TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Revelando Shakespeare com o ator Chico Carvalho
Publicado em 05/07/2021, 17:00
10
Facebook Share Button
REVELANDO SHAKESPEARE COM O ATOR E DIRETOR DE TEATRO CHICO CARVALHO Chico Carvalho
O GRANDE E PREMIADO ATOR CHICO CARVALHO FALA DE SEU AMOR POR SHAKESPEARE E DAS MONTAGENS QUE FEZ (em especial A Tempestade, direção Gabriel Villela e Ricardo III, direção Marcelo Lazzaratto) #WilliamShakespeare
Entrevistadores/mediadores: Valéria Marchi, DANIEL ABRANTES e Tuna Dwek
https://www.youtube.com/watch?v=JzP5Q005w4Q
¨CHICO CARVALHO É UM DOS MELHORES ATORES DO TEATRO.ESTUDANDO, LENDO SEMPRE, TEM O DOMÍNIO DA PALAVRA, DA GRAMÁTICA PORTUGUESA, TEM O DOMÍNIO DA VOZ E DO CORPO NÃO REALISTAS¨
¨CHICO ENTENDE O OFÍCIO DO ATOR COMO NINGUÉM. O ATOR É APENAS UM INSTRUMENTO PARA CONTAR E NARRAR UMA ESTÓRIA, O QUE ELE FAZ COM UM RARO TALENTO¨.
Claudio Fontana – ator e produtor
Fontana no Revelando Shakespeare
https://www.youtube.com/watch?v=qoFgJbJ32PU
¨CHICO NÃO FALA, DÁ UMA AULA INCRÍVEL DE HUMANIDADE¨.MARCELO CATELAN
¨ASSIM COMO SHAKESPEARE, GABRIEL VILLELA É UM CONTADOR DE HISTÓRIAS DE CUNHO POPULAR (E QUE PRIMA PELO ENCANTAMENTO)¨. CHICO CARVALHO
O Revelando Shakespeare tem o mérito de valorizar a divulgar a importância do dramaturgo inglês para a cultura do mundo todo.
Apresenta ao público artistas e estudiosos que realizam reflexões interessantes sobre o conteúdo riquíssimo das peças.
Chico Carvalho atuou em Ricardo III como protagonista, direção de Marcelo Lazzaratto, em 2013 (Prêmio Shell de melhor ator); viveu Ariel em A Tempestade em 2015, direção de Gabriel Villela e produção Claudio Fontana).
Algumas falas de Chico Carvalho, entre tantas reflexões e afirmações importantes e interessantes sobre Shakespeare e a arte:
Questionado sobre a experiência de ser dirigido por Gabriel Villela, em especial no espetáculo A Tempestade, Chico Carvalho disse que o seu processo de criação e o processo de criação do diretor têm como foco a palavra.
Segundo Carvalho, o principal objetivo de Villela é que o elenco consiga transmitir o que os grandes atores estão dizendo. Ressalta que no teatro que Gabriel Villela realiza os atores são parte de uma grande engrenagem. Tudo está na palavra. A emoção está no texto.
O ator e diretor diz que ¨a dramaturgia de Shakespeare é como se fosse um rio em que os artistas se deixam levar por uma torrente de palavras (espetaculares). Shakespeare é um contador de histórias que chegou onde chegou porque elas não são complexas como muitos acreditam¨.
¨ASSIM COMO SHAKESPEARE, VILLELA É UM CONTADOR DE HISTÓRIAS DE CUNHO POPULAR (E QUE PRIMA PELO ENCANTAMENTO)¨.
Em toda a sua fala sobre Shakespeare e Gabriel Villela, Carvalho elogiou o diretor e disse que trabalhar com ele é um enorme privilégio – ¨difícil de encontrar alguma coisa que me satisfaça mais do que trabalhar com o Villela¨ (vale lembrar que além de A Tempestade, o ator trabalhou com o diretor em Peer Gynt (de Ibsen); Boca de Ouro (de Nelson Rodrigues); e Estado de Sítio (de Albert Camus):
Chico ressaltou, em especial, a qualidade artesanal dos figurinos, das músicas e dos atores.
¨A UNIÃO ENTRE GABRIEL VILLELA E SHAKESPEARE NÃO TEM COMO DAR ERRADO. AS REFERÊNCIAS QUE GABRIEL APRESENTA DO PICADEIRO E DA CULTURA POPULAR CASAM COM O TEXTO DE SHAKESPEARE DE FORMA PERFEITA¨, ELOGIOU. ¨VILLELA ACESSA A PLATEIA NO CANAL DO ENCANTAMENTO E PROMOVE A INTELIGÊNCIA PELA SENSIBILIDADE. DÁ A PLATEIA O PODER DE RESISTIR A QUALQUER TIPO DE MISÉRIA E ENGRANDECE O TRABALHO DO ATOR¨, completou. Por tudo isso, viver Ariel foi transformador para o artista – Villela oferece um estímulo enorme para o engrandecimento de um ator.
Chico Carvalho também lembrou do quanto uma montagem dirigida por Villela, em 1992, com o Grupo Galpão, o encantou na época da graduação na Unicamp e contribuiu para ele ter a certeza do quanto a sua escolha de estudar Artes Cênicas estava correta: ¨Quem assistiu ao espetáculo Romeu e Julieta, de Shakespeare, não passou incólume à tanta beleza¨.
Carvalho também falou sobre a sua trajetória, a experiência de interpretar Ricardo III, com direção de Marcelo Lazzaratto, e o quanto a cultura é essencial para um povo, para o desenvolvimento de um país.
¨Não somos mamadores das tetas do Governo, somos as tetas do Governo. Cultura é dever público, disse, defendendo que deveriam existir companhias de repertório ocupando teatros públicos com verbas governamentais. Defendeu também que é preciso ter um entendimento cultural do teatro, não comercial (como tem acontecido!).
¨SE ESTÁ MAL A CULTURA, ESTÁ MAL O PAÍS. UMA SOCIEDADE CIVILIZADA É UMA SOCIEDADE TEATRAL, MUSICAL, VISUAL, QUE ACESSA A SENSIBILIDADE DOS SEUS CIDADÃOS.¨- CHICO CARVALHO
Para finalizar a live/entrevista, uma linda fala de Chico Carvalho - texto de Ricardo III - Prêmio Shell de Melhor ator
Chico Carvalho também é radialista, formado pela Cásper Líbero. Apresentou "A Grande Orquestra do Mundo", série da Cultura FM, que está sendo reprisada. O objetivo foi aproximar movimentos e obras da história do teatro ocidental com a estrutura de uma orquestra sinfônica
Cultura FM - 103,3
No @ecoteatral e no @infoteatro_ tem entrevistas recentes com o Chico também.
Sobre o Revelando Shakespeare:
Através de bate-papos semanais entre a atriz e diretora de teatro VALÉRIA MARCHI, o cineasta e crítico de cinema DANIEL ABRANTES, e a atriz e critica de cinema TUNA DWEK e convidados especiais, o canal Revelando Shakespeare, busca aproximar de todos nós a obra fenomenal do maior autor de todos os tempos - William Shakespeare. Poeta, dramaturgo e ator
Matéria também no www.deolhonacena.com.br
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS