TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Live com o cenóvrafo e figurinista Márcio Vinicius
Publicado em 23/07/2020, 22:00
79
Facebook Share Button
COSTURANDO O FIGURINO
Com Márcio Vinicius, cenógrafo e figurinista, amigo e artista de muito talento.
Integra a programação do IV Festival Nacional de Teatro de Teatro de Passos/MG.
Para assistir a live do Márcio:
https://m.youtube.com/watch?v=BmyH6Qfhzr8

Para ver a programação completa:
https://www.festivalteatropassos.com/

Mais um profissional que conheci através de Gabriel Villela e Claudio Fontana e que realiza trabalhos incríveis.
No decorrer da live ele fala sobre Gabriel.
Ver o trabalho do Gabriel foi "um orgasmo. Um Prazer". Esse é o teatro que eu quero, com estética cenários e figurinos preciosos e atores incríveis", diz

Márcio começou a live homenageando os teatreiros que estão lutando para que a arte tenha sempre luz, ainda mais nesses tempos sombrios. Fez uma homenagem aos figurinistas e em especial à máquina de costura - a sua paixão.

"Figurino é a pele do ator que não pode aparecer mais do que o intérprete".
"Teatro é uma consagração"
Márcio Vinicius

O artista falou sobre a sua trajetória, influências e modo de criação.
Uma conversa para quem ama e faz teatro.
Em Manaus:
Contou que começou a fazer teatro no interior, mas que em Manaus conseguiu se dedicar livremente à arte.
A maior referência de sua permanência na cidade foi Chico Cardoso, amazonense que hoje cria para o boi Garantido.
Foram 10 anos de aprendizado, inclusive com experiência de criação para o boi Caprichoso, que muito o enriqueceu no seu ofício no teatro.

São Paulo:
Em 2000 chegou em São Paulo para fazer o curso de cenografia no espaço do José Carlos Serroni, o seu primeiro grande mestre da criação de cenário e figurino na capital paulista.
Só pensava em ser assistente de grandes artistas, mas foi o início de parcerias e realizações solos, primando sempre por um trabalho artesanal. Um artista sensível e talentoso que conquistou merecidamente o reconhecimento.

Encontro com Gabriel -mais um mestre essencial na sua carreira.
Foi assistir a Ópera do Malandro, direção do Gabriel, no TBC, que assinou os figurinos com Leopoldo Pacheco, (cenário do Serroni) e ficou encantado com o que presenciou. Até então ele não conhecia o trabalho de Villela "Um orgasmo. Um Prazer. "Esse é o teatro que eu quero, com estética cenários e figurinos preciosos e atores incríveis", diz Marcio sobre o diretor, cenógrafo e figurinista mineiro.
A parceria com Gabriel teve início em 2003, com o Auto da Liberdade em Mossoró, criações de cenários e adereços.
"Com Gabriel descobri uma estética e comecei a ter maior liberdade para criar e descobrir linguagens", conta.
"É um frisson a troca com Gabriel", elogia.
Depois surgiram oportunidades para trabalhos solos e a parceria com Gabriel teve como resultado trabalhos memoráveis - Auto da Liberdade, já citado, Fausto Zero com viagem a Praga, Crônica da Casa Assassinada, Hécuba, Macbeth, Um Réquiem Para Antonio, A Tempestade, os últimos cinco espetáculos com produção de Claudio Fontana.
Vale dizer que foi na época de Fausto que Marcio comprou os seus primeiros livros sobre cenografia, em Praga - antes criava somente através de experimentações.
De maneira interessante e com algumas imagens, Marcio explorou nuances das suas criações e disse que gosta de colocar "a mão na massa" junto com as costureiras:
"Ao colocar a mão no figurino, coloco coloco a mão também na minha história", destacou.
Também citou a importância do trabalho conjunto entre direção e toda a equipe de criação. A luz ele considera como elemento essencial para dar visibilidade ao figurino. Um ator experimentar o seu figurino é essencial para a garantia da qualidade e para ajustes necessários.
Márcio fez respondeu perguntas sobre o trabalho de figurinista e fez questão de frisar a importância do estudo, sobretudo da cultura popular, e também da mitologia, da costura..." é preciso estar atento a tudo". OBSERVAR SEMPRE E PERGUNTAR.
Apaixonado por moda, indicou pesquisas sobre Dior e Mestre Molina.

"QUEM FAZ ARTE SE INSPIRA NO MUNDO"

No final da live disse que um momento especial, na quarentena, dentro da sua profissão, foi ter vestido os atores/cantores que alegraram um pouco os pacientes do Hospital Emílio Ribas.

"A arte alcança tudo. Isso vai passar, mas se a gente fizer arte, tudo vai voltar mais rápido".
Márcio Vinicius

Aguns trabalhos, além dos já citados com o Gabriel:
Maria Peregrina, direção Maurílio Romão em Passos/MG.
A Valsa de Lili e Lampião e Lancelot, direção Debora Dubois.
Doroteia direção Miló Martins;
Divinas Palavras dos Satyros, direção Rodolfo García Vázquez.
Era uma vez um rio, direção Lavínia Pannunzio, entre muitos outros.
Também citou Telumi Helen e Namatame como profissionais que admira.
DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS