TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

O segundo encontro do Projeto A cadeia produtiva do espetáculo teatral contada e cantada por quem o faz conta com o ator e produtor Claudio Fontana
Publicado em 12/09/2020, 19:30
4
Facebook Share Button

¨A Escola de Teatro da UFBA é como a Bahia na canção de Caymmi: está viva e está lá. O Casarão do Canela entrou no mundo virtual para não mais sair¨. DEOLINDA VILHENA


Depois do projeto de extensão Relatos e Experiências: A cadeia produtiva do espetáculo teatral contada e cantada por quem o faz¨ começar com chave de ouro, com a produtiva e emocionante participação do diretor, cenógrafo e figurinista mineiro Gabriel Villela (matéria no http://www.deolhonacena.com.br/index.php?pg=3a2b&sub=519#linha), a sua segunda edição contará com a presença virtual do ator e produtor Claudio Fontana.

A entrevista/aula será na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, às 16h30 na plataforma zoom.

A realização do evento é da Pro(a) Deolinda Vilhena, em parceria com dois colegas, Gil Vicente Tavares e Sérgio Sobreira, e a participação dos seus orientandos de TCC, Mestrado e Doutorado no PPAGC/UFBA.

Os encontros acontecem todas as terças-feiras, entre 16h30 e 19h com grandes nomes da cena teatral brasileira, profissionais que atuam nas diversas áreas do fazer teatral.

Quem se inscreveu até o dia 4 de setembro tem a sua vaga garantida até o final do seminário. Quem não conseguiu se inscrever terá a oportunidade de acompanhar a participação de Fontana.

Isso será possível porque foram abertas algumas vagas especialmente para esse dia. A inscrição precisa ser feita até às 23h59 do domingo, 13 de setembro. Acesse o link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL7FAU1fpH4deD9dyK48kAjSVON7BebaZkn3Eo1xf8GjIjcA/viewform

Após a inscrição, será enviado o link de acesso à sala virtual, até 24h antes do evento.

RECADO IMPORTANTE DA PROF(A). DEOLINDA: caso não o receba, verifique a caixa de SPAM, e se ele não estiver lá faça contato com a produção no WhatsApp 71 98137-6929, mas evite problemas desnecessários: não faça em cima da hora, pois será complicado para atendê-lo.

Já foi divulgada a lista dos participantes, profissionais de alto quilate do nosso teatro:
Eduardo Moreira (Grupo Galpão), José Carlos Serroni, Bia Lessa, Cynthia Margareth 5Aflorar Cultura), Pedro de Freitas (Périplo Produções), Paulo de Moraes (Armazém Cia de Teatro), Caetano Vilela, Miguel Falabella, Babaya Morais, Cláudia Barral, Marcos Barbosa, Jorge Vermelho (FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) e fechando com chave de ouro, a presença do Prof. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC-SP.

SOBRE CLAUDIO FONTANA
Claudio Fontana é ator e produtor teatral. Foi atleta (campeão brasileiro de 400ms rasos e gerente de marketing de uma multinacional britânica). Fez 6 anos de teatro amador em São Paulo no Esporte Clube Pinheiros e iniciou sua carreira profissional no teatro, em 1990 em “VEM BUSCAR-ME QUE AINDA SOU TEU”, de C. A. Soffredini, direção de Gabriel Villela, espetáculo que lhe rendeu o Prêmio APETESP de Revelação. A partir de então, alternou trabalhos em TV, teatro e cinema.
Em teatro, destacam-se “ESTADO DE SÍTIO”, de Camus, “BOCA DE OURO”, como Leleco, ao lado de Malvino Salvador, “MACBETH” onde interpretou Lady Macbeth ao lado de Marcello Antony, “ADIVINHE QUEM VEM PARA REZAR”, onde contracenou com PAULO AUTRAN; “PÓLVORA E POESIA” com Leopoldo Pacheco, “FELIZ ANO VELHO”, com Paulo Betti, de Alcides Nogueira; “PÉROLA”, com Vera Holtz, de Mauro Rasi, “ANDAIME”, de Sergio Roveri, “AMIGAS PERO NO MUCHO”, direção de José Possi Neto, “MARY STUART”, de Schiller, ao lado de Renata Sorrah e “CALÍGULA”, de A. Camus, com Thiago Lacerda. Foi dirigido por importantes diretores brasileiros: Gabriel Villela, Marcio Aurélio, Enrique Diaz, Elias Andreato, Mauro Rasi, José Possi Neto, Fernando Guerreiro e Elias Andreato.
Na TV, gravou recentemente “CONFISSÕES MÉDICAS”, no Discovery e a novela “I LOVE PARAISOPOLIS”. Também fez “REI DAVI”, “CIRANDA DE PEDRA”, “AMERICA”, a minissérie “UM SÓ CORAÇÃO”, “SEUS OLHOS”, “FERA FERIDA”, “AS PUPILAS DO SR. REITOR”, “DEUS NOS ACUDA”, “O AMOR ESTÁ NO AR”, entre outras.

No cinema, fez “UM BROTO LEGAL”, longa sobre a vida da cantora Celly Campello.
Estreou como produtor teatral de espetáculos em “UMA COISA MUITO LOUCA”, de Flávio de Souza. Em 2001, produziu e atuou em “PÓLVORA E POESIA”, de Alcides Nogueira, espetáculo vencedor de 3 Prêmios Shell, com o apoio do Prêmio Flávio Rangel da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2002/2003, produziu e atuou em “A PONTE E A ÁGUA DE PISCINA”, com a atriz Walderez de Barros. Em 2005, produziu “LEONCE E LENA”, de G. Buchner e “ESPERANDO GODOT”, de Beckett, ambas com direção de Gabriel Villela. Em 2005/2006, atuou e produziu “ADIVINHE QUEM VEM PARA REZAR”, com Paulo Autran, direção de Elias Andreato. Em 2007/8, produziu e atuou em “ANDAIME”, com Cássio Scapin. Em 2008, produziu POR UM FIO, de Drauzio Varella, com Regina Braga e Rodolfo Vaz. Em 2008/09/10 atuou e produziu “CALÍGULA”, com Thiago Lacerda e VESTIDO DE NOIVA, com Leandra Leal e Marcello Antony. Em 2011, produziu “CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA”, de Dib Carneiro Neto, ESPETÁCULO VENCEDOR DO PRÊMIO CONTIGO DE MELHOR DRAMA baseado no livro de Lucio Cardoso, com Xuxa Lopes e “MOZART APAGA A LUZ”, infantil de Christine Rohrig sobre a vida do compositor austríaco e ainda HÉCUBA, de Eurípides, com a atriz Walderez de Barros. Em 2012 produziu “MACBETH” onde atuou ao lado de Marcello Antony. Em 2013, “HAMLET”, com Thiago Lacerda. Em 2014, “UM RÉQUIEM PARA ANTONIO”, com Elias Andreato, sobre a rivalidade dos compositores Mozart e Salieri. Suas últimas produções foram “RAINHAS DO ORINOCO”, com Walderez de Barros e “PEER GYNT” que reinaugurou em setembro de 2016 o Teatro Popular do SESI. Em 2017/2018, produziu e atuou em BOCA DE OURO, de Nelson Rodrigues, com Malvino Salvador. Em 2018/19 atuou e produziu ESTADO DE SÍTIO, de Albert Camus, sob a direção de Gabriel Villela.

EQUIPE DE PROFESSORES COORDENADORES DO SEMINÁRIO:

DEOLINDA VILHENA – Jornalista, produtora, pesquisadora e professora universitária. Doutora em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Professora permanente do PPGAC e do Departamento de Técnicas da Escola de Teatro da UFBA. Pesquisadora na área de produção, administração e gestão teatral, festivais, formação e qualificação dos profissionais na área da cultura e educação artística.

GIL VICENTE TAVARES - Diretor artístico do Teatro NU, é doutor em artes cênicas e professor da Escola de Teatro da UFBA. Seus trabalhos como diretor, dramaturgo e compositor têm recebido reconhecimento local, nacional e internacional, através de festivais, prêmios, eventos e publicações.

SÉRGIO SOBREIRA - Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA), é Professor da Facom (UFBA) no campo de gestão, produção e economia da cultura. Antes da docência, foi produtor e gestor cultural por cerca de 20 anos. Tem grupo de estudos e pesquisas sobre práticas e hábitos de consumo de cultura.



--
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS