACREDITO EM MERGULHO EM ALMA DE PERSONAGEM. NÃO SIGO O MÉTODO DE STANISLAVSKI NEM ACREDITO EM VERDADE INTERIOR OU MEMÓRIA EMOTIVA COMO CAMINHOS PARA CRIAR-SE A EMOÇÃO DA PERSONAGEM. CADA ATOR TEM SEU MÉTODO DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS E NO BRASIL CADA ATOR ACABA CRIANDO SEU MÉTODO. ACREDITO EM ESTUDO, EM LEITURAS SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM DETERMINADO AUTOR A ESCREVER DETERMINADO TEXTO E EM MOTIVOS PARA SE ENCENAR UM TEXTO EM UM DETERMINADO MOMENTO.
MINHA FUNÇÃO COMO ATOR É APENAS CONTAR A ESTÓRIA DA PERSONAGEM SEM ENVOLVER-ME EMOCIONALMENTE COM ELA, MESMO EM UMA MONTAGEM REALISTA COM UMA DIREÇÃO REALISTA. A PERSONAGEM É APENAS O RESULTADO DO TRABALHO CONSCIENTE E ÁRDUO DO ATOR.
NR - Claudio, tantos trabalhos lindos com Elias! Como é trabalhar com ele?
CF - ELIAS ANDREATO É UM ARTISTA. É UM ATOR FABULOSO QUE ESCOLHEU O TEATRO COMO OFÍCIO. E NESTE OFÍCIO, TAMBÉM ESCREVE E DIRIGE. MINHA AMIZADE COM ELE É FRUTO DE MINHA DEVOTADA ADMIRAÇÃO E FASCÍNIO POR SUA DEDICAÇÃO.
NR - Fale um pouco sobre os personagens e a experiência de dividirem o palco.
CF - NUNCA HAVIA TRABALHADO COM ODILON NO TEATRO E SÓ HAVIA VISTO TRABALHOS DELE RAPIDAMENTE NA TV. SUA SEMELHANÇA FÍSICA COM FREUD É IMPRESSIONANTE. E, INTELIGENTE COMO É, APROVEITA ISSO PARA UMA CARACTERIZAÇÃO REALISTA SURPREENDENTE. E - VALE MENCIONAR - É UM ATOR-PRODUTOR, ASSIM COMO EU. O ATOR-PRODUTOR HOJE É UMA FIGURA ESSENCIAL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEATRAL NO BRASIL. É ELE QUE REALMENTE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS ETAPAS DA PRODUÇÃO, DA IDEALIZAÇÃO DO PROJETO ATÉ A CORTINA SE FECHAR NA ÚLTIMA RÉCITA.
NR - Fale da emoção de voltar ao teatro depois dessa pausa necessária.
CF - DURANTE A PANDEMIA, ALÉM DE FICAR ATÔNITO COM AS MORTES, O DESCASO E O NEGACIONISMO NO COMBATE À COVID NO BRASIL, SURPREENDI-ME COM A SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO DANDO A MENOR IMPORTÂNCIA PARA A PARALISAÇÃO DO SETOR CULTURAL.
OS BRASILEIROS, NA SUA MAIORIA, NÃO SE IMPORTAM COM A CULTURA. NEM COM A EDUCAÇÃO. O SOCORRO À ARTE NÃO FOI PRIORIDADE DURANTE O AUGE DA PANDEMIA E NÃO É PRIORIDADE MESMO SEM A PANDEMIA. O GOVERNO ATUAL NÃO SE IMPORTA COM A CULTURA. OS BRASILEIROS, NA SUA IMENSA MAIORIA, NÃO SE IMPORTAM COM A CULTURA, NEM SABEM O QUE É CULTURA.
DAÍ A EMOÇÃO DE VOLTAR COM O TEATRO PRESENCIAL. TER NOVAMENTE A CHANCE DE, POR CERCA DE HORA E MEIA, CONTAR UMA ESTÓRIA A UM GRUPO DE PESSOAS EM UMA SALA DE TEATRO FECHADA E ESCURA. SEM A INTERFERÊNCIA EFÊMERA DO MUNDO DIGITAL. PROVOCAR ESSA PESSOA COM UM TEXTO E PERSONAGENS TEATRAIS, ESTIMULAR SUA REFLEXÃO E SUA IMAGINAÇÃO. TORCER PARA QUE ELA GUARDE EM SUA MEMÓRIA ALGUMAS FRASES OU EMOÇÕES QUE A SENSIBILIZARAM, MESMO QUE SEJA POR UM PERÍODO CURTO DE TEMPO, ATÉ ELA LIGAR NOVAMENTE SEU CELULAR E VER SE HÁ MENSAGENS NO SEU WHATSAPP OU PARAR NA FRENTE DO CARTAZ DA PEÇA PARA TIRAR UMA FOTO PARA POSTAR E CONQUISTAR MAIS SEGUIDORES EM SEU INSTAGRAM.
NR - Gostaria que falasse sobre o teatro. Qual a importância do teatro na sua vida.
CF - O TEATRO NA VIDA DE UM ATOR É A POSSIBILIDADE GENUÍNA E VERDADEIRA DELE EVOLUIR COMO ARTISTA E, CONSEQUENTEMENTE, COMO SER HUMANO. A ARTE E O TEATRO SALVAM OS HOMENS DE UMA VIDA MEDÍOCRE.
Serviço:
A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD
ATÉ 27 DE MARÇO
https://www.itaucultural.org.br/
ODILON WAGNER E CLAUDIO FONTANA no palco
DIREÇÃO Elias Andreato.
SESSÕES DE 3 A 6 DE MARÇO (INGRESSOS ESGOTADOS)
INGRESSOS GRATUITOS. PARA RESERVA: Sessões de 10 a 13 de março. Reserve seu ingresso a partir de 2 de março, às 12 horas.
Sessões de 17 a 20 de março. Reserve seu ingresso a partir de 9 de março, às 12 horas.
Sessões de 24 a 27 de março. Reserve seu ingresso a partir de 16 de março, às 12 horas.
No dia da sessão, faça o check-in do ingresso com antecedência de 1h (uma hora) até dez minutos antes do início do evento. Após esse horário, o ingresso não será mais válido.
Protocolos de segurança: será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: - Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal); - Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação. - É obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do IC.
Ficha técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de direção: Raphael Gama
Elenco: Claudio Fontana e Odilon Wagner
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de cenografia: Fernando Passetti
Desenho de luz: André Prado e Gabriel Paiva
Trilha sonora: Raphael Gama
Arte gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Coordenador-geral de produção: Ronaldo Diaféria
Direção de produção: Claudia Miranda
Assistente de produção: Marcos Rinaldi
Diretor de palco: Tadeu Tosta
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produtores associados: Diaféria Prod
|