TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

O diretor teatral Gabriel Villela realizou a oficina de teatro popular no Festival Zaca-ria
Publicado em 30/05/2021, 19:00
39
Facebook Share Button
O TEATRO POPULAR É FARMACOLOGICAMENTE UM LUGAR QUE OFERECE TODOS OS REMÉDIOS PARA OS MALES HUMANOS¨ - GABRIEL VILLELA

GABRIEL VILLELA
O TEATRO POPULAR
Festival Zaca-ria @festivalexpressar

Mediação João Valadares
Ouvir o diretor Gabriel Villela, cenógrafo e figurinista, é sempre um prazer e aprendizado. Além de todo o talento, é muito culto, está sempre estudando e criando.
Villela começou a exposição falando sobre a sua origem, interior de Minas Gerais, Carmo do Rio Claro. Lá, por cerca de oitos anos, dirigiu o Grupo Raízes, que perambulou por várias localidades.
Bem cedo foi estudar teatro em São Paulo, na USP, e lá entrou em contato com a teoria teatral e começou a chamar a atenção em festivais, em especial o de São José do Rio Preto/SP.
Disse que que para a conversa/oficina pesquisou dados do teatro popular na internet para verificar quais informações estão expostas na atualidade, conteúdos que evidenciam em especial o teatro popular no século XIX e que trata de questões políticas em contexto nacional.
O diretor abordou o teatro popular desde o seu percurso na Grécia antiga (nasceu com os deuses) e a paródia, a sátira, a comédia, a tragédia; passando pelo século XVII, passando por outros momentos até chegar ao Brasil...
Quem conhece a trajetória de Gabriel Villela sabe que além do talento e sensibilidade para criar espetáculos que primam pela magia, beleza, poesia e delicadeza, o seu conhecimento sobre arte e teatro é fruto de muito estudo e dedicação à criação.
A pesquisa empírica também contribui, e muito, para a ampliação do seu conhecimento artístico. A sua Terra Natal, Carmo do Rio claro/MG, no sul de Minas, e toda a região, tem uma cultura popular riquíssima e as cidades históricas sempre foram um local de mergulho na arte.
Sinalizou que o teatro popular realizado na Grécia/Atenas parodiava as autoridades políticas e usava o fenômeno da Ágora para falar com o público e ironizar /satirizar os episódios políticos do momento.
Falou do Brasil de Artur Azevedo, os nossos comediantes, artistas mambembes, circo ( o nariz de palhaço), circo-teatro ,as máscaras, evidenciando a sua experiência com o teatro popular e o teatro nas ruas e praças do Brasil.
Contou como foi a sua parceria com o Grupo Galpão (em especial Romeu e Julieta), com os Clowns de Shakespeare e Maria Cutia ( a montagem de Auto da compadecida e o seu autor Ariano Suassuna; o dramaturgo nordestino e o movimento Armorial que amarrou elementos da cultura popular para criar uma manifestação artística erudita utilizando diversas formas de arte; também citou que o teatro que transveste o homem para viver personagens femininas, em especial nas ruas e praças, é muito comum no nordeste e tem a sua origem na época antiga quando só os homens faziam teatro).
Comentou que a festa do boi-bumbá em Parintins uma pérola da cultura popular que contém todo o conteúdo sobre os antecedentes da comédia e da tragédia e também recomendou a leitura de livros de seu professor na USP, Miroel Silveira.
Também frisou que todo teatro feito na rua é popular porque evoca o imaginário do homem que chega para ver um prodígio.
Com relação ao teatro brasileiro e a comédia, falou sobre Arthur Azevedo e a influência francesa, as cias de teatro de variedades, destacando a influência francesa e os aspectos políticos que estavam presentes (período monarquia transição para a república). Vale dizer que Villela montou o Mambembe, de Arthur Azevedo em 1996, mostrando a saga de uma trupe que viaja do Rio para as minas gerais.

¨A COMÉDIA GANHOU FORÇA ATRAVÉS DA PARÓDIA E SÁTIRA, QUE MUITAS VEZES SE MISTURAM¨¨ - GABRIEL VILLELA
¨A COMÉDIA TEM A MESMA FONTE DA TRAGÉDIA (CRIAÇÃO DOS DEUSES GREGOS)¨ -GABRIEL VILLELA
¨O TEATRO DE RIR É UM TEATRO RITUAL. ELE DESOPILA OS ÓRGÃOS INTERNOS ATRAVÉS DA RISADA¨ - GABRIEL VILLELA
¨TODA A ARTE É ERÉTICA. A ARTE INVESTE CONTRA O ESTABELECIDO. O ALIMENTO DA ARTE É DAR CONTRASTES¨ - GABRIEL VILLELA

Falar de teatro popular e não falar de romeu e julieta? Estreou em 1992, reestreou em 2012 e fez duas temporadas no Globe de Londres. Foi um sucesso.
O encontro entre Gabriel e Grupo Galpão foi um aprofundamento na arte popular para o entendimento de qual é a nossa herança verdadeira. Para tanto, a arte barroca (estudos em Ouro preto e ensaios em morro vermelho, distrito de caeté/MG) foi utilizada em toda a sua plenitude porque é o nosso ponto mais forte de expressão e a arte brasileira mais valorosa).
O riso e o choro, o céu, para os diálogos de uma obra que tem na sua trama uma natureza política e que toca o espectador por falar do amor entre dois jovens que morrem e assim conseguem selar a paz entre as suas famílias rivais.
Uma hora e tanto conhecimento a ser passado, claro que é muito pouco tempo...um gostinho ótimo de ¨quero muito mais¨.
Obviamente o conteúdo (muito rico) abordado foi mais profundo, mas a ideia é pincelar falas interessantes sobre o teatro que nos encanta e que Gabriel Villela é um grande representante.


Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS