TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Os Geraldos - Bate-Papo sobre o Processo de Criação - Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico Direção, cenografia e figurinos Gabriel Villela
Publicado em 27/12/2021, 14:00
43
Facebook Share Button
Bate-Papo sobre o Processo de Criação - Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico
Direção, cenografia e figurinos Gabriel Villela
Mostra Geral do Teatro
Os Geraldos

O processo de criação do espetáculo Cordel do Amor sem Fim foi abordado durante 50 minutos de conversa e, obviamente, as falas tiveram como foco o trabalho de direção, figurino e cenografia realizado pelo diretor Gabriel Villela.
Os Geraldos definem a parceria com Gabriel Villela como “UM PRESENTE¨. ¨Estar com Gabriel Villela foi um grande aprendizado e uma honra¨.
A escolha do texto de Claudia Barral, que fala da espera de uma jovem por seu amado e o relacionamento entre três irmãs, e tem como cenário a beira do Rio São Francisco, na divisa entre Minas e Bahia, terra da autora) foi extremamente oportuna para o diretor colocar no palco o seu imaginai recheado de poesia, beleza e delicadeza.
Um imaginário que tem como fonte de inspiração a sua vivência na sua terra natal, a cidade de Carmo do Rio Claro, não muito longe da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra.
O ator Douglas Novais reverenciou a grande experiência e o talento de Villela no teatro. ¨Basta lermos o seu currículo para ficarmos chocados com a sua genialidade¨, disse o ator. ¨Assistir a um minuto de uma obra dele já é o encantamento maior da vida¨, complementou.
Segundo o ator, entre os destaques da encenação, a visualidade e a estética foram construídas nos mínimos detalhes. Um contar de histórias para gerar diversão e reflexão.
Como um artesão da cena, Villela criou um espetáculo com musicalidade e teve como guia precioso um trabalho intenso com Babaya e Francesca dela Monica. Nas palavras de Novais, Babaya e Francesca são ¨anjas da voz¨.
Não deixou de citar o talento do músico Everton Gennari.
Novais também destacou que Villela valorizou a comicidade na dramaturgia de Claudia Barral.
Para os atores dos Geraldos, ser dirigido por Gabriel Villela é prazeroso e produtivo desde o primeiro momento porque ele é um diretor que valoriza o estudo do texto através do trabalho de mesa.
¨O trabalho de mesa é vital para o entendimento do texto. É uma abertura de universos¨, destacou o ator e também a atriz Paula Mathenhauer Guerreiro.
¨Para cada frase, para cada vírgula, Gabriel abre espaço para a história do teatro. É um trabalho de távola redonda, através do qual o diretor propõe como ler o texto. Ele vai fundo no mais sincero, ingênuo e original da cultura popular do Brasil profundo. Como se estivéssemos nos recônditos de Minas ¨.
Novais comentou sobre a simbologia no imaginai de Gabriel Villela, uma conexão simbólica entre os elementos da cena e do texto que faz com que objetos corriqueiros como uma bola de vidro, no caso de ¨Cordel¨, se transforme na beleza e magia de uma bola de cristal. ¨Lapidação do início ao fim¨.
Para finalizar o bate-papo, Paula fez questão de evidenciar que foi a primeira vez que Gabriel Villela assinou uma montagem no interior paulista, e, por esse motivo, Cordel do Amor sem fim é importante do ponto de vista artístico (um clássico contemporâneo) e também porque a arte pulsa fora da capital.
Esse contato aumentou ainda mais o desejo do grupo Os Geraldos de levar o espetáculo para lugares que nunca tiveram a oportunidade de conferir uma montagem assinada pelo diretor.
Para assistir ao espetáculo, até 31 de dezembro (a qualquer hora) e ver a ficha técnica e dos atores (que Douglas Novais fez questão de citar):
https://www.sesisp.org.br/evento/d48faf2a-feab-40f4-9302-193207e7469e/cordel-do-amor-sem-fim
E mais:
Cordel do Amor sem Fim - O amor, a poesia, a delicadeza e o encantamento com direção de Gabriel Villela
http://www.deolhonacena.com.br/index.php?pg=3a2b&sub=581#linha






Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS