TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Encontros de caracterização na quarentena com Gabriel Villela - UNI- Rio - Prof(a) Mona Magalhães
Publicado em 03/09/2020, 22:00
49
Facebook Share Button
Na última segunda-feira, 31 de agosto, a prof(a). Mona Magalhães guiou um proveitoso encontro entre o diretor de teatro Gabriel Villela e alunos da UNI/Rio e convidados. Participaram também artistas renomados que trabalharam com o diretor, como Lydia del Picchia (atriz do Grupo Galpão e assistente de direção de Auto da Compadecida no espetáculo do Grupo Maria Cutia), Cesar Baptista (assistente de direção por diversos anos), Vivien Buckup (preparadora corporal e assistente de direção em diversas montagens) e Douglas Novais (Os Geraldos).
Ouvir Villela falar de sua trajetória é sempre um mergulho na cultura popular e no circo. Com a ajuda de seus amigos e parceiros, fez uma análise profunda sobre o seu processo de criação e a riqueza da nossa cultura popular que o inspira, especialmente a mineira (e também a nordestina – através de observações pontuadas pelo ator e diretor potiguar Rosinaldo Luna).
Gabriel tem uma forma peculiar de nos trazer a riqueza das Minas Gerais através da alma dos personagens, na cor e textura de todos os elementos presentes no palco.
O barro é um dos elementos usados nos seus figurinos que promovem a conexão da sua arte com a terra de Minas, com a sua origem do interior, numa alusão a sua cidade, que fica à beira da represa de Furnas. A força da terra, a magia da arte mineira que com a tragédia de Mariana ganhou contornos trágicos.
O barro contornando os corpos dos atores de Morte e Vida Severina, que Villela dirigiu em Minas, e levou os atores para Furnas e lá começou o processo de criações do espetáculo, com certeza é um momento especial da sua ligação com a pigmentação vinda da terra, com as dores e alegrias de um povo.
O diretor falou sobre o barro presente no figurino de Romeu e Julieta e, no decorrer da conversa, falou sobre o encontro com o Grupo Galpão, citando que ele aconteceu em uma época em que sentiu a necessidade de voltar para as suas raízes de Minas - de trabalhar com um grupo de teatro.
Gabriel é reconhecido no meio artístico por ter um imaginai que ganha vida através de sua sensibilidade para o belo.
Seja em seu ateliê de criação em São Paulo ou em suas viagens para dirigir diversos grupos de teatro como o natalense Clowns de Shakespeare, os mineiros Galpão e Maria Cutia, Os Geraldos de Campinas, dentre outros, o diretor sempre mostrou que estar com tudo pronto, de forma primorosa, dias antes da estreia, é essencial para a qualidade de um trabalho.
Seu processo de criação é vestir os atores com os figurinos já no primeiro dia de ensaios e a partir daí criar as cenas com os personagens. O figurino é uma segunda pele do ator delimitando o seu deslocamento no palco e os seus gestos. Como os espetáculos dirigidos por Gabriel não possuem um tom naturalista, o corpo do ator sai da sua função cotidiana para ganhar ares de magia.
Além do figurino, vale dizer, a música também é elemento essencial para traduzir o universo da fábula apresentada ao público.
Um exemplo desse princípio de criação é a personagem Lady Macbeth, interpretada por Claudio Fontana. O seu andar começou a ganhar forma a partir de um manto, do seu peso e da sua movimentação no corpo do ator.
Além de detalhar a concepção dos figurinos, Villela expressou o quanto valoriza o uso das máscaras, como no caso de Estado de Sítio, que nos levam para a liturgia do grotesco. Nela, os objetos perdem a sua função habitual e ganham outro significado. O grotesco ganha ares delicados num caminho em que a beleza emana mesmo na sisudez. ¨A arte percorre o caminho da beleza”, defende Villela.
Escrever com exatidão tudo o que foi dito não é possível porque Gabriel foi tecendo o seu pensamento a partir de questionamentos e comentários que o fizeram contar com muita profundidade detalhes de um teatro que cativa pela magia.
O diretor pontuou a sua insatisfação com a nossa atual situação política e a falta de respeito para com a cultura. O privilégio de participar de um encontro com estudantes e profissionais das artes é enorme, pois Villela, ao falar da sua experiência de vida e de sua visão da arte, nos faz acreditar que o teatro tem o poder de transformação.
A ideia foi pontuar algumas falas. O seu jeito de contar os causos da sua carreira é muito terno e cativante! Mesmo anotando tudo o que foi exposto, é impossível mostrar ao leitor a preciosidade que é ouvir esse artista! Gabriel Villela nos dá a esperança de um mundo melhor através da delicadeza.
Ele nunca constituiu um grupo de teatro com nome e firma reconhecida, mas além de já ter dirigido grupos excelentes, construiu ao longo do tempo, em 31 anos de carreira profissional, parcerias primorosas com artistas que são essenciais para a garantia da qualidade dos seus espetáculos.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS